Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6705 |
Resumo: | São notórias as queixas de professores brasileiros relacionadas aos comportamentos dos alunos. Diante disso, realizou-se intervenção cujo objetivo foi discutir, em grupo, temas de interesse de jovens e possibilitar um espaço de escuta psicopedagógica. Ela foi realizada em uma escola pública de ensino médio, com 30 estudantes de ambos os sexos, nível socioeconômico D e idade entre 15 e 17 anos. Foram abordados os temas ética, sexualidade, universidade, família e bullying. Os resultados evidenciaram: 1) os participantes passaram a refletir sobre o modelo familiar idealizado e o efetivamente vivido; 2) teceram críticas aos docentes por causa do desinteresse de tais profissionais pelo processo educativo; 3) passaram a desejar o ingresso na universidade; 4) elucidaram assuntos atinentes à sexualidade; e 5) deixaram de considerar o bullying um conjunto de brincadeiras inocentes. Concluiu-se, assim, que a Psicopedagogia ético-construtivista possibilita aos escolares a reflexão acerca de assuntos relacionados à própria vida. |
id |
PUC_MG-3_e2612d011048580d69c7b3c42f9cd176 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6705 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivistaAdolescentesEnsino MédioPsicologia ÉticaPsicologia EscolarPsicopedagogia Ético-ConstrutivistaEnsino MédioSão notórias as queixas de professores brasileiros relacionadas aos comportamentos dos alunos. Diante disso, realizou-se intervenção cujo objetivo foi discutir, em grupo, temas de interesse de jovens e possibilitar um espaço de escuta psicopedagógica. Ela foi realizada em uma escola pública de ensino médio, com 30 estudantes de ambos os sexos, nível socioeconômico D e idade entre 15 e 17 anos. Foram abordados os temas ética, sexualidade, universidade, família e bullying. Os resultados evidenciaram: 1) os participantes passaram a refletir sobre o modelo familiar idealizado e o efetivamente vivido; 2) teceram críticas aos docentes por causa do desinteresse de tais profissionais pelo processo educativo; 3) passaram a desejar o ingresso na universidade; 4) elucidaram assuntos atinentes à sexualidade; e 5) deixaram de considerar o bullying um conjunto de brincadeiras inocentes. Concluiu-se, assim, que a Psicopedagogia ético-construtivista possibilita aos escolares a reflexão acerca de assuntos relacionados à própria vida.Editora PUC Minas2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIntervenção psicopedagógicaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/670510.5752/P.1678-9563.2017v23n1p42-65Psicologia em Revista; v. 23 n. 1 (2017): Psicologia em Revista + Dossiê - Psicossociologia do Trabalho; 42-651678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6705/12632https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nelson PedroPrado, Camila MendesMoreno, Camila Rippi2019-09-16T03:16:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6705Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:16:38Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista |
title |
Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista |
spellingShingle |
Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista Silva, Nelson Pedro Adolescentes Ensino Médio Psicologia Ética Psicologia Escolar Psicopedagogia Ético-Construtivista Ensino Médio |
title_short |
Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista |
title_full |
Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista |
title_fullStr |
Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista |
title_full_unstemmed |
Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista |
title_sort |
Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista |
author |
Silva, Nelson Pedro |
author_facet |
Silva, Nelson Pedro Prado, Camila Mendes Moreno, Camila Rippi |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Camila Mendes Moreno, Camila Rippi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nelson Pedro Prado, Camila Mendes Moreno, Camila Rippi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes Ensino Médio Psicologia Ética Psicologia Escolar Psicopedagogia Ético-Construtivista Ensino Médio |
topic |
Adolescentes Ensino Médio Psicologia Ética Psicologia Escolar Psicopedagogia Ético-Construtivista Ensino Médio |
description |
São notórias as queixas de professores brasileiros relacionadas aos comportamentos dos alunos. Diante disso, realizou-se intervenção cujo objetivo foi discutir, em grupo, temas de interesse de jovens e possibilitar um espaço de escuta psicopedagógica. Ela foi realizada em uma escola pública de ensino médio, com 30 estudantes de ambos os sexos, nível socioeconômico D e idade entre 15 e 17 anos. Foram abordados os temas ética, sexualidade, universidade, família e bullying. Os resultados evidenciaram: 1) os participantes passaram a refletir sobre o modelo familiar idealizado e o efetivamente vivido; 2) teceram críticas aos docentes por causa do desinteresse de tais profissionais pelo processo educativo; 3) passaram a desejar o ingresso na universidade; 4) elucidaram assuntos atinentes à sexualidade; e 5) deixaram de considerar o bullying um conjunto de brincadeiras inocentes. Concluiu-se, assim, que a Psicopedagogia ético-construtivista possibilita aos escolares a reflexão acerca de assuntos relacionados à própria vida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Intervenção psicopedagógica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6705 10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p42-65 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6705 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p42-65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6705/12632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 23 n. 1 (2017): Psicologia em Revista + Dossiê - Psicossociologia do Trabalho; 42-65 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272747495424 |