Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nelson Pedro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Prado, Camila Mendes, Moreno, Camila Rippi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6705
Resumo: São notórias as queixas de professores brasileiros relacionadas aos comportamentos dos alunos. Diante disso, realizou-se intervenção cujo objetivo foi discutir, em grupo, temas de interesse de jovens e possibilitar um espaço de escuta psicopedagógica. Ela foi realizada em uma escola pública de ensino médio, com 30 estudantes de ambos os sexos, nível socioeconômico D e idade entre 15 e 17 anos. Foram abordados os temas ética, sexualidade, universidade, família e bullying. Os resultados evidenciaram: 1) os participantes passaram a refletir sobre o modelo familiar idealizado e o efetivamente vivido; 2) teceram críticas aos docentes por causa do desinteresse de tais profissionais pelo processo educativo; 3) passaram a desejar o ingresso na universidade; 4) elucidaram assuntos atinentes à sexualidade; e 5) deixaram de considerar o bullying um conjunto de brincadeiras inocentes. Concluiu-se, assim, que a Psicopedagogia ético-construtivista possibilita aos escolares a reflexão acerca de assuntos relacionados à própria vida.
id PUC_MG-3_e2612d011048580d69c7b3c42f9cd176
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6705
network_acronym_str PUC_MG-3
network_name_str Psicologia em Revista (Online)
repository_id_str
spelling Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivistaAdolescentesEnsino MédioPsicologia ÉticaPsicologia EscolarPsicopedagogia Ético-ConstrutivistaEnsino MédioSão notórias as queixas de professores brasileiros relacionadas aos comportamentos dos alunos. Diante disso, realizou-se intervenção cujo objetivo foi discutir, em grupo, temas de interesse de jovens e possibilitar um espaço de escuta psicopedagógica. Ela foi realizada em uma escola pública de ensino médio, com 30 estudantes de ambos os sexos, nível socioeconômico D e idade entre 15 e 17 anos. Foram abordados os temas ética, sexualidade, universidade, família e bullying. Os resultados evidenciaram: 1) os participantes passaram a refletir sobre o modelo familiar idealizado e o efetivamente vivido; 2) teceram críticas aos docentes por causa do desinteresse de tais profissionais pelo processo educativo; 3) passaram a desejar o ingresso na universidade; 4) elucidaram assuntos atinentes à sexualidade; e 5) deixaram de considerar o bullying um conjunto de brincadeiras inocentes. Concluiu-se, assim, que a Psicopedagogia ético-construtivista possibilita aos escolares a reflexão acerca de assuntos relacionados à própria vida.Editora PUC Minas2017-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIntervenção psicopedagógicaapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/670510.5752/P.1678-9563.2017v23n1p42-65Psicologia em Revista; v. 23 n. 1 (2017): Psicologia em Revista + Dossiê - Psicossociologia do Trabalho; 42-651678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6705/12632https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nelson PedroPrado, Camila MendesMoreno, Camila Rippi2019-09-16T03:16:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6705Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2019-09-16T03:16:38Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista
title Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista
spellingShingle Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista
Silva, Nelson Pedro
Adolescentes
Ensino Médio
Psicologia Ética
Psicologia Escolar
Psicopedagogia Ético-Construtivista
Ensino Médio
title_short Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista
title_full Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista
title_fullStr Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista
title_full_unstemmed Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista
title_sort Intervenção com adolescentes à luz da psicopedagogia ético-construtivista
author Silva, Nelson Pedro
author_facet Silva, Nelson Pedro
Prado, Camila Mendes
Moreno, Camila Rippi
author_role author
author2 Prado, Camila Mendes
Moreno, Camila Rippi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nelson Pedro
Prado, Camila Mendes
Moreno, Camila Rippi
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Ensino Médio
Psicologia Ética
Psicologia Escolar
Psicopedagogia Ético-Construtivista
Ensino Médio
topic Adolescentes
Ensino Médio
Psicologia Ética
Psicologia Escolar
Psicopedagogia Ético-Construtivista
Ensino Médio
description São notórias as queixas de professores brasileiros relacionadas aos comportamentos dos alunos. Diante disso, realizou-se intervenção cujo objetivo foi discutir, em grupo, temas de interesse de jovens e possibilitar um espaço de escuta psicopedagógica. Ela foi realizada em uma escola pública de ensino médio, com 30 estudantes de ambos os sexos, nível socioeconômico D e idade entre 15 e 17 anos. Foram abordados os temas ética, sexualidade, universidade, família e bullying. Os resultados evidenciaram: 1) os participantes passaram a refletir sobre o modelo familiar idealizado e o efetivamente vivido; 2) teceram críticas aos docentes por causa do desinteresse de tais profissionais pelo processo educativo; 3) passaram a desejar o ingresso na universidade; 4) elucidaram assuntos atinentes à sexualidade; e 5) deixaram de considerar o bullying um conjunto de brincadeiras inocentes. Concluiu-se, assim, que a Psicopedagogia ético-construtivista possibilita aos escolares a reflexão acerca de assuntos relacionados à própria vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Intervenção psicopedagógica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6705
10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p42-65
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6705
identifier_str_mv 10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p42-65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6705/12632
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia em Revista; v. 23 n. 1 (2017): Psicologia em Revista + Dossiê - Psicossociologia do Trabalho; 42-65
1678-9563
1677-1168
reponame:Psicologia em Revista (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC MINAS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC MINAS
institution PUC MINAS
reponame_str Psicologia em Revista (Online)
collection Psicologia em Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv psirevista@pucminas.br
_version_ 1797688272747495424