Proposta de intervenção no ensino médio para a construção do projeto vital de adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49742 |
Resumo: | A instituição escolar é um espaço privilegiado para se trabalhar assuntos que vão além da sala de aula, tais como o autoconhecimento, tomada de decisão, visão de crítica de mundo. A partir disso este estudo tem por objetivo apresentar um programa de intervenção para adolescentes do Ensino Médio. A revisão bibliográfica fundamentou a elaboração do programa, o qual está previsto para ocorrer ao longo dos três anos do Ensino Médio. Cada ano prevê abordar um módulo distinto, sendo o primeiro ano o comportamento exploratório, o segundo o autoconhecimento e por fim o projeto de vida e a escolha profissional. Para cada etapa apresenta-se os objetivos e diretrizes da estratégia, além da proposta geral de avaliação do programa. |
id |
UFRGS-2_ee1d2197cbd827fa481f1dfded791481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49742 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Howes, GabriellaParadiso, Ângela Carina2012-06-23T01:32:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/49742000829589A instituição escolar é um espaço privilegiado para se trabalhar assuntos que vão além da sala de aula, tais como o autoconhecimento, tomada de decisão, visão de crítica de mundo. A partir disso este estudo tem por objetivo apresentar um programa de intervenção para adolescentes do Ensino Médio. A revisão bibliográfica fundamentou a elaboração do programa, o qual está previsto para ocorrer ao longo dos três anos do Ensino Médio. Cada ano prevê abordar um módulo distinto, sendo o primeiro ano o comportamento exploratório, o segundo o autoconhecimento e por fim o projeto de vida e a escolha profissional. Para cada etapa apresenta-se os objetivos e diretrizes da estratégia, além da proposta geral de avaliação do programa.application/pdfporPsicologia escolarEnsino médioAdolescenteProposta de intervenção no ensino médio para a construção do projeto vital de adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000829589.pdf000829589.pdfTexto completoapplication/pdf171822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49742/1/000829589.pdf733ac50ce8da255438e9f538912b07c5MD51TEXT000829589.pdf.txt000829589.pdf.txtExtracted Texttext/plain45666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49742/2/000829589.pdf.txt50a318f3f26bb5e1d650df1223bb8339MD52THUMBNAIL000829589.pdf.jpg000829589.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49742/3/000829589.pdf.jpg24eb2435ee76e6be30dcf0914e8e940dMD5310183/497422018-10-09 09:27:28.564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:27:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de intervenção no ensino médio para a construção do projeto vital de adolescentes |
title |
Proposta de intervenção no ensino médio para a construção do projeto vital de adolescentes |
spellingShingle |
Proposta de intervenção no ensino médio para a construção do projeto vital de adolescentes Howes, Gabriella Psicologia escolar Ensino médio Adolescente |
title_short |
Proposta de intervenção no ensino médio para a construção do projeto vital de adolescentes |
title_full |
Proposta de intervenção no ensino médio para a construção do projeto vital de adolescentes |
title_fullStr |
Proposta de intervenção no ensino médio para a construção do projeto vital de adolescentes |
title_full_unstemmed |
Proposta de intervenção no ensino médio para a construção do projeto vital de adolescentes |
title_sort |
Proposta de intervenção no ensino médio para a construção do projeto vital de adolescentes |
author |
Howes, Gabriella |
author_facet |
Howes, Gabriella |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Howes, Gabriella |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paradiso, Ângela Carina |
contributor_str_mv |
Paradiso, Ângela Carina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Ensino médio Adolescente |
topic |
Psicologia escolar Ensino médio Adolescente |
description |
A instituição escolar é um espaço privilegiado para se trabalhar assuntos que vão além da sala de aula, tais como o autoconhecimento, tomada de decisão, visão de crítica de mundo. A partir disso este estudo tem por objetivo apresentar um programa de intervenção para adolescentes do Ensino Médio. A revisão bibliográfica fundamentou a elaboração do programa, o qual está previsto para ocorrer ao longo dos três anos do Ensino Médio. Cada ano prevê abordar um módulo distinto, sendo o primeiro ano o comportamento exploratório, o segundo o autoconhecimento e por fim o projeto de vida e a escolha profissional. Para cada etapa apresenta-se os objetivos e diretrizes da estratégia, além da proposta geral de avaliação do programa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-06-23T01:32:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/49742 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000829589 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/49742 |
identifier_str_mv |
000829589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49742/1/000829589.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49742/2/000829589.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49742/3/000829589.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
733ac50ce8da255438e9f538912b07c5 50a318f3f26bb5e1d650df1223bb8339 24eb2435ee76e6be30dcf0914e8e940d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486750723571712 |