O projeto de desconstrução do cristianismo de Jean-Luc Nancy
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p518 |
Resumo: | Pretendemos percorrer, com Jean-Luc Nancy, os principais momentos do processo de construção e desconstrução do cristianismo e do Ocidente, até o seu estado presente, consequência da “morte de Deus” como própria destinação do cristianismo. A desconstrução do cristianismo e, pela mesma ocasião, do Ocidente que se identifica com ele, objetiva reduzi-lo à essência do seu fenômeno. Trata-se do “desenclausuramento” ou da “declosão” recíproca das heranças da religião e da filosofia. Ao longo da história, por um movimento virtualmente infinito, a fé cristã se descobre remetendo a um momento anterior a ela mesma, momento que ela constantemente renova e clareia. Uma das principais tarefas é a desconstrução do monoteísmo. Com a figura de Cristo, a renúncia ao poder divino e à sua presença torna-se o próprio ato de Deus. A ausência ou o vazio-de-divindade é sua verdade mais profunda. Mostraremos, também, algumas implicações éticas e políticas do processo. Concluiremos com algumas reflexões críticas a respeito do método adotado pelo autor e dos principais resultados do percurso. |
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O projeto de desconstrução do cristianismo de Jean-Luc NancyThe project of Deconstruction of Christianity by Jean-Luc NancyJean-Luc NancydeconstructionChristianitymonotheismmeaningJean-Luc NancydesconstruçãocristianismomonoteísmosentidoFilosofia da religiãoPretendemos percorrer, com Jean-Luc Nancy, os principais momentos do processo de construção e desconstrução do cristianismo e do Ocidente, até o seu estado presente, consequência da “morte de Deus” como própria destinação do cristianismo. A desconstrução do cristianismo e, pela mesma ocasião, do Ocidente que se identifica com ele, objetiva reduzi-lo à essência do seu fenômeno. Trata-se do “desenclausuramento” ou da “declosão” recíproca das heranças da religião e da filosofia. Ao longo da história, por um movimento virtualmente infinito, a fé cristã se descobre remetendo a um momento anterior a ela mesma, momento que ela constantemente renova e clareia. Uma das principais tarefas é a desconstrução do monoteísmo. Com a figura de Cristo, a renúncia ao poder divino e à sua presença torna-se o próprio ato de Deus. A ausência ou o vazio-de-divindade é sua verdade mais profunda. Mostraremos, também, algumas implicações éticas e políticas do processo. Concluiremos com algumas reflexões críticas a respeito do método adotado pelo autor e dos principais resultados do percurso. We intend to survey, with Jean-Luc Nancy, the key moments of the process of construction and deconstruction of Christianity and the West, until its present state as a result of the "death of God" as own destiny of Christianity. The deconstruction of Christianity and, at the same time, the West who identifies with it, aims to reduce it to the essence of its phenomenon. This is the reciprocal “unclosion” or opening of the inheritances of religion and philosophy. Throughout history, by a virtually infinite movement, the Christian faith find out itself referring to an earlier time to itself, that it constantly renews and brightens. One of the main tasks is the deconstruction of monotheism. With the figure of Christ, the waiving of divine power and its presence becomes the very act of God. The absence or the empty-of-divinity is its deepest truth. We will show too some political and ethical implications of the process. We conclude with some thoughts about criticism of the method adopted by the author and the main results of the survey. Editora PUC Minas2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p51810.5752/P.2175-5841.2016v14n42p518HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; Vol. 14, No. 42, Abr./Jun. 2016 - Dossiê: Narrativas Sagradas e Linguagens Religiosas; 518-542HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; Vol. 14, No. 42, Abr./Jun. 2016 - Dossiê: Narrativas Sagradas e Linguagens Religiosas; 518-5422175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p518/9590http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p518/15639Copyright (c) 2016 HORIZONTEhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessHiguet, Etienne Alfred Alfred2016-10-10T18:12:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11292Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2016-10-10T18:12:12Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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Pretendemos percorrer, com Jean-Luc Nancy, os principais momentos do processo de construção e desconstrução do cristianismo e do Ocidente, até o seu estado presente, consequência da “morte de Deus” como própria destinação do cristianismo. A desconstrução do cristianismo e, pela mesma ocasião, do Ocidente que se identifica com ele, objetiva reduzi-lo à essência do seu fenômeno. Trata-se do “desenclausuramento” ou da “declosão” recíproca das heranças da religião e da filosofia. Ao longo da história, por um movimento virtualmente infinito, a fé cristã se descobre remetendo a um momento anterior a ela mesma, momento que ela constantemente renova e clareia. Uma das principais tarefas é a desconstrução do monoteísmo. Com a figura de Cristo, a renúncia ao poder divino e à sua presença torna-se o próprio ato de Deus. A ausência ou o vazio-de-divindade é sua verdade mais profunda. Mostraremos, também, algumas implicações éticas e políticas do processo. Concluiremos com algumas reflexões críticas a respeito do método adotado pelo autor e dos principais resultados do percurso. |
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