Relações entre aspectos fonéticos-fonológicos e escolaridade na acurácia ortográfica de consoantes nasais no Ciclo de Alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Suellen
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Chacon, Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30118
Resumo: We analyzed 7,190 record possibilities for nasal consonants in order to investigate if orthographic acquisition of these consonants would be influenced by aspects of syllable structure for language and school seriation in text production of first- to third-grade children in elementary school. We are based on the hierarchic model of syllable and on educational parameters that guide the school cycle. Results indicate that (1) effect of syllable position over orthographic accuracy, higher in single syllable attack than in single syllable coda, and (2) effect of the school year only in the position of single syllable coda, especially in final position, 1st grade with lower performance than 2nd and 3rd grades. Although there were anchoring in phonetic and phonologic aspects of language, the orthography of nasal consonants had also anchoring in orthographic aspects of the same class, which indicates a non-direct relationship between speech and writing regarding orthographic acquisition.
id PUC_MINS-6_148e094f052007dc7b01f1eede6854f7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30118
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling Relações entre aspectos fonéticos-fonológicos e escolaridade na acurácia ortográfica de consoantes nasais no Ciclo de AlfabetizaçãoConsoantes nasaisOrtografiaAlfabetizaçãoWe analyzed 7,190 record possibilities for nasal consonants in order to investigate if orthographic acquisition of these consonants would be influenced by aspects of syllable structure for language and school seriation in text production of first- to third-grade children in elementary school. We are based on the hierarchic model of syllable and on educational parameters that guide the school cycle. Results indicate that (1) effect of syllable position over orthographic accuracy, higher in single syllable attack than in single syllable coda, and (2) effect of the school year only in the position of single syllable coda, especially in final position, 1st grade with lower performance than 2nd and 3rd grades. Although there were anchoring in phonetic and phonologic aspects of language, the orthography of nasal consonants had also anchoring in orthographic aspects of the same class, which indicates a non-direct relationship between speech and writing regarding orthographic acquisition.Para investigarmos se a aquisição da ortografia de consoantes nasais sofreria influência de aspectos da estrutura silábica da língua e da seriação escolar, em produções textuais de crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, analisamos 7.190 possibilidades de registro dessas consoantes. Embasamo-nos no modelo hierárquico da sílaba e em parâmetros educacionais que regem esse Ciclo. Os resultados mostraram: (1) efeito da posição silábica sobre a acurácia ortográfica – maior em ataque silábico simples do que em coda silábica simples; e (2) efeito do ano escolar apenas na posição de coda silábica simples, especificamente em posição final – 1º ano com desempenho inferior comparado ao dos 2º e 3º anos. Embora apresentasse ancoragem em aspectos fonético-fonológicos da língua, a ortografia das consoantes nasais apresentou também ancoragem em aspectos ortográficos da própria classe, fato que aponta para uma relação não direta entre fala e escrita no que se refere à aquisição ortográfica.PUC Minas2023-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/3011810.5752/P.2358-3428.2023v27n59p181-208Scripta; Vol 27 No 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 181-208Scripta; V. 27 N. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 181-208Scripta; v. 27 n. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 181-2082358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30118/20874Copyright (c) 2023 Editora PUC Minashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVaz, SuellenChacon, Lourenço2023-08-01T13:52:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30118Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2023-08-01T13:52:39Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre aspectos fonéticos-fonológicos e escolaridade na acurácia ortográfica de consoantes nasais no Ciclo de Alfabetização
title Relações entre aspectos fonéticos-fonológicos e escolaridade na acurácia ortográfica de consoantes nasais no Ciclo de Alfabetização
spellingShingle Relações entre aspectos fonéticos-fonológicos e escolaridade na acurácia ortográfica de consoantes nasais no Ciclo de Alfabetização
Vaz, Suellen
Consoantes nasais
Ortografia
Alfabetização
title_short Relações entre aspectos fonéticos-fonológicos e escolaridade na acurácia ortográfica de consoantes nasais no Ciclo de Alfabetização
title_full Relações entre aspectos fonéticos-fonológicos e escolaridade na acurácia ortográfica de consoantes nasais no Ciclo de Alfabetização
title_fullStr Relações entre aspectos fonéticos-fonológicos e escolaridade na acurácia ortográfica de consoantes nasais no Ciclo de Alfabetização
title_full_unstemmed Relações entre aspectos fonéticos-fonológicos e escolaridade na acurácia ortográfica de consoantes nasais no Ciclo de Alfabetização
title_sort Relações entre aspectos fonéticos-fonológicos e escolaridade na acurácia ortográfica de consoantes nasais no Ciclo de Alfabetização
author Vaz, Suellen
author_facet Vaz, Suellen
Chacon, Lourenço
author_role author
author2 Chacon, Lourenço
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Suellen
Chacon, Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Consoantes nasais
Ortografia
Alfabetização
topic Consoantes nasais
Ortografia
Alfabetização
description We analyzed 7,190 record possibilities for nasal consonants in order to investigate if orthographic acquisition of these consonants would be influenced by aspects of syllable structure for language and school seriation in text production of first- to third-grade children in elementary school. We are based on the hierarchic model of syllable and on educational parameters that guide the school cycle. Results indicate that (1) effect of syllable position over orthographic accuracy, higher in single syllable attack than in single syllable coda, and (2) effect of the school year only in the position of single syllable coda, especially in final position, 1st grade with lower performance than 2nd and 3rd grades. Although there were anchoring in phonetic and phonologic aspects of language, the orthography of nasal consonants had also anchoring in orthographic aspects of the same class, which indicates a non-direct relationship between speech and writing regarding orthographic acquisition.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30118
10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p181-208
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30118
identifier_str_mv 10.5752/P.2358-3428.2023v27n59p181-208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/30118/20874
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Editora PUC Minas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 27 No 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 181-208
Scripta; V. 27 N. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 181-208
Scripta; v. 27 n. 59 (2023): Escrita, leitura e literatura; 181-208
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329526862741504