BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAQUEL GONCALVES SALGADO
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2
Resumo: Compreender identidades e valores construídos pelas crianças, em suas brincadeiras e jogos, a partir das interfaces com os desenhos animados contemporâneos é o principal objetivo deste trabalho. Tomando como eixos de análise a representação da criança como protagonista e herói e a configuração de novas fronteiras entre os mundos infantil e adulto nesses textos midiáticos, pretende-se discutir os modos como crianças e adultos definem e negociam papéis e lugares sociais na cultura contemporânea. A busca por competências, saberes e informações para a inserção em uma cultura lúdica, que se configura em rede e é atravessada por narrativas de diversos suportes midiáticos, apresenta-se como um outro aspecto relevante nas experiências cotidianas da infância contemporânea e, por isso, consiste, também, em um dos focos de análise. Os conceitos de dialogismo e alteridade, de Mikhail Bakhtin, são centrais por permitirem, de um lado, compreender as relações entre a experiência subjetiva e os discursos midiáticos e, de outro, construir uma perspectiva metodológica voltada à construção de conhecimentos e experiências por parte de crianças e adultos no próprio processo de pesquisa.
id PUC_RIO-1_40124b48b03ec3c24deba0a11f4359b9
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:6155
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisBEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONSSER CRIANÇA E HERÓI NO JOGO E NA VIDA: A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA, O BRINCAR E OS DESENHOS ANIMADOS2005-02-23SOLANGE JOBIM E SOUZA80555250725lattes.cnpq.br/1448154911937375SOLANGE JOBIM E SOUZAROSALIA MARIA DUARTESONIA KRAMERLUCIA RABELLO DE CASTROANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA03626124711RAQUEL GONCALVES SALGADOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBRCompreender identidades e valores construídos pelas crianças, em suas brincadeiras e jogos, a partir das interfaces com os desenhos animados contemporâneos é o principal objetivo deste trabalho. Tomando como eixos de análise a representação da criança como protagonista e herói e a configuração de novas fronteiras entre os mundos infantil e adulto nesses textos midiáticos, pretende-se discutir os modos como crianças e adultos definem e negociam papéis e lugares sociais na cultura contemporânea. A busca por competências, saberes e informações para a inserção em uma cultura lúdica, que se configura em rede e é atravessada por narrativas de diversos suportes midiáticos, apresenta-se como um outro aspecto relevante nas experiências cotidianas da infância contemporânea e, por isso, consiste, também, em um dos focos de análise. Os conceitos de dialogismo e alteridade, de Mikhail Bakhtin, são centrais por permitirem, de um lado, compreender as relações entre a experiência subjetiva e os discursos midiáticos e, de outro, construir uma perspectiva metodológica voltada à construção de conhecimentos e experiências por parte de crianças e adultos no próprio processo de pesquisa.To comprehend how children construct values and identities in their play and games, through interfaces with contemporary cartoons, is the main objective of this work. Assuming the representation of child as protagonist and hero and the configuration of new boundaries between childhood and adulthood on these media texts as analysis axis, this research intends to discuss the ways children and adults have been defining and negotiating social roles and places in contemporary culture. The search for competencies, knowledge and information for the entrance in a play culture, which is designed as a network and crossed by narratives from different media, constitutes another relevant aspect in children daily experiences, that is why it is also considered as one of the analysis focus. Dialogism and alterity concepts, defined by Mikhail Bakhtin, are central because they allow, on the one hand, to comprehend the relationship between subjective experience and the media discourses and, on the other hand, to construct a methodological view aimed at the construction of knowledge and experiences by children and adults during the research process.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:43:55Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6155Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv SER CRIANÇA E HERÓI NO JOGO E NA VIDA: A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA, O BRINCAR E OS DESENHOS ANIMADOS
title BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
spellingShingle BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
RAQUEL GONCALVES SALGADO
title_short BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
title_full BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
title_fullStr BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
title_full_unstemmed BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
title_sort BEING CHILD AND HERO IN PLAY AND LIFE: CONTEMPORARY CHILDHOOD, PLAY AND CARTOONS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author RAQUEL GONCALVES SALGADO
author_facet RAQUEL GONCALVES SALGADO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 80555250725
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1448154911937375
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUCIA RABELLO DE CASTRO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03626124711
dc.contributor.author.fl_str_mv RAQUEL GONCALVES SALGADO
contributor_str_mv SOLANGE JOBIM E SOUZA
SOLANGE JOBIM E SOUZA
ROSALIA MARIA DUARTE
SONIA KRAMER
LUCIA RABELLO DE CASTRO
ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA
description Compreender identidades e valores construídos pelas crianças, em suas brincadeiras e jogos, a partir das interfaces com os desenhos animados contemporâneos é o principal objetivo deste trabalho. Tomando como eixos de análise a representação da criança como protagonista e herói e a configuração de novas fronteiras entre os mundos infantil e adulto nesses textos midiáticos, pretende-se discutir os modos como crianças e adultos definem e negociam papéis e lugares sociais na cultura contemporânea. A busca por competências, saberes e informações para a inserção em uma cultura lúdica, que se configura em rede e é atravessada por narrativas de diversos suportes midiáticos, apresenta-se como um outro aspecto relevante nas experiências cotidianas da infância contemporânea e, por isso, consiste, também, em um dos focos de análise. Os conceitos de dialogismo e alteridade, de Mikhail Bakhtin, são centrais por permitirem, de um lado, compreender as relações entre a experiência subjetiva e os discursos midiáticos e, de outro, construir uma perspectiva metodológica voltada à construção de conhecimentos e experiências por parte de crianças e adultos no próprio processo de pesquisa.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324882736742400