Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Heinig, Otilia Lizete de Oliveira Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18396
Resumo: Neste artigo, apresentam-se os instrumentos e procedimentos de pesquisa na investigação de processos e produtos de leitura e escrita, elaborados e aplicados nos estudos de doutorado de autoria de Heinig (2003) e Souza (2004), na subárea de Psicolinguística, área de concentração Aquisição e Processamento da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa de Heinig, conduzida por meio de uma intervenção colaborativa de 25 estudantes da antiga quarta série do Ensino Fundamental, se dedicou ao ensino e à aprendizagem da codificação como um processo significativo de correspondência fonológico-grafêmica permeado por memória lexical ortográfica, analisando o contexto competitivo no qual estão os itens homófonos não homógrafos. Souza, por sua vez, investigou, com 40 estudantes de Letras, processos de leitura de texto acadêmico-científico deliberadamente construído sobre metáforas pedagógicas, focalizando as diferenças cognitivas individuais de capacidade da memória de trabalho. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Psycholinguistics approach to the reading and writing research: instruments and procedures Abstract: This paper presents the research instruments and procedures of the doctoral investigations of Heinig (2003) and Souza (2004) on the reading and writing processes and products, developed and applied in the Language Acquisition and Processing area of concentration of Psycolinguistics into the Linguistics Graduate School of Federal University of Santa Catarina. Heinig`s research was a collaborative intervention with 25 students from de 4th grade of Elementary School. Its aim was to investigate teaching and learning encoding as a significant process of fonological-grafemic correspondence permeated by the lexical-orthographic memory. In this case, the competitive contexts where there are homographs items that are not homophones are analyzed. Souza’s investigation was carried out with 40 undergraduate students from the Language Course. It aimed at studying the reading process of academic-scientific texts which were deliberated written through pedagogical metaphors. Thus, it took into consideration cognitive individual differences in terms of working memory capacity. Keywords: Research method; Psycholinguistics; Reading; Writing
id PUC_RS-19_36968b70f0e23986fdd27bd1e1e4eda7
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18396
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentosMétodo de pesquisaPsicolinguísticaLeituraEscritaLeitura e escritaNeste artigo, apresentam-se os instrumentos e procedimentos de pesquisa na investigação de processos e produtos de leitura e escrita, elaborados e aplicados nos estudos de doutorado de autoria de Heinig (2003) e Souza (2004), na subárea de Psicolinguística, área de concentração Aquisição e Processamento da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa de Heinig, conduzida por meio de uma intervenção colaborativa de 25 estudantes da antiga quarta série do Ensino Fundamental, se dedicou ao ensino e à aprendizagem da codificação como um processo significativo de correspondência fonológico-grafêmica permeado por memória lexical ortográfica, analisando o contexto competitivo no qual estão os itens homófonos não homógrafos. Souza, por sua vez, investigou, com 40 estudantes de Letras, processos de leitura de texto acadêmico-científico deliberadamente construído sobre metáforas pedagógicas, focalizando as diferenças cognitivas individuais de capacidade da memória de trabalho. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Psycholinguistics approach to the reading and writing research: instruments and procedures Abstract: This paper presents the research instruments and procedures of the doctoral investigations of Heinig (2003) and Souza (2004) on the reading and writing processes and products, developed and applied in the Language Acquisition and Processing area of concentration of Psycolinguistics into the Linguistics Graduate School of Federal University of Santa Catarina. Heinig`s research was a collaborative intervention with 25 students from de 4th grade of Elementary School. Its aim was to investigate teaching and learning encoding as a significant process of fonological-grafemic correspondence permeated by the lexical-orthographic memory. In this case, the competitive contexts where there are homographs items that are not homophones are analyzed. Souza’s investigation was carried out with 40 undergraduate students from the Language Course. It aimed at studying the reading process of academic-scientific texts which were deliberated written through pedagogical metaphors. Thus, it took into consideration cognitive individual differences in terms of working memory capacity. Keywords: Research method; Psycholinguistics; Reading; WritingEditora da PUCRS - ediPUCRS2015-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPsicolinguística; Descrição de método; Instrumentos; Procedimentosapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/1839610.15448/1984-7726.2015.1.18396Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-31Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-31Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-311984-77260101-333510.15448/1984-7726.2015.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18396/12867Souza, Ana CláudiaHeinig, Otilia Lizete de Oliveira Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T21:06:52Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18396Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T21:06:52Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos
title Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos
spellingShingle Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos
Souza, Ana Cláudia
Método de pesquisa
Psicolinguística
Leitura
Escrita
Leitura e escrita
title_short Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos
title_full Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos
title_fullStr Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos
title_full_unstemmed Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos
title_sort Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos
author Souza, Ana Cláudia
author_facet Souza, Ana Cláudia
Heinig, Otilia Lizete de Oliveira Martins
author_role author
author2 Heinig, Otilia Lizete de Oliveira Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Cláudia
Heinig, Otilia Lizete de Oliveira Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Método de pesquisa
Psicolinguística
Leitura
Escrita
Leitura e escrita
topic Método de pesquisa
Psicolinguística
Leitura
Escrita
Leitura e escrita
description Neste artigo, apresentam-se os instrumentos e procedimentos de pesquisa na investigação de processos e produtos de leitura e escrita, elaborados e aplicados nos estudos de doutorado de autoria de Heinig (2003) e Souza (2004), na subárea de Psicolinguística, área de concentração Aquisição e Processamento da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa de Heinig, conduzida por meio de uma intervenção colaborativa de 25 estudantes da antiga quarta série do Ensino Fundamental, se dedicou ao ensino e à aprendizagem da codificação como um processo significativo de correspondência fonológico-grafêmica permeado por memória lexical ortográfica, analisando o contexto competitivo no qual estão os itens homófonos não homógrafos. Souza, por sua vez, investigou, com 40 estudantes de Letras, processos de leitura de texto acadêmico-científico deliberadamente construído sobre metáforas pedagógicas, focalizando as diferenças cognitivas individuais de capacidade da memória de trabalho. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Psycholinguistics approach to the reading and writing research: instruments and procedures Abstract: This paper presents the research instruments and procedures of the doctoral investigations of Heinig (2003) and Souza (2004) on the reading and writing processes and products, developed and applied in the Language Acquisition and Processing area of concentration of Psycolinguistics into the Linguistics Graduate School of Federal University of Santa Catarina. Heinig`s research was a collaborative intervention with 25 students from de 4th grade of Elementary School. Its aim was to investigate teaching and learning encoding as a significant process of fonological-grafemic correspondence permeated by the lexical-orthographic memory. In this case, the competitive contexts where there are homographs items that are not homophones are analyzed. Souza’s investigation was carried out with 40 undergraduate students from the Language Course. It aimed at studying the reading process of academic-scientific texts which were deliberated written through pedagogical metaphors. Thus, it took into consideration cognitive individual differences in terms of working memory capacity. Keywords: Research method; Psycholinguistics; Reading; Writing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Psicolinguística; Descrição de método; Instrumentos; Procedimentos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18396
10.15448/1984-7726.2015.1.18396
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18396
identifier_str_mv 10.15448/1984-7726.2015.1.18396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18396/12867
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-31
Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-31
Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-31
1984-7726
0101-3335
10.15448/1984-7726.2015.1
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1752127814545440768