Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras de Hoje (Online) |
Texto Completo: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18396 |
Resumo: | Neste artigo, apresentam-se os instrumentos e procedimentos de pesquisa na investigação de processos e produtos de leitura e escrita, elaborados e aplicados nos estudos de doutorado de autoria de Heinig (2003) e Souza (2004), na subárea de Psicolinguística, área de concentração Aquisição e Processamento da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa de Heinig, conduzida por meio de uma intervenção colaborativa de 25 estudantes da antiga quarta série do Ensino Fundamental, se dedicou ao ensino e à aprendizagem da codificação como um processo significativo de correspondência fonológico-grafêmica permeado por memória lexical ortográfica, analisando o contexto competitivo no qual estão os itens homófonos não homógrafos. Souza, por sua vez, investigou, com 40 estudantes de Letras, processos de leitura de texto acadêmico-científico deliberadamente construído sobre metáforas pedagógicas, focalizando as diferenças cognitivas individuais de capacidade da memória de trabalho. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Psycholinguistics approach to the reading and writing research: instruments and procedures Abstract: This paper presents the research instruments and procedures of the doctoral investigations of Heinig (2003) and Souza (2004) on the reading and writing processes and products, developed and applied in the Language Acquisition and Processing area of concentration of Psycolinguistics into the Linguistics Graduate School of Federal University of Santa Catarina. Heinig`s research was a collaborative intervention with 25 students from de 4th grade of Elementary School. Its aim was to investigate teaching and learning encoding as a significant process of fonological-grafemic correspondence permeated by the lexical-orthographic memory. In this case, the competitive contexts where there are homographs items that are not homophones are analyzed. Souza’s investigation was carried out with 40 undergraduate students from the Language Course. It aimed at studying the reading process of academic-scientific texts which were deliberated written through pedagogical metaphors. Thus, it took into consideration cognitive individual differences in terms of working memory capacity. Keywords: Research method; Psycholinguistics; Reading; Writing |
id |
PUC_RS-19_36968b70f0e23986fdd27bd1e1e4eda7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18396 |
network_acronym_str |
PUC_RS-19 |
network_name_str |
Letras de Hoje (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentosMétodo de pesquisaPsicolinguísticaLeituraEscritaLeitura e escritaNeste artigo, apresentam-se os instrumentos e procedimentos de pesquisa na investigação de processos e produtos de leitura e escrita, elaborados e aplicados nos estudos de doutorado de autoria de Heinig (2003) e Souza (2004), na subárea de Psicolinguística, área de concentração Aquisição e Processamento da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa de Heinig, conduzida por meio de uma intervenção colaborativa de 25 estudantes da antiga quarta série do Ensino Fundamental, se dedicou ao ensino e à aprendizagem da codificação como um processo significativo de correspondência fonológico-grafêmica permeado por memória lexical ortográfica, analisando o contexto competitivo no qual estão os itens homófonos não homógrafos. Souza, por sua vez, investigou, com 40 estudantes de Letras, processos de leitura de texto acadêmico-científico deliberadamente construído sobre metáforas pedagógicas, focalizando as diferenças cognitivas individuais de capacidade da memória de trabalho. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Psycholinguistics approach to the reading and writing research: instruments and procedures Abstract: This paper presents the research instruments and procedures of the doctoral investigations of Heinig (2003) and Souza (2004) on the reading and writing processes and products, developed and applied in the Language Acquisition and Processing area of concentration of Psycolinguistics into the Linguistics Graduate School of Federal University of Santa Catarina. Heinig`s research was a collaborative intervention with 25 students from de 4th grade of Elementary School. Its aim was to investigate teaching and learning encoding as a significant process of fonological-grafemic correspondence permeated by the lexical-orthographic memory. In this case, the competitive contexts where there are homographs items that are not homophones are analyzed. Souza’s investigation was carried out with 40 undergraduate students from the Language Course. It aimed at studying the reading process of academic-scientific texts which were deliberated written through pedagogical metaphors. Thus, it took into consideration cognitive individual differences in terms of working memory capacity. Keywords: Research method; Psycholinguistics; Reading; WritingEditora da PUCRS - ediPUCRS2015-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPsicolinguística; Descrição de método; Instrumentos; Procedimentosapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/1839610.15448/1984-7726.2015.1.18396Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-31Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-31Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-311984-77260101-333510.15448/1984-7726.2015.1reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18396/12867Souza, Ana CláudiaHeinig, Otilia Lizete de Oliveira Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T21:06:52Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/18396Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2021-04-28T21:06:52Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos |
title |
Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos |
spellingShingle |
Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos Souza, Ana Cláudia Método de pesquisa Psicolinguística Leitura Escrita Leitura e escrita |
title_short |
Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos |
title_full |
Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos |
title_fullStr |
Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos |
title_full_unstemmed |
Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos |
title_sort |
Abordagens psicolinguísticas na pesquisa em leitura e escrita: instrumentos e procedimentos |
author |
Souza, Ana Cláudia |
author_facet |
Souza, Ana Cláudia Heinig, Otilia Lizete de Oliveira Martins |
author_role |
author |
author2 |
Heinig, Otilia Lizete de Oliveira Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Cláudia Heinig, Otilia Lizete de Oliveira Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método de pesquisa Psicolinguística Leitura Escrita Leitura e escrita |
topic |
Método de pesquisa Psicolinguística Leitura Escrita Leitura e escrita |
description |
Neste artigo, apresentam-se os instrumentos e procedimentos de pesquisa na investigação de processos e produtos de leitura e escrita, elaborados e aplicados nos estudos de doutorado de autoria de Heinig (2003) e Souza (2004), na subárea de Psicolinguística, área de concentração Aquisição e Processamento da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa de Heinig, conduzida por meio de uma intervenção colaborativa de 25 estudantes da antiga quarta série do Ensino Fundamental, se dedicou ao ensino e à aprendizagem da codificação como um processo significativo de correspondência fonológico-grafêmica permeado por memória lexical ortográfica, analisando o contexto competitivo no qual estão os itens homófonos não homógrafos. Souza, por sua vez, investigou, com 40 estudantes de Letras, processos de leitura de texto acadêmico-científico deliberadamente construído sobre metáforas pedagógicas, focalizando as diferenças cognitivas individuais de capacidade da memória de trabalho. ************************************************************************************************************************************************************************************************************ Psycholinguistics approach to the reading and writing research: instruments and procedures Abstract: This paper presents the research instruments and procedures of the doctoral investigations of Heinig (2003) and Souza (2004) on the reading and writing processes and products, developed and applied in the Language Acquisition and Processing area of concentration of Psycolinguistics into the Linguistics Graduate School of Federal University of Santa Catarina. Heinig`s research was a collaborative intervention with 25 students from de 4th grade of Elementary School. Its aim was to investigate teaching and learning encoding as a significant process of fonological-grafemic correspondence permeated by the lexical-orthographic memory. In this case, the competitive contexts where there are homographs items that are not homophones are analyzed. Souza’s investigation was carried out with 40 undergraduate students from the Language Course. It aimed at studying the reading process of academic-scientific texts which were deliberated written through pedagogical metaphors. Thus, it took into consideration cognitive individual differences in terms of working memory capacity. Keywords: Research method; Psycholinguistics; Reading; Writing |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Psicolinguística; Descrição de método; Instrumentos; Procedimentos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18396 10.15448/1984-7726.2015.1.18396 |
url |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18396 |
identifier_str_mv |
10.15448/1984-7726.2015.1.18396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/18396/12867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUCRS - ediPUCRS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Letras de Hoje; Vol. 50 No. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-31 Letras de Hoje; Vol. 50 Núm. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-31 Letras de Hoje; v. 50 n. 1 (2015): Tecnologias, Procedimentos de Pesquisa e Aplicações à Linguagem e à Comunicação numa Perspectiva Psicolinguística; 22-31 1984-7726 0101-3335 10.15448/1984-7726.2015.1 reponame:Letras de Hoje (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Letras de Hoje (Online) |
collection |
Letras de Hoje (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br |
_version_ |
1752127814545440768 |