Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Teixeira, Maria Cecília Sanchez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras de Hoje (Online)
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/6539
Resumo: Based on Gilbert Dunrad´s conception of an imaginary culture, which studies how images are produced, transmitted, as well as how they are accept; this study seeks primarily to strengthen the idea of imaginary, in order to present the kind of pedagogy that best suit to the imaginary. In this sense, this pedagogy should, not only balance the two image schemes established by the theorist, but also, embrace a pedagogy of laziness, release repressed and leisure.
id PUC_RS-19_c1ee566957585d9814ef18d62838f80b
oai_identifier_str oai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/6539
network_acronym_str PUC_RS-19
network_name_str Letras de Hoje (Online)
repository_id_str
spelling Gilbert Durand e a pedagogia do imaginárioImaginárioGilbert DurandPedagogiaBased on Gilbert Dunrad´s conception of an imaginary culture, which studies how images are produced, transmitted, as well as how they are accept; this study seeks primarily to strengthen the idea of imaginary, in order to present the kind of pedagogy that best suit to the imaginary. In this sense, this pedagogy should, not only balance the two image schemes established by the theorist, but also, embrace a pedagogy of laziness, release repressed and leisure.A partir da concepção de uma cultura do imaginário estabelecida por Gilbert Durand, a qual consiste em estudar o modo como as imagens são produzidas e transmitidas e como ocorre a sua recepção, este estudo busca, primeiramente, aprofundar a ideia de imaginário para, em um segundo momento, apresentar o tipo de pedagogia que mais convém ao imaginário. Nesse sentido, essa pedagogia deve, além de equilibrar os dois regimes de imagem estabelecidos pelo teórico, abarcar uma pedagogia da preguiça, da libertação reprimida e dos lazeres.Editora da PUCRS - ediPUCRS2010-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/6539Letras de Hoje; Vol. 44 No. 4 (2009)Letras de Hoje; Vol. 44 Núm. 4 (2009)Letras de Hoje; v. 44 n. 4 (2009)1984-77260101-3335reponame:Letras de Hoje (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSporhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/6539/4746Araújo, Alberto FilipeTeixeira, Maria Cecília Sanchezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-15T13:55:16Zoai:ojs.revistaseletronicas.pucrs.br:article/6539Revistahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/falePRIhttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/oaieditora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br1984-77260101-3335opendoar:2011-06-15T13:55:16Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário
title Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário
spellingShingle Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário
Araújo, Alberto Filipe
Imaginário
Gilbert Durand
Pedagogia
title_short Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário
title_full Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário
title_fullStr Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário
title_full_unstemmed Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário
title_sort Gilbert Durand e a pedagogia do imaginário
author Araújo, Alberto Filipe
author_facet Araújo, Alberto Filipe
Teixeira, Maria Cecília Sanchez
author_role author
author2 Teixeira, Maria Cecília Sanchez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe
Teixeira, Maria Cecília Sanchez
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Gilbert Durand
Pedagogia
topic Imaginário
Gilbert Durand
Pedagogia
description Based on Gilbert Dunrad´s conception of an imaginary culture, which studies how images are produced, transmitted, as well as how they are accept; this study seeks primarily to strengthen the idea of imaginary, in order to present the kind of pedagogy that best suit to the imaginary. In this sense, this pedagogy should, not only balance the two image schemes established by the theorist, but also, embrace a pedagogy of laziness, release repressed and leisure.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/6539
url https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/6539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/6539/4746
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUCRS - ediPUCRS
dc.source.none.fl_str_mv Letras de Hoje; Vol. 44 No. 4 (2009)
Letras de Hoje; Vol. 44 Núm. 4 (2009)
Letras de Hoje; v. 44 n. 4 (2009)
1984-7726
0101-3335
reponame:Letras de Hoje (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Letras de Hoje (Online)
collection Letras de Hoje (Online)
repository.name.fl_str_mv Letras de Hoje (Online) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv editora.periodicos@pucrs.br || letrasdehoje@pucrs.br
_version_ 1752127809390641152