O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daiane Lopes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132
Resumo: We know the importance of the textbook in Brazilian education, since it is an instrument made available in a democratic and free way to students of public schools. However, even though it is an important tool, in order to reach the classroom it is necessary to understand that there are process of analysis and choices that begin with the Ministry of Education (MEC), that joined with the National Textbook Program (PNLD) avalue if the collections presented by several authors are in agreement with what is determined by the National Curriculum Parameters (PCN). Then the approved collections go to the schools so that the teachers select the one that is in accordance with the reality of the school. By doing this, the choice is made through evaluations that take into account the guiding principles of Portuguese language classes, such as reading, text production, orality and linguistic knowledge. The present research seeks to explore the compositional aspects of the textbook analyzed
id PUC_SP-1_0ef5a1416ca47901c88a9569cff52c3e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/34132
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Martins, Valeuska França CurySilva, Daiane Lopes da2023-07-05T19:28:06Z2023-07-05T19:28:06Z2018-04-02Silva, Daiane Lopes da. O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132We know the importance of the textbook in Brazilian education, since it is an instrument made available in a democratic and free way to students of public schools. However, even though it is an important tool, in order to reach the classroom it is necessary to understand that there are process of analysis and choices that begin with the Ministry of Education (MEC), that joined with the National Textbook Program (PNLD) avalue if the collections presented by several authors are in agreement with what is determined by the National Curriculum Parameters (PCN). Then the approved collections go to the schools so that the teachers select the one that is in accordance with the reality of the school. By doing this, the choice is made through evaluations that take into account the guiding principles of Portuguese language classes, such as reading, text production, orality and linguistic knowledge. The present research seeks to explore the compositional aspects of the textbook analyzedSabe-se da importância do livro didático na educação Brasileira, pois é um instrumento disponibilizado de forma democrática e gratuita aos estudantes das escolas públicas. Porém, mesmo sendo uma ferramenta importante, para chegar à sala de aula é preciso entender que existem processos de análises e escolhas que começam pelo Ministério da Educação - MEC, que junto ao Programa Nacional do Livro Didático - PNLD avaliam se as coleções apresentadas por diversos autores estão de acordo com o que é determinado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Em seguida, as coleções aprovadas vão para as escolas para que os professores selecionem aquela que está de acordo com a realidade da escola. Dessa forma, a escolha dá-se por meio de avaliações que levam em conta os eixos norteadores das aulas de Língua portuguesa, como a leitura, a produção de texto, a oralidade e os conhecimentos linguísticos. A presente pesquisa procura explorar os aspectos composicionais do livro analisadoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALivro didáticoLíngua portuguesaParâmetros Curriculares NacionaisTextbookPortuguese languageNational Curricular ParametersO livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDAIANE LOPES DA SILVA.pdfapplication/pdf3002161https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/1/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf80e0d93cfa463fc7312b0c44a3abf9deMD51TEXTDAIANE LOPES DA SILVA.pdf.txtDAIANE LOPES DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain106280https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/2/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf.txt67c440847baa2fe0019fadad243e83b0MD52THUMBNAILDAIANE LOPES DA SILVA.pdf.jpgDAIANE LOPES DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/3/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf.jpg6e23ae0481a0ab2b492a03631c3d9d1cMD53handle/341322023-07-06 01:16:40.65oai:repositorio.pucsp.br:handle/34132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:16:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano
title O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano
spellingShingle O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano
Silva, Daiane Lopes da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Livro didático
Língua portuguesa
Parâmetros Curriculares Nacionais
Textbook
Portuguese language
National Curricular Parameters
title_short O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano
title_full O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano
title_fullStr O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano
title_full_unstemmed O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano
title_sort O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano
author Silva, Daiane Lopes da
author_facet Silva, Daiane Lopes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Valeuska França Cury
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daiane Lopes da
contributor_str_mv Martins, Valeuska França Cury
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Livro didático
Língua portuguesa
Parâmetros Curriculares Nacionais
Textbook
Portuguese language
National Curricular Parameters
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Língua portuguesa
Parâmetros Curriculares Nacionais
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbook
Portuguese language
National Curricular Parameters
description We know the importance of the textbook in Brazilian education, since it is an instrument made available in a democratic and free way to students of public schools. However, even though it is an important tool, in order to reach the classroom it is necessary to understand that there are process of analysis and choices that begin with the Ministry of Education (MEC), that joined with the National Textbook Program (PNLD) avalue if the collections presented by several authors are in agreement with what is determined by the National Curriculum Parameters (PCN). Then the approved collections go to the schools so that the teachers select the one that is in accordance with the reality of the school. By doing this, the choice is made through evaluations that take into account the guiding principles of Portuguese language classes, such as reading, text production, orality and linguistic knowledge. The present research seeks to explore the compositional aspects of the textbook analyzed
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:28:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:28:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Daiane Lopes da. O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132
identifier_str_mv Silva, Daiane Lopes da. O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/1/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/2/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/3/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 80e0d93cfa463fc7312b0c44a3abf9de
67c440847baa2fe0019fadad243e83b0
6e23ae0481a0ab2b492a03631c3d9d1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796084412776448