O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132 |
Resumo: | We know the importance of the textbook in Brazilian education, since it is an instrument made available in a democratic and free way to students of public schools. However, even though it is an important tool, in order to reach the classroom it is necessary to understand that there are process of analysis and choices that begin with the Ministry of Education (MEC), that joined with the National Textbook Program (PNLD) avalue if the collections presented by several authors are in agreement with what is determined by the National Curriculum Parameters (PCN). Then the approved collections go to the schools so that the teachers select the one that is in accordance with the reality of the school. By doing this, the choice is made through evaluations that take into account the guiding principles of Portuguese language classes, such as reading, text production, orality and linguistic knowledge. The present research seeks to explore the compositional aspects of the textbook analyzed |
id |
PUC_SP-1_0ef5a1416ca47901c88a9569cff52c3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/34132 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Valeuska França CurySilva, Daiane Lopes da2023-07-05T19:28:06Z2023-07-05T19:28:06Z2018-04-02Silva, Daiane Lopes da. O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132We know the importance of the textbook in Brazilian education, since it is an instrument made available in a democratic and free way to students of public schools. However, even though it is an important tool, in order to reach the classroom it is necessary to understand that there are process of analysis and choices that begin with the Ministry of Education (MEC), that joined with the National Textbook Program (PNLD) avalue if the collections presented by several authors are in agreement with what is determined by the National Curriculum Parameters (PCN). Then the approved collections go to the schools so that the teachers select the one that is in accordance with the reality of the school. By doing this, the choice is made through evaluations that take into account the guiding principles of Portuguese language classes, such as reading, text production, orality and linguistic knowledge. The present research seeks to explore the compositional aspects of the textbook analyzedSabe-se da importância do livro didático na educação Brasileira, pois é um instrumento disponibilizado de forma democrática e gratuita aos estudantes das escolas públicas. Porém, mesmo sendo uma ferramenta importante, para chegar à sala de aula é preciso entender que existem processos de análises e escolhas que começam pelo Ministério da Educação - MEC, que junto ao Programa Nacional do Livro Didático - PNLD avaliam se as coleções apresentadas por diversos autores estão de acordo com o que é determinado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Em seguida, as coleções aprovadas vão para as escolas para que os professores selecionem aquela que está de acordo com a realidade da escola. Dessa forma, a escolha dá-se por meio de avaliações que levam em conta os eixos norteadores das aulas de Língua portuguesa, como a leitura, a produção de texto, a oralidade e os conhecimentos linguísticos. A presente pesquisa procura explorar os aspectos composicionais do livro analisadoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESALivro didáticoLíngua portuguesaParâmetros Curriculares NacionaisTextbookPortuguese languageNational Curricular ParametersO livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDAIANE LOPES DA SILVA.pdfapplication/pdf3002161https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/1/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf80e0d93cfa463fc7312b0c44a3abf9deMD51TEXTDAIANE LOPES DA SILVA.pdf.txtDAIANE LOPES DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain106280https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/2/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf.txt67c440847baa2fe0019fadad243e83b0MD52THUMBNAILDAIANE LOPES DA SILVA.pdf.jpgDAIANE LOPES DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/3/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf.jpg6e23ae0481a0ab2b492a03631c3d9d1cMD53handle/341322023-07-06 01:16:40.65oai:repositorio.pucsp.br:handle/34132Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:16:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano |
title |
O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano |
spellingShingle |
O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano Silva, Daiane Lopes da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Livro didático Língua portuguesa Parâmetros Curriculares Nacionais Textbook Portuguese language National Curricular Parameters |
title_short |
O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano |
title_full |
O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano |
title_fullStr |
O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano |
title_full_unstemmed |
O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano |
title_sort |
O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano |
author |
Silva, Daiane Lopes da |
author_facet |
Silva, Daiane Lopes da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Valeuska França Cury |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daiane Lopes da |
contributor_str_mv |
Martins, Valeuska França Cury |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Livro didático Língua portuguesa Parâmetros Curriculares Nacionais Textbook Portuguese language National Curricular Parameters |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Língua portuguesa Parâmetros Curriculares Nacionais |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbook Portuguese language National Curricular Parameters |
description |
We know the importance of the textbook in Brazilian education, since it is an instrument made available in a democratic and free way to students of public schools. However, even though it is an important tool, in order to reach the classroom it is necessary to understand that there are process of analysis and choices that begin with the Ministry of Education (MEC), that joined with the National Textbook Program (PNLD) avalue if the collections presented by several authors are in agreement with what is determined by the National Curriculum Parameters (PCN). Then the approved collections go to the schools so that the teachers select the one that is in accordance with the reality of the school. By doing this, the choice is made through evaluations that take into account the guiding principles of Portuguese language classes, such as reading, text production, orality and linguistic knowledge. The present research seeks to explore the compositional aspects of the textbook analyzed |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-04-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:28:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:28:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Daiane Lopes da. O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132 |
identifier_str_mv |
Silva, Daiane Lopes da. O livro didático no ensino de língua portuguesa: conteúdos para o 7º ano. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/34132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/1/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/2/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/34132/3/DAIANE%20LOPES%20DA%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80e0d93cfa463fc7312b0c44a3abf9de 67c440847baa2fe0019fadad243e83b0 6e23ae0481a0ab2b492a03631c3d9d1c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796084412776448 |