Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10589 |
Resumo: | This research discusses the Luiz Pereira s work as social scientist. He played a special role defining school as sociologial issue. From 1950 to the years of dictatorship the political and academic scenery was occupied by intense debates about economic development. Brazilian politicians and intellectuals struggled to define the shape of our development and trough this process sociologists boasted a new political prominence due to the fact they were considered able to offer answers for increasing social problems. The more Brazil s social fabric became complex, the more sociological expertise was supposed to solve problems, identifying paths to a new world. This fact shows one peculiar situation because at the same time an enlarged contingency of workers found no place for everybody to work. Thus to write about development in that context meant struggle to conect sociology with socialism or capitalism. This upturn brought to arena of debates the Luiz Pereira s work. His work dedicated special attention to school in metropolitan places. Being a Florestan Fernandes s follower he build his own academic place. Firstly he considered schools as a very important sociological matter, thereafter he joined his previous studies on education with marxist repertoire, achieving, as a consequence, a prolific work that, in the end, made his research worthy to be considered fundamental for our current studies on development, work and education |
id |
PUC_SP-1_b787a58035025f1ecfdddb45f3bc914a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10589 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Marcos Cezar deRibeiro, Núbia Ferreira2016-04-27T16:33:21Z2007-07-042007-05-23Ribeiro, Núbia Ferreira. Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira. 2007. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10589This research discusses the Luiz Pereira s work as social scientist. He played a special role defining school as sociologial issue. From 1950 to the years of dictatorship the political and academic scenery was occupied by intense debates about economic development. Brazilian politicians and intellectuals struggled to define the shape of our development and trough this process sociologists boasted a new political prominence due to the fact they were considered able to offer answers for increasing social problems. The more Brazil s social fabric became complex, the more sociological expertise was supposed to solve problems, identifying paths to a new world. This fact shows one peculiar situation because at the same time an enlarged contingency of workers found no place for everybody to work. Thus to write about development in that context meant struggle to conect sociology with socialism or capitalism. This upturn brought to arena of debates the Luiz Pereira s work. His work dedicated special attention to school in metropolitan places. Being a Florestan Fernandes s follower he build his own academic place. Firstly he considered schools as a very important sociological matter, thereafter he joined his previous studies on education with marxist repertoire, achieving, as a consequence, a prolific work that, in the end, made his research worthy to be considered fundamental for our current studies on development, work and educationEssa pesquisa discute o trabalho de Luiz Pereira como cientista social. Ele teve um papel especial definindo a escola como objeto da sociologia. Desde a década de 1950 até os anos da ditadura militar o cenário político e também acadêmico foi ocupado com intensos debates sobre o tema desenvolvimento econômico . Políticos e intelectuais brasileiros lutavam por definir a forma do nosso desenvolvimento e através desse processo os sociólogos ostentaram uma nova proeminência política como decorrência de serem, então, considerados aptos a oferecer respostas para crescentes problemas sociais. Quanto mais o tecido social brasileiro se tornava complexo, mais o conhecimento sociológico era considerado adequado para resolver problemas, identificando caminhos para um novo mundo. Esse fato demonstra uma situação peculiar porque ao mesmo tempo um crescente contingente de trabalhadores não encontrava alternativa de trabalho. Conseqüentemente, escrever sobre o desenvolvimento naquele momento significou conectar a sociologia ora com o socialismo, ora com o capitalismo. Essa situação favorável trouxe para a arena de debates o trabalho de Luiz Pereira. Sua sociologia dedicou atenção especial à escola em áreas metropolitanas. Como seguidor de Florestan Fernandes ele construiu um espaço acadêmico próprio. Primeiramente ele considerou a escola como assunto sociológico por excelência, logo após juntou aos seus primeiros estudos o repertório marxista realizando, conseqüentemente, um trabalho profícuo que, ao final, fez sua pesquisa digna de ser reconhecida como fundamental para os nossos atuais estudos sobre desenvolvimento, trabalho e educaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23457/nubia.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoLuiz PereiraintelectuaisescoladesenvolvimentomarxismoPereira, Luiz -- 1933-1985 -- Critica e interpretacaoDesenvolvimento economicoEducacaoTrabalhoLuiz PereiraintellectualsschooldevelopmentmarxismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIntelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTnubia.pdf.txtnubia.pdf.txtExtracted texttext/plain351939https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10589/3/nubia.pdf.txt90253229b50c3068e56f32f5adca203eMD53ORIGINALnubia.pdfapplication/pdf910052https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10589/1/nubia.pdfab8c4f7f286146f2941959b35af5c608MD51THUMBNAILnubia.pdf.jpgnubia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10589/2/nubia.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/105892022-06-28 11:31:07.447oai:repositorio.pucsp.br:handle/10589Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T14:31:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira |
title |
Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira |
spellingShingle |
Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira Ribeiro, Núbia Ferreira Luiz Pereira intelectuais escola desenvolvimento marxismo Pereira, Luiz -- 1933-1985 -- Critica e interpretacao Desenvolvimento economico Educacao Trabalho Luiz Pereira intellectuals school development marxism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira |
title_full |
Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira |
title_fullStr |
Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira |
title_full_unstemmed |
Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira |
title_sort |
Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira |
author |
Ribeiro, Núbia Ferreira |
author_facet |
Ribeiro, Núbia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Marcos Cezar de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Núbia Ferreira |
contributor_str_mv |
Freitas, Marcos Cezar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Luiz Pereira intelectuais escola desenvolvimento marxismo Pereira, Luiz -- 1933-1985 -- Critica e interpretacao Desenvolvimento economico Educacao Trabalho |
topic |
Luiz Pereira intelectuais escola desenvolvimento marxismo Pereira, Luiz -- 1933-1985 -- Critica e interpretacao Desenvolvimento economico Educacao Trabalho Luiz Pereira intellectuals school development marxism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Luiz Pereira intellectuals school development marxism |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research discusses the Luiz Pereira s work as social scientist. He played a special role defining school as sociologial issue. From 1950 to the years of dictatorship the political and academic scenery was occupied by intense debates about economic development. Brazilian politicians and intellectuals struggled to define the shape of our development and trough this process sociologists boasted a new political prominence due to the fact they were considered able to offer answers for increasing social problems. The more Brazil s social fabric became complex, the more sociological expertise was supposed to solve problems, identifying paths to a new world. This fact shows one peculiar situation because at the same time an enlarged contingency of workers found no place for everybody to work. Thus to write about development in that context meant struggle to conect sociology with socialism or capitalism. This upturn brought to arena of debates the Luiz Pereira s work. His work dedicated special attention to school in metropolitan places. Being a Florestan Fernandes s follower he build his own academic place. Firstly he considered schools as a very important sociological matter, thereafter he joined his previous studies on education with marxist repertoire, achieving, as a consequence, a prolific work that, in the end, made his research worthy to be considered fundamental for our current studies on development, work and education |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-07-04 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-05-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:33:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ribeiro, Núbia Ferreira. Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira. 2007. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10589 |
identifier_str_mv |
Ribeiro, Núbia Ferreira. Intelectuais, padrões de cientificidade e a escola como objeto de estudo: o lugar da produção e a produção do lugar em Luiz Pereira. 2007. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10589/3/nubia.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10589/1/nubia.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10589/2/nubia.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90253229b50c3068e56f32f5adca203e ab8c4f7f286146f2941959b35af5c608 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796199574732800 |