Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Gisele Soares da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27435
Resumo: Inclusive Education is undoubtedly one of society’s greatest challenges. Legislation is explicit in terms of mandatory. However, it is not enough just to insert the target public education students in the schools, it is necessary to create the conditions so that all can develop their capacities before teaching and learning. Thus, this Course Conclusion Paper aims to propose an analysis on the inclusive education of students with intellectual disabilities in regular education, focusing on the Official Curriculum of the State of São Paulo, based on a suggestion of adaptation of a situation of the Curricular proposal of the State of São Paulo, in order to reflect on the possibility and challenges of making curricular adaptations for students with intellectual disabilities, as well as on the importance of making adaptations for the inclusion and learning of students in this conditions
id PUC_SP-1_f987b825734a155517aecc3bfe2dd4c7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27435
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcyRocha, Gisele Soares da2022-08-30T12:34:02Z2022-08-30T12:34:02Z2016-11-29Rocha, Gisele Soares da. Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27435Inclusive Education is undoubtedly one of society’s greatest challenges. Legislation is explicit in terms of mandatory. However, it is not enough just to insert the target public education students in the schools, it is necessary to create the conditions so that all can develop their capacities before teaching and learning. Thus, this Course Conclusion Paper aims to propose an analysis on the inclusive education of students with intellectual disabilities in regular education, focusing on the Official Curriculum of the State of São Paulo, based on a suggestion of adaptation of a situation of the Curricular proposal of the State of São Paulo, in order to reflect on the possibility and challenges of making curricular adaptations for students with intellectual disabilities, as well as on the importance of making adaptations for the inclusion and learning of students in this conditionsA Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade. A legislação é explícita em termos de obrigatoriedade. Entretanto, não basta apenas inserir os alunos público alvo da Educação Especial nas escolas, é preciso criar condições para que todos possam desenvolver suas capacidades perante o ensino e a aprendizagem. Dessa maneira, este Trabalho de Conclusão de Curso tem o objetivo de propor uma análise sobre a educação inclusiva dos alunos com deficiência intelectual no ensino regular, com enfoque no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, a partir de uma sugestão de adaptação de uma situação de aprendizagem da proposta Curricular do Estado de São Paulo, com intuito de refletir sobre a possibilidade e desafios de se fazer adaptações curriculares para os alunos com deficiência intelectual e, ainda, sobre a importância de se fazer adaptações para a inclusão e aprendizagem dos alunos nessa condiçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação inclusivaAdaptação curricularCurrículoInclusive educationCurricular adaptationCurriculumAdaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGISELE SOARES DA ROCHA.pdfapplication/pdf974548https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27435/1/GISELE%20SOARES%20DA%20ROCHA.pdfa578bb2474841f5ffc918437aa9793caMD51TEXTGISELE SOARES DA ROCHA.pdf.txtGISELE SOARES DA ROCHA.pdf.txtExtracted texttext/plain82275https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27435/2/GISELE%20SOARES%20DA%20ROCHA.pdf.txte86322af6d05d043d775e5e0ba4ee72bMD52THUMBNAILGISELE SOARES DA ROCHA.pdf.jpgGISELE SOARES DA ROCHA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27435/3/GISELE%20SOARES%20DA%20ROCHA.pdf.jpg9c9f67c76660fc02a59f6904027c6e8cMD53handle/274352022-08-31 01:02:15.465oai:repositorio.pucsp.br:handle/27435Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-31T04:02:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva
title Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva
spellingShingle Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva
Rocha, Gisele Soares da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação inclusiva
Adaptação curricular
Currículo
Inclusive education
Curricular adaptation
Curriculum
title_short Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva
title_full Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva
title_fullStr Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva
title_full_unstemmed Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva
title_sort Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva
author Rocha, Gisele Soares da
author_facet Rocha, Gisele Soares da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Gisele Soares da
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Educação inclusiva
Adaptação curricular
Currículo
Inclusive education
Curricular adaptation
Curriculum
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Adaptação curricular
Currículo
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
Curricular adaptation
Curriculum
description Inclusive Education is undoubtedly one of society’s greatest challenges. Legislation is explicit in terms of mandatory. However, it is not enough just to insert the target public education students in the schools, it is necessary to create the conditions so that all can develop their capacities before teaching and learning. Thus, this Course Conclusion Paper aims to propose an analysis on the inclusive education of students with intellectual disabilities in regular education, focusing on the Official Curriculum of the State of São Paulo, based on a suggestion of adaptation of a situation of the Curricular proposal of the State of São Paulo, in order to reflect on the possibility and challenges of making curricular adaptations for students with intellectual disabilities, as well as on the importance of making adaptations for the inclusion and learning of students in this conditions
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-30T12:34:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-30T12:34:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rocha, Gisele Soares da. Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27435
identifier_str_mv Rocha, Gisele Soares da. Adaptação do currículo oficial do Estado de São Paulo aos alunos com deficiência intelectual: o caminho para a educação inclusiva. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27435/1/GISELE%20SOARES%20DA%20ROCHA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27435/2/GISELE%20SOARES%20DA%20ROCHA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27435/3/GISELE%20SOARES%20DA%20ROCHA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a578bb2474841f5ffc918437aa9793ca
e86322af6d05d043d775e5e0ba4ee72b
9c9f67c76660fc02a59f6904027c6e8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1791080712265269248