As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000100237 |
Resumo: | RESUMO Este artigo apresenta as linhas de base da engenharia didática como campo particular da didática das línguas. Ele defende uma engenheira didática pós-moderna que articula a razão instrumental e o uso das possibilidades abertas pelas novas tecnologias da comunicação com a razão educativa de caráter humanista. Diferentes concepções teóricas do exercício escolar são discutidas para mostrar a especificidade vygotskiana das atividades de aprendizagem das sequências didáticas. |
id |
PUC_SP-4_91bb4a2031504004f7cbb0789b7904da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-44502016000100237 |
network_acronym_str |
PUC_SP-4 |
network_name_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didáticaengenharia didáticaexercíciossequência didáticaRESUMO Este artigo apresenta as linhas de base da engenharia didática como campo particular da didática das línguas. Ele defende uma engenheira didática pós-moderna que articula a razão instrumental e o uso das possibilidades abertas pelas novas tecnologias da comunicação com a razão educativa de caráter humanista. Diferentes concepções teóricas do exercício escolar são discutidas para mostrar a especificidade vygotskiana das atividades de aprendizagem das sequências didáticas.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000100237DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.32 n.1 2016reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/0102-4450321726287520541info:eu-repo/semantics/openAccessDOLZ,Joaquimpor2016-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-44502016000100237Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaONGhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2016-02-04T00:00DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática |
title |
As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática |
spellingShingle |
As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática DOLZ,Joaquim engenharia didática exercícios sequência didática |
title_short |
As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática |
title_full |
As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática |
title_fullStr |
As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática |
title_full_unstemmed |
As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática |
title_sort |
As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática |
author |
DOLZ,Joaquim |
author_facet |
DOLZ,Joaquim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DOLZ,Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
engenharia didática exercícios sequência didática |
topic |
engenharia didática exercícios sequência didática |
description |
RESUMO Este artigo apresenta as linhas de base da engenharia didática como campo particular da didática das línguas. Ele defende uma engenheira didática pós-moderna que articula a razão instrumental e o uso das possibilidades abertas pelas novas tecnologias da comunicação com a razão educativa de caráter humanista. Diferentes concepções teóricas do exercício escolar são discutidas para mostrar a especificidade vygotskiana das atividades de aprendizagem das sequências didáticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000100237 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000100237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0102-4450321726287520541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.32 n.1 2016 reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
collection |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||delta@pucsp.br |
_version_ |
1752127684860706816 |