As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOLZ,Joaquim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000100237
Resumo: RESUMO Este artigo apresenta as linhas de base da engenharia didática como campo particular da didática das línguas. Ele defende uma engenheira didática pós-moderna que articula a razão instrumental e o uso das possibilidades abertas pelas novas tecnologias da comunicação com a razão educativa de caráter humanista. Diferentes concepções teóricas do exercício escolar são discutidas para mostrar a especificidade vygotskiana das atividades de aprendizagem das sequências didáticas.
id PUC_SP-4_91bb4a2031504004f7cbb0789b7904da
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-44502016000100237
network_acronym_str PUC_SP-4
network_name_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository_id_str
spelling As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didáticaengenharia didáticaexercíciossequência didáticaRESUMO Este artigo apresenta as linhas de base da engenharia didática como campo particular da didática das línguas. Ele defende uma engenheira didática pós-moderna que articula a razão instrumental e o uso das possibilidades abertas pelas novas tecnologias da comunicação com a razão educativa de caráter humanista. Diferentes concepções teóricas do exercício escolar são discutidas para mostrar a especificidade vygotskiana das atividades de aprendizagem das sequências didáticas.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000100237DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.32 n.1 2016reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicadainstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SP10.1590/0102-4450321726287520541info:eu-repo/semantics/openAccessDOLZ,Joaquimpor2016-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-44502016000100237Revistahttps://revistas.pucsp.br/deltaONGhttps://revistas.pucsp.br/index.php/delta/oai||delta@pucsp.br1678-460X1678-460Xopendoar:2016-02-04T00:00DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.none.fl_str_mv As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática
title As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática
spellingShingle As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática
DOLZ,Joaquim
engenharia didática
exercícios
sequência didática
title_short As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática
title_full As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática
title_fullStr As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática
title_full_unstemmed As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática
title_sort As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática
author DOLZ,Joaquim
author_facet DOLZ,Joaquim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DOLZ,Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv engenharia didática
exercícios
sequência didática
topic engenharia didática
exercícios
sequência didática
description RESUMO Este artigo apresenta as linhas de base da engenharia didática como campo particular da didática das línguas. Ele defende uma engenheira didática pós-moderna que articula a razão instrumental e o uso das possibilidades abertas pelas novas tecnologias da comunicação com a razão educativa de caráter humanista. Diferentes concepções teóricas do exercício escolar são discutidas para mostrar a especificidade vygotskiana das atividades de aprendizagem das sequências didáticas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000100237
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502016000100237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-4450321726287520541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada v.32 n.1 2016
reponame:DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
collection DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
repository.name.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv ||delta@pucsp.br
_version_ 1752127684860706816