Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Karina Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ramos, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5849
Resumo: O presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre a temática da violência e do bullying em contexto escolar, sustentada na análise alargada de diversas fontes documentais, publicações e literatura científica da especialidade, de vários autores de referência, almejando uma aprofundada compreensão e uma adequada contextualização teórica do fenómeno em estudo. Trata-se da primeira etapa de um trabalho de investigação em desenvolvimento no âmbito da referida problemática, no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta de Lisboa, Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”. O trabalho objetiva identificar, analisar e compreender os processos inerentes à construção da violência e da exclusão social em meio escolar português. Pretendemos, também, aferir as principais causas e consequências dos comportamentos violentos em contexto escolar, assim como definir possíveis formas de prevenção e estratégias de intervenção/atuação, nomeadamente através dos contributos da educação intercultural. Para realizar este estudo, ainda em elaboração na sua vertente empírica, optámos pelo método de investigação qualitativa. Escolhemos realizar um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudo de caso. Assim, propomo-nos estudar o caso de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico, de um agrupamento de escolas do distrito de Setúbal, situada numa zona urbana do concelho do Seixal.
id RCAP_00031e4ee0197f78d2d167026897e386
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva interculturalViolence and bullying in school context : contributions of intercultural perspectiveViolênciaBullyingVitimizaçãoEscolaPrevençãoEducação interculturalViolenceBullyingVictimizationSchoolPreventionIntercultural educationO presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre a temática da violência e do bullying em contexto escolar, sustentada na análise alargada de diversas fontes documentais, publicações e literatura científica da especialidade, de vários autores de referência, almejando uma aprofundada compreensão e uma adequada contextualização teórica do fenómeno em estudo. Trata-se da primeira etapa de um trabalho de investigação em desenvolvimento no âmbito da referida problemática, no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta de Lisboa, Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”. O trabalho objetiva identificar, analisar e compreender os processos inerentes à construção da violência e da exclusão social em meio escolar português. Pretendemos, também, aferir as principais causas e consequências dos comportamentos violentos em contexto escolar, assim como definir possíveis formas de prevenção e estratégias de intervenção/atuação, nomeadamente através dos contributos da educação intercultural. Para realizar este estudo, ainda em elaboração na sua vertente empírica, optámos pelo método de investigação qualitativa. Escolhemos realizar um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudo de caso. Assim, propomo-nos estudar o caso de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico, de um agrupamento de escolas do distrito de Setúbal, situada numa zona urbana do concelho do Seixal.This article presents a literature review on the theme of violence and bullying in schools, based on extensive analysis of various documentary sources, publications and scientific literature, from many relevant authors, aiming to achieve a wide understanding and proper contextualization of the phenomenon under study. This is the first stage of a research work that is being developed on the mentioned topic, at the Research Center for Migration and Intercultural Relations (CEMRI), of the Open University of Lisbon, Research Group “Health, Culture and Development”. The study aims to identify, analyze and understand the processes involved in the construction of violence and social exclusion in portuguese schools. We also intend to assess the main causes and consequences of violent behavior in schools, as well as finding ways to prevent violence and defining intervention strategies / actions, namely through contributions of intercultural education. To carry out this study, still in progress in its empirical part, we have chosen the qualitative research method. We chose to perform a descriptive study, in the case study category. Therefore, we propose to study the case of a school of the first cycle of basic education (primary school), which belongs to a group of schools from Setúbal district, located in an urban area of Seixal.. .Repositório AbertoSantos, Ana Karina CostaRamos, Natália2016-12-09T14:39:18Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5849por2178-2229http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p16-30info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:22:54Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:27.272022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural
Violence and bullying in school context : contributions of intercultural perspective
title Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural
spellingShingle Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural
Santos, Ana Karina Costa
Violência
Bullying
Vitimização
Escola
Prevenção
Educação intercultural
Violence
Bullying
Victimization
School
Prevention
Intercultural education
title_short Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural
title_full Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural
title_fullStr Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural
title_full_unstemmed Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural
title_sort Violência e bullying em contexto escolar : contributos da perspectiva intercultural
author Santos, Ana Karina Costa
author_facet Santos, Ana Karina Costa
Ramos, Natália
author_role author
author2 Ramos, Natália
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Karina Costa
Ramos, Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Bullying
Vitimização
Escola
Prevenção
Educação intercultural
Violence
Bullying
Victimization
School
Prevention
Intercultural education
topic Violência
Bullying
Vitimização
Escola
Prevenção
Educação intercultural
Violence
Bullying
Victimization
School
Prevention
Intercultural education
description O presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre a temática da violência e do bullying em contexto escolar, sustentada na análise alargada de diversas fontes documentais, publicações e literatura científica da especialidade, de vários autores de referência, almejando uma aprofundada compreensão e uma adequada contextualização teórica do fenómeno em estudo. Trata-se da primeira etapa de um trabalho de investigação em desenvolvimento no âmbito da referida problemática, no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta de Lisboa, Grupo de Investigação “Saúde, Cultura e Desenvolvimento”. O trabalho objetiva identificar, analisar e compreender os processos inerentes à construção da violência e da exclusão social em meio escolar português. Pretendemos, também, aferir as principais causas e consequências dos comportamentos violentos em contexto escolar, assim como definir possíveis formas de prevenção e estratégias de intervenção/atuação, nomeadamente através dos contributos da educação intercultural. Para realizar este estudo, ainda em elaboração na sua vertente empírica, optámos pelo método de investigação qualitativa. Escolhemos realizar um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudo de caso. Assim, propomo-nos estudar o caso de uma escola do primeiro ciclo do ensino básico, de um agrupamento de escolas do distrito de Setúbal, situada numa zona urbana do concelho do Seixal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09T14:39:18Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5849
url http://hdl.handle.net/10400.2/5849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2178-2229
http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p16-30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135039527583744