O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria Claudia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pardo, Johana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/14918
Resumo: O artigo examina as gramáticas emocionais de experiências de vitimização em episódios de bullying. A perspectiva teórica adotada é a sociologia interacionista, com ênfase na relação entre emoções e conformidade individual às normas sociais. Os dados consistem em onze entrevistas em profundidade realizadas com jovens egressos do ensino médio no Rio de Janeiro. A análise revelou a existência de um complexo emocional composto por raiva, vergonha e compaixão, que é comparado com gramáticas emocionais encontradas em experiências de vitimização em outras modalidades de violência, como assaltos a residências e sequestros, sugerindo a existência de uma gramática emocional da vitimização.
id UFRJ-13_369b08c1bee9b0522a18281df5f166d3
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/14918
network_acronym_str UFRJ-13
network_name_str Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
repository_id_str
spelling O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimizaçãoIn the School Yard: Interaction, Bullying, and the Emotional Grammars of VictimizationSociologiabullying, emoção, interação, violência escolar, vitimizaçãobullying, emotion, interaction, school violence, victimizationO artigo examina as gramáticas emocionais de experiências de vitimização em episódios de bullying. A perspectiva teórica adotada é a sociologia interacionista, com ênfase na relação entre emoções e conformidade individual às normas sociais. Os dados consistem em onze entrevistas em profundidade realizadas com jovens egressos do ensino médio no Rio de Janeiro. A análise revelou a existência de um complexo emocional composto por raiva, vergonha e compaixão, que é comparado com gramáticas emocionais encontradas em experiências de vitimização em outras modalidades de violência, como assaltos a residências e sequestros, sugerindo a existência de uma gramática emocional da vitimização.The article analyses emotional grammars elicited by victimization in bullying episodes. Its theoretical approach draws on symbolic interactionism, with emphasis on the relation between emotions and individual compliance with social norms. The data consists in eleven in-depth interviews conducted with young people graduated from high school in Rio de Janeiro. The analysis revealed the existence of an emotional complex composed of anger, shame and sympathy, which is compared to emotional grammars found in victimization experiences in other forms of violence, such as burglaries and kidnappings, suggesting the existence of an emotional grammar of victimizationDilemasCNPqUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCoelho, Maria ClaudiaPardo, Johana2018-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/14918Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 11, n. 3 (2018): SET/OUT/NOV/DEZ; 533-561Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 11, n. 3 (2018): SET/OUT/NOV/DEZ; 533-561Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 11, n. 3 (2018): SET/OUT/NOV/DEZ; 533-5612178-27921983-5922reponame:Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/14918/12367Direitos autorais 2022 Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação.https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T20:38:35Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/14918Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/oaicoordenacao.dilemas@gmail.com||revistadilemas.editor@gmail.com2178-27921983-5922opendoar:2019-04-30T20:38:35Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimização
In the School Yard: Interaction, Bullying, and the Emotional Grammars of Victimization
title O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimização
spellingShingle O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimização
Coelho, Maria Claudia
Sociologia
bullying, emoção, interação, violência escolar, vitimização
bullying, emotion, interaction, school violence, victimization
title_short O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimização
title_full O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimização
title_fullStr O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimização
title_full_unstemmed O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimização
title_sort O pátio do recreio: Interação, 'bullying' e gramáticas emocionais da vitimização
author Coelho, Maria Claudia
author_facet Coelho, Maria Claudia
Pardo, Johana
author_role author
author2 Pardo, Johana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Maria Claudia
Pardo, Johana
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
bullying, emoção, interação, violência escolar, vitimização
bullying, emotion, interaction, school violence, victimization
topic Sociologia
bullying, emoção, interação, violência escolar, vitimização
bullying, emotion, interaction, school violence, victimization
description O artigo examina as gramáticas emocionais de experiências de vitimização em episódios de bullying. A perspectiva teórica adotada é a sociologia interacionista, com ênfase na relação entre emoções e conformidade individual às normas sociais. Os dados consistem em onze entrevistas em profundidade realizadas com jovens egressos do ensino médio no Rio de Janeiro. A análise revelou a existência de um complexo emocional composto por raiva, vergonha e compaixão, que é comparado com gramáticas emocionais encontradas em experiências de vitimização em outras modalidades de violência, como assaltos a residências e sequestros, sugerindo a existência de uma gramática emocional da vitimização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/14918
url https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/14918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/14918/12367
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dilemas
publisher.none.fl_str_mv Dilemas
dc.source.none.fl_str_mv Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 11, n. 3 (2018): SET/OUT/NOV/DEZ; 533-561
Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 11, n. 3 (2018): SET/OUT/NOV/DEZ; 533-561
Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social; v. 11, n. 3 (2018): SET/OUT/NOV/DEZ; 533-561
2178-2792
1983-5922
reponame:Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
collection Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv coordenacao.dilemas@gmail.com||revistadilemas.editor@gmail.com
_version_ 1754565378776760320