Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alexandra
Data de Publicação: 1989
Outros Autores: Reis, Vítor, S. Lemos, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.772
Resumo: Today, classroom management faces a major challenge-students motivation. Our goal is to contribute to teacher’s an educational psychologist’s practice, printing our useful motivational conceptualization and approaches. In this sense, we analise the «scale of intrinsic vs extrinsic orientation in the classroom» (Harter, 1980). Streniry its underlying conceptualization of motivation and methodology of construction as specially adequated to the understanding of student classroom motivation. Finally, we describe the procedures and describe the results of the study of the validity and reliability of a Portuguese version of this scale. 
id RCAP_021df4b53f6f0fe70d4011afe19213da
oai_identifier_str oai:oai.appsicologia.org:article/772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas-Today, classroom management faces a major challenge-students motivation. Our goal is to contribute to teacher’s an educational psychologist’s practice, printing our useful motivational conceptualization and approaches. In this sense, we analise the «scale of intrinsic vs extrinsic orientation in the classroom» (Harter, 1980). Streniry its underlying conceptualization of motivation and methodology of construction as specially adequated to the understanding of student classroom motivation. Finally, we describe the procedures and describe the results of the study of the validity and reliability of a Portuguese version of this scale. A motivação dos alunos em sala de aula constitui actualmente um dos grandes desafios à gestão do ensino/aprendizagem. Com o objectivo de contribuir para uma concepção dos fenómenos de motivação progressivamente mais útil para a prática dos profissionais de educação, apresenta-se a escala de auto-avaliação, centrada na orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula (S. Harter, 1980); trata-se de uma escala de auto-avaliação, centrada na orientação motivacional do aluno relativamente à aprendizagem e realização em sala de aula. Salientam-se os aspectos inovadores do modo de conceber o problema da motivação dos alunos em sala de aula subjacentes À construção desta escala. Descrevem-se os procedimentos, e apresentam-se e discutem-se os resultados da elaboração de uma versão portuguesa desta escala.Associação Portuguesa de Psicologia1989-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.772https://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.772PSICOLOGIA; Vol. 7 No. 3 (1989); 251-259PSICOLOGIA; Vol. 7 N.º 3 (1989); 251-2592183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/772https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/772/494Costa, AlexandraReis, VítorS. Lemos, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:51:26Zoai:oai.appsicologia.org:article/772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:29.138750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas
title Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas
spellingShingle Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas
Costa, Alexandra
-
title_short Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas
title_full Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas
title_fullStr Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas
title_full_unstemmed Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas
title_sort Escala de orientação intrínseca versus extrínseca em sala de aula - análise das características psicométricas
author Costa, Alexandra
author_facet Costa, Alexandra
Reis, Vítor
S. Lemos, Marina
author_role author
author2 Reis, Vítor
S. Lemos, Marina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alexandra
Reis, Vítor
S. Lemos, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv -
topic -
description Today, classroom management faces a major challenge-students motivation. Our goal is to contribute to teacher’s an educational psychologist’s practice, printing our useful motivational conceptualization and approaches. In this sense, we analise the «scale of intrinsic vs extrinsic orientation in the classroom» (Harter, 1980). Streniry its underlying conceptualization of motivation and methodology of construction as specially adequated to the understanding of student classroom motivation. Finally, we describe the procedures and describe the results of the study of the validity and reliability of a Portuguese version of this scale. 
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.772
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.772
url https://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/772
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/772/494
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv PSICOLOGIA; Vol. 7 No. 3 (1989); 251-259
PSICOLOGIA; Vol. 7 N.º 3 (1989); 251-259
2183-2471
0874-2049
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134658352381952