O papel da videoconferência na comunicação de adultos com dificuldade intelectual: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria de Fátima Loureiro da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77750
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
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spelling O papel da videoconferência na comunicação de adultos com dificuldade intelectual: um estudo de casoThe role of videoconferencing in the communication of adults with intellectual difficulties: a case studyComunicaçãoDificuldade intelectualVideoconferênciaCommunicationIntellectual difficultyVideoconferencingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)A discriminação das pessoas com dificuldades intelectuais, promovida pela desigualdade de oportunidades, traduz-se muitas vezes em exclusão social e digital e, neste contexto, as políticas públicas remetem para a sociedade o dever de garantir condições de acesso às TIC, às competências e aptidões básicas e ainda à sua aplicação no quotidiano destas pessoas. Esta investigação visa estudar qual o contributo do uso de videoconferência para a comunicação de adultos com dificuldade intelectual integrados num Centro de Atividades Ocupacionais. Para tal, pretendemos: identificar os conhecimentos que estes adultos, com dificuldade intelectual, têm sobre a realização de videoconferência; conhecer as competências que são desenvolvidas nestes adultos com a prática da videoconferência; analisar as interações entre adultos com dificuldade intelectual e compreender de que forma podem beneficiar da videoconferência no seu dia a dia. Para desenvolver este estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa, nomeadamente o estudo de caso. Os participantes foram quatro adultos com incapacidade intelectual. A recolha de dados foi feita através de entrevista coletiva do tipo focus group e de observação participante com recurso a notas de campo. Para a análise de dados foi usada a análise temática. Como resultados identificámos alguns conhecimentos técnicos e sociais que os adultos com dificuldade intelectual têm sobre a videoconferência, reconhecemos um conjunto de competências promovidas pelo projeto e concluímos que houve evolução nas interações estabelecidas ao nível da participação, conversação e também no comportamento. Verificámos ainda que a videoconferência proporcionou maior autonomia, interesse, motivação e permite que estes adultos mantenham as relações pessoais com as pessoas que conhecem e que construam novas relações. Concluímos, pois, que a videoconferência, meio de comunicação eletrónica, amplamente utilizado, atualmente, se revelou facilitadora da integração e da inclusão das pessoas com dificuldade intelectual.The discrimination of people with intellectual difficulties, promoted by inequality of opportunity, is often translated into social and digital exclusion and, in this context, public policies give society the duty to guarantee conditions of access to ICT, skills, basic skills and their application in the daily lives of these people.This research aims to study the contribution of the use of videoconferencing to the communication of adults with intellectual difficulties integrated in a Center for Occupational Activities. To this end, we intend to: identify the knowledge that these adults, with intellectual difficulty, have about videoconferencing; to know the skills that are developed in these adults with the practice of videoconferencing; analyze interactions between adults with intellectual difficulty and understand how they can benefit from videoconferencing in their daily life. To develop this study, a qualitative methodology was used, namely the case study. The participants were four adults with intellectual disability. Data collection was done through a collective press conference of the focus group type and participant observation using field notes. Thematic analysis was used for data analysis. As results we identified some technical and social knowledge that adults with intellectual difficulty have about videoconferencing, we recognize a set of competencies promoted by the project and conclude that there was evolution in the interactions established at the level of participation, conversation and also in behaviour. We also found that videoconferencing provided greater autonomy, interest, motivation and allows these adults to maintain personal relationships with people they know and build new relationships. We conclude, therefore, that videoconferencing, a widely used means of electronic communication, has now proved to be a facilitator of the integration and inclusion of people with intellectual difficulties.Ramos, AltinaUniversidade do MinhoSilva, Maria de Fátima Loureiro da20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77750por202976289info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:15ZPortal AgregadorONG
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