As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Ana Paula Gomes dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1194
Resumo: A presente dissertação apresenta um trajecto de investigação desenvolvido em cumprimento do requerido para a conclusão do Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Foi desenvolvido em duas fases distintas: num primeiro momento, procedeu-se ao estudo das mudanças geradas pelo avanço das Novas Tecnologias em contexto escolar, que incidiu principalmente na utilização das novas disciplinas das Tecnologias da Informação e Comunicação, na utilização da Internet, nos audiovisuais, nas aulas expositivas com quadros interactivos (Smartboards), nas máquinas digitais e nas máquinas de filmagem e de som, e à análise das consequentes alterações de conceitos educacionais. Este primeiro momento de investigação serviu de base para o desenvolvimento do segundo, que decorreu no Colégio de São Miguel, em Fátima, com duas turmas de alunos do Secundário, do Curso Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura, no Clube de Criação Artística e Contemporânea e nas disciplinas de Design de Comunicação, Design Industrial, Desenho e Pintura e Cerâmica/Escultura. Deste modo, os alunos começaram por criar um projecto artístico com Fotomontagens e Instalações Artísticas. No segundo projecto artístico, foram realizados Videogramas, em que os alunos produziram pequenos documentários sobre o Curso Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura. Para a recolha de dados recorreu-se a vários instrumentos, nomeadamente: questionários (administrativos a alunos e professores), reflexões escritas e recolha fotográfica de projectos artísticos desenvolvidos com os alunos, onde foram observadas todas as fases dos trabalhos e devidamente registadas as dificuldades que eventualmente possam ter até ao produto final, que terminou com a apresentação dos trabalhos à comunidade escolar e também no site da escola para divulgação e posterior recolha de opiniões de outros alunos. A apresentação dos trabalhos realizados à Comunidade Escolar foi um enriquecimento ao nível de toda a Escola. ABSTRACT: The current dissertation reflects an investigation path developed to fulfil the requirements to the conclusion of the Masters Degree on Contemporaneous Artistic Creation. To its development, two stages were considered: firstly a study was carried out concerning the changes brought about by the advance of New Technologies in the school context, which focussed mostly on the new subjects of Communication and Information Technologies, the use of internet, audiovisuals, smartboards, digital cameras, video and sound recorders and the analysis of the resultant changes as far as educational concepts are concerned. The first stage of the investigation was the basis for the second, which occurred at Colégio de S. Miguel, in Fátima, with two advanced classes studying Design, Ceramics and Sculpture, a Contemporaneous Artistic Creation Club and during the classes of Design, Drawing, Painting and Ceramics/Sculpture. Accordingly, the students started by creating an artistic project using Photomontage and Installation Art. In the second artistic project, videograms were made in which students created short documentaries about the course in Design, Ceramics and Sculpture. Several instruments were used to collect data, namely: questionnaires (to teachers and students), written essays and the gathering of photographies of artistic projects developed with students. All stages of the project were observed and eventual difficulties registered. The final projects were presented to the school community and also made public on the school website so that other students could express their opinion. The presentation was, indeed, enriching to the school community.
id RCAP_03edec2990c90c3a9fec763f8e1857b1
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?Educação artísticaEnsino multimédiaEnsino secundárioA presente dissertação apresenta um trajecto de investigação desenvolvido em cumprimento do requerido para a conclusão do Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Foi desenvolvido em duas fases distintas: num primeiro momento, procedeu-se ao estudo das mudanças geradas pelo avanço das Novas Tecnologias em contexto escolar, que incidiu principalmente na utilização das novas disciplinas das Tecnologias da Informação e Comunicação, na utilização da Internet, nos audiovisuais, nas aulas expositivas com quadros interactivos (Smartboards), nas máquinas digitais e nas máquinas de filmagem e de som, e à análise das consequentes alterações de conceitos educacionais. Este primeiro momento de investigação serviu de base para o desenvolvimento do segundo, que decorreu no Colégio de São Miguel, em Fátima, com duas turmas de alunos do Secundário, do Curso Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura, no Clube de Criação Artística e Contemporânea e nas disciplinas de Design de Comunicação, Design Industrial, Desenho e Pintura e Cerâmica/Escultura. Deste modo, os alunos começaram por criar um projecto artístico com Fotomontagens e Instalações Artísticas. No segundo projecto artístico, foram realizados Videogramas, em que os alunos produziram pequenos documentários sobre o Curso Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura. Para a recolha de dados recorreu-se a vários instrumentos, nomeadamente: questionários (administrativos a alunos e professores), reflexões escritas e recolha fotográfica de projectos artísticos desenvolvidos com os alunos, onde foram observadas todas as fases dos trabalhos e devidamente registadas as dificuldades que eventualmente possam ter até ao produto final, que terminou com a apresentação dos trabalhos à comunidade escolar e também no site da escola para divulgação e posterior recolha de opiniões de outros alunos. A apresentação dos trabalhos realizados à Comunidade Escolar foi um enriquecimento ao nível de toda a Escola. ABSTRACT: The current dissertation reflects an investigation path developed to fulfil the requirements to the conclusion of the Masters Degree on Contemporaneous Artistic Creation. To its development, two stages were considered: firstly a study was carried out concerning the changes brought about by the advance of New Technologies in the school context, which focussed mostly on the new subjects of Communication and Information Technologies, the use of internet, audiovisuals, smartboards, digital cameras, video and sound recorders and the analysis of the resultant changes as far as educational concepts are concerned. The first stage of the investigation was the basis for the second, which occurred at Colégio de S. Miguel, in Fátima, with two advanced classes studying Design, Ceramics and Sculpture, a Contemporaneous Artistic Creation Club and during the classes of Design, Drawing, Painting and Ceramics/Sculpture. Accordingly, the students started by creating an artistic project using Photomontage and Installation Art. In the second artistic project, videograms were made in which students created short documentaries about the course in Design, Ceramics and Sculpture. Several instruments were used to collect data, namely: questionnaires (to teachers and students), written essays and the gathering of photographies of artistic projects developed with students. All stages of the project were observed and eventual difficulties registered. The final projects were presented to the school community and also made public on the school website so that other students could express their opinion. The presentation was, indeed, enriching to the school community.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:35:15Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1194porLucas, Ana Paula Gomes dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:46Zoai:ria.ua.pt:10773/1194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:55.992553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?
title As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?
spellingShingle As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?
Lucas, Ana Paula Gomes dos Santos
Educação artística
Ensino multimédia
Ensino secundário
title_short As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?
title_full As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?
title_fullStr As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?
title_full_unstemmed As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?
title_sort As novas tecnologias em contexto escolar : que papel na educação artística?
author Lucas, Ana Paula Gomes dos Santos
author_facet Lucas, Ana Paula Gomes dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Ana Paula Gomes dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Ensino multimédia
Ensino secundário
topic Educação artística
Ensino multimédia
Ensino secundário
description A presente dissertação apresenta um trajecto de investigação desenvolvido em cumprimento do requerido para a conclusão do Mestrado em Criação Artística Contemporânea. Foi desenvolvido em duas fases distintas: num primeiro momento, procedeu-se ao estudo das mudanças geradas pelo avanço das Novas Tecnologias em contexto escolar, que incidiu principalmente na utilização das novas disciplinas das Tecnologias da Informação e Comunicação, na utilização da Internet, nos audiovisuais, nas aulas expositivas com quadros interactivos (Smartboards), nas máquinas digitais e nas máquinas de filmagem e de som, e à análise das consequentes alterações de conceitos educacionais. Este primeiro momento de investigação serviu de base para o desenvolvimento do segundo, que decorreu no Colégio de São Miguel, em Fátima, com duas turmas de alunos do Secundário, do Curso Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura, no Clube de Criação Artística e Contemporânea e nas disciplinas de Design de Comunicação, Design Industrial, Desenho e Pintura e Cerâmica/Escultura. Deste modo, os alunos começaram por criar um projecto artístico com Fotomontagens e Instalações Artísticas. No segundo projecto artístico, foram realizados Videogramas, em que os alunos produziram pequenos documentários sobre o Curso Tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura. Para a recolha de dados recorreu-se a vários instrumentos, nomeadamente: questionários (administrativos a alunos e professores), reflexões escritas e recolha fotográfica de projectos artísticos desenvolvidos com os alunos, onde foram observadas todas as fases dos trabalhos e devidamente registadas as dificuldades que eventualmente possam ter até ao produto final, que terminou com a apresentação dos trabalhos à comunidade escolar e também no site da escola para divulgação e posterior recolha de opiniões de outros alunos. A apresentação dos trabalhos realizados à Comunidade Escolar foi um enriquecimento ao nível de toda a Escola. ABSTRACT: The current dissertation reflects an investigation path developed to fulfil the requirements to the conclusion of the Masters Degree on Contemporaneous Artistic Creation. To its development, two stages were considered: firstly a study was carried out concerning the changes brought about by the advance of New Technologies in the school context, which focussed mostly on the new subjects of Communication and Information Technologies, the use of internet, audiovisuals, smartboards, digital cameras, video and sound recorders and the analysis of the resultant changes as far as educational concepts are concerned. The first stage of the investigation was the basis for the second, which occurred at Colégio de S. Miguel, in Fátima, with two advanced classes studying Design, Ceramics and Sculpture, a Contemporaneous Artistic Creation Club and during the classes of Design, Drawing, Painting and Ceramics/Sculpture. Accordingly, the students started by creating an artistic project using Photomontage and Installation Art. In the second artistic project, videograms were made in which students created short documentaries about the course in Design, Ceramics and Sculpture. Several instruments were used to collect data, namely: questionnaires (to teachers and students), written essays and the gathering of photographies of artistic projects developed with students. All stages of the project were observed and eventual difficulties registered. The final projects were presented to the school community and also made public on the school website so that other students could express their opinion. The presentation was, indeed, enriching to the school community.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:35:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1194
url http://hdl.handle.net/10773/1194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137448808153088