A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carochinho, José António Baião, 1963-
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lopes, Maik Isidoro, 1983-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3535
https://doi.org/10.34628/f79q-v341
Resumo: A dependência à internet entrou para o capítulo das adições, consequência da superfluidade que dela se faz. Desde a década de noventa do século passado que os investigadores da área das ciências sociais e humanas têm vindo a apontá-la como um problema generalizado entre indivíduos de vários países e nas diversas sociedades, reclamando um olhar diferente relativamente à mesma. Um dos grupos em que as preocupações mais se evidenciam é o dos jovens pelas consequências que acarreta ao nível social (isolamento físico e dificuldade no relacionamento interpessoal), ao nível clínico (cogitação fantasiosa da realidade, cyberbulling) e ao nível Educacional (aprendizagem). O presente estudo visa analisar o fenómeno da dependência à Internet numa escola de cariz militar, para ajuizar sobre a amplitude do mesmo. Nele participaram 174 alunos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos de idade. Foi utilizada a versão portuguesa do Internet Addiction Test (IAT) de Young (1998), a qual apresentou consideráveis propriedades psicométricas: uma estrutura tetra-fatorial interpretável responsáveis por cerca de 55% da variância dos resultados, a par de uma boa consistência interna. Globalmente, os resultados não suscitaram preocupações ao nível da dependência à Internet por parte destes alunos. Neste trabalho discute-se igualmente a importância da prevenção e intervenção da dependência da Internet, bem como a necessidade de alargar o sentido de consciência e informação de todos os pais e educadores para a problemática em análise.
id RCAP_04277ec4e226e1fc9b33e69012fe065b
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militarDependência da internet na adolescênciaDependência da internet na adolescência - PrevençãoEducação militarA dependência à internet entrou para o capítulo das adições, consequência da superfluidade que dela se faz. Desde a década de noventa do século passado que os investigadores da área das ciências sociais e humanas têm vindo a apontá-la como um problema generalizado entre indivíduos de vários países e nas diversas sociedades, reclamando um olhar diferente relativamente à mesma. Um dos grupos em que as preocupações mais se evidenciam é o dos jovens pelas consequências que acarreta ao nível social (isolamento físico e dificuldade no relacionamento interpessoal), ao nível clínico (cogitação fantasiosa da realidade, cyberbulling) e ao nível Educacional (aprendizagem). O presente estudo visa analisar o fenómeno da dependência à Internet numa escola de cariz militar, para ajuizar sobre a amplitude do mesmo. Nele participaram 174 alunos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos de idade. Foi utilizada a versão portuguesa do Internet Addiction Test (IAT) de Young (1998), a qual apresentou consideráveis propriedades psicométricas: uma estrutura tetra-fatorial interpretável responsáveis por cerca de 55% da variância dos resultados, a par de uma boa consistência interna. Globalmente, os resultados não suscitaram preocupações ao nível da dependência à Internet por parte destes alunos. Neste trabalho discute-se igualmente a importância da prevenção e intervenção da dependência da Internet, bem como a necessidade de alargar o sentido de consciência e informação de todos os pais e educadores para a problemática em análise.2017-08-03T11:43:45Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3535https://doi.org/10.34628/f79q-v341por1647-4120Carochinho, José António Baião, 1963-Lopes, Maik Isidoro, 1983-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T10:10:20ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar
title A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar
spellingShingle A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar
Carochinho, José António Baião, 1963-
Dependência da internet na adolescência
Dependência da internet na adolescência - Prevenção
Educação militar
title_short A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar
title_full A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar
title_fullStr A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar
title_full_unstemmed A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar
title_sort A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar
author Carochinho, José António Baião, 1963-
author_facet Carochinho, José António Baião, 1963-
Lopes, Maik Isidoro, 1983-
author_role author
author2 Lopes, Maik Isidoro, 1983-
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carochinho, José António Baião, 1963-
Lopes, Maik Isidoro, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Dependência da internet na adolescência
Dependência da internet na adolescência - Prevenção
Educação militar
topic Dependência da internet na adolescência
Dependência da internet na adolescência - Prevenção
Educação militar
description A dependência à internet entrou para o capítulo das adições, consequência da superfluidade que dela se faz. Desde a década de noventa do século passado que os investigadores da área das ciências sociais e humanas têm vindo a apontá-la como um problema generalizado entre indivíduos de vários países e nas diversas sociedades, reclamando um olhar diferente relativamente à mesma. Um dos grupos em que as preocupações mais se evidenciam é o dos jovens pelas consequências que acarreta ao nível social (isolamento físico e dificuldade no relacionamento interpessoal), ao nível clínico (cogitação fantasiosa da realidade, cyberbulling) e ao nível Educacional (aprendizagem). O presente estudo visa analisar o fenómeno da dependência à Internet numa escola de cariz militar, para ajuizar sobre a amplitude do mesmo. Nele participaram 174 alunos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos de idade. Foi utilizada a versão portuguesa do Internet Addiction Test (IAT) de Young (1998), a qual apresentou consideráveis propriedades psicométricas: uma estrutura tetra-fatorial interpretável responsáveis por cerca de 55% da variância dos resultados, a par de uma boa consistência interna. Globalmente, os resultados não suscitaram preocupações ao nível da dependência à Internet por parte destes alunos. Neste trabalho discute-se igualmente a importância da prevenção e intervenção da dependência da Internet, bem como a necessidade de alargar o sentido de consciência e informação de todos os pais e educadores para a problemática em análise.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-08-03T11:43:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/3535
https://doi.org/10.34628/f79q-v341
url http://hdl.handle.net/11067/3535
https://doi.org/10.34628/f79q-v341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-4120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304076335185920