A dependência à Internet nos jovens de uma escola de cariz militar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/3535 https://doi.org/10.34628/f79q-v341 |
Resumo: | A dependência à internet entrou para o capítulo das adições, consequência da superfluidade que dela se faz. Desde a década de noventa do século passado que os investigadores da área das ciências sociais e humanas têm vindo a apontá-la como um problema generalizado entre indivíduos de vários países e nas diversas sociedades, reclamando um olhar diferente relativamente à mesma. Um dos grupos em que as preocupações mais se evidenciam é o dos jovens pelas consequências que acarreta ao nível social (isolamento físico e dificuldade no relacionamento interpessoal), ao nível clínico (cogitação fantasiosa da realidade, cyberbulling) e ao nível Educacional (aprendizagem). O presente estudo visa analisar o fenómeno da dependência à Internet numa escola de cariz militar, para ajuizar sobre a amplitude do mesmo. Nele participaram 174 alunos de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos de idade. Foi utilizada a versão portuguesa do Internet Addiction Test (IAT) de Young (1998), a qual apresentou consideráveis propriedades psicométricas: uma estrutura tetra-fatorial interpretável responsáveis por cerca de 55% da variância dos resultados, a par de uma boa consistência interna. Globalmente, os resultados não suscitaram preocupações ao nível da dependência à Internet por parte destes alunos. Neste trabalho discute-se igualmente a importância da prevenção e intervenção da dependência da Internet, bem como a necessidade de alargar o sentido de consciência e informação de todos os pais e educadores para a problemática em análise. |
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