ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET: UMA REVISÃO TEÓRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FÉLIX JUNIOR, Cícero Marcelo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CORRADINI, Vivian Moreno, MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2770
Resumo: Uma nova realidade de comunicação promove inovações na construção do conhecimento. Em nossa contemporaneidade a velocidade de produção e compartilhamentos das mais diversas informações é enorme, ainda mais facilitado pelo advento da internet. Nesse contexto fortemente globalizado, de acesso imediato às informações independente das barreiras de tempo e do espaço, torna-se difícil imaginar a vida sem internet, logo, se faz possível o questionamento: somos dependentes da internet? Estudos acerca da dependência em internet datam inicialmente de 1996, porém, tais estudos têm uma representação infinitamente maior nos dias atuais, mas ainda assim, pouco se compreende sobre as razões pelas quais as pessoas se tornam dependentes em internet. Nessa busca por maior compreensão do conceito de “Dependência em Internet” é que se delineia o cerne dessa pesquisa, cujo objetivo consiste em realizar uma revisão da literatura nacional acerca dos comportamentos de uso, abuso e dependência de internet no período de 2008 a 2014 com enfoque nos aspectos neuro-pisco-fisiológicos a fim de realizar uma possível aproximação do quadro das dependências de substâncias psicoativas. Para tal busca, a pesquisa se realizará de forma qualitativa em cunho exploratório, com buscas em bases de dados científicos on-line como Scielo e PePSIC, com posterior catalogação das características de ambos os quadros e aproximando-as, propor graus de equivalência, semelhanças e similaridades. O que se espera com a pesquisa é o apontamento de similaridades e correlações entre os quadros de dependência em substâncias e em internet, principalmente no que se refere aos aspectos neuroquímicos e fisiológicos dos referidos quadros.
id UNICESU -1_20465ea5556bf043650b9f0850f4578f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2770
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET: UMA REVISÃO TEÓRICADependênciaDependência em internetInternetNeuropsicologiaUma nova realidade de comunicação promove inovações na construção do conhecimento. Em nossa contemporaneidade a velocidade de produção e compartilhamentos das mais diversas informações é enorme, ainda mais facilitado pelo advento da internet. Nesse contexto fortemente globalizado, de acesso imediato às informações independente das barreiras de tempo e do espaço, torna-se difícil imaginar a vida sem internet, logo, se faz possível o questionamento: somos dependentes da internet? Estudos acerca da dependência em internet datam inicialmente de 1996, porém, tais estudos têm uma representação infinitamente maior nos dias atuais, mas ainda assim, pouco se compreende sobre as razões pelas quais as pessoas se tornam dependentes em internet. Nessa busca por maior compreensão do conceito de “Dependência em Internet” é que se delineia o cerne dessa pesquisa, cujo objetivo consiste em realizar uma revisão da literatura nacional acerca dos comportamentos de uso, abuso e dependência de internet no período de 2008 a 2014 com enfoque nos aspectos neuro-pisco-fisiológicos a fim de realizar uma possível aproximação do quadro das dependências de substâncias psicoativas. Para tal busca, a pesquisa se realizará de forma qualitativa em cunho exploratório, com buscas em bases de dados científicos on-line como Scielo e PePSIC, com posterior catalogação das características de ambos os quadros e aproximando-as, propor graus de equivalência, semelhanças e similaridades. O que se espera com a pesquisa é o apontamento de similaridades e correlações entre os quadros de dependência em substâncias e em internet, principalmente no que se refere aos aspectos neuroquímicos e fisiológicos dos referidos quadros.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-14T17:14:42Z2019-11-14T17:14:42Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2770porFÉLIX JUNIOR, Cícero MarceloCORRADINI, Vivian MorenoMAINARDES, Sandra Cristina Catelaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:49:39ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET: UMA REVISÃO TEÓRICA
title ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET: UMA REVISÃO TEÓRICA
spellingShingle ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET: UMA REVISÃO TEÓRICA
FÉLIX JUNIOR, Cícero Marcelo
Dependência
Dependência em internet
Internet
Neuropsicologia
title_short ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET: UMA REVISÃO TEÓRICA
title_full ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET: UMA REVISÃO TEÓRICA
title_fullStr ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET: UMA REVISÃO TEÓRICA
title_full_unstemmed ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET: UMA REVISÃO TEÓRICA
title_sort ASPECTOS ETIOLÓGICOS DA DEPENDÊNCIA EM INTERNET: UMA REVISÃO TEÓRICA
author FÉLIX JUNIOR, Cícero Marcelo
author_facet FÉLIX JUNIOR, Cícero Marcelo
CORRADINI, Vivian Moreno
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
author_role author
author2 CORRADINI, Vivian Moreno
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FÉLIX JUNIOR, Cícero Marcelo
CORRADINI, Vivian Moreno
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
dc.subject.por.fl_str_mv Dependência
Dependência em internet
Internet
Neuropsicologia
topic Dependência
Dependência em internet
Internet
Neuropsicologia
description Uma nova realidade de comunicação promove inovações na construção do conhecimento. Em nossa contemporaneidade a velocidade de produção e compartilhamentos das mais diversas informações é enorme, ainda mais facilitado pelo advento da internet. Nesse contexto fortemente globalizado, de acesso imediato às informações independente das barreiras de tempo e do espaço, torna-se difícil imaginar a vida sem internet, logo, se faz possível o questionamento: somos dependentes da internet? Estudos acerca da dependência em internet datam inicialmente de 1996, porém, tais estudos têm uma representação infinitamente maior nos dias atuais, mas ainda assim, pouco se compreende sobre as razões pelas quais as pessoas se tornam dependentes em internet. Nessa busca por maior compreensão do conceito de “Dependência em Internet” é que se delineia o cerne dessa pesquisa, cujo objetivo consiste em realizar uma revisão da literatura nacional acerca dos comportamentos de uso, abuso e dependência de internet no período de 2008 a 2014 com enfoque nos aspectos neuro-pisco-fisiológicos a fim de realizar uma possível aproximação do quadro das dependências de substâncias psicoativas. Para tal busca, a pesquisa se realizará de forma qualitativa em cunho exploratório, com buscas em bases de dados científicos on-line como Scielo e PePSIC, com posterior catalogação das características de ambos os quadros e aproximando-as, propor graus de equivalência, semelhanças e similaridades. O que se espera com a pesquisa é o apontamento de similaridades e correlações entre os quadros de dependência em substâncias e em internet, principalmente no que se refere aos aspectos neuroquímicos e fisiológicos dos referidos quadros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-14T17:14:42Z
2019-11-14T17:14:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2770
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771953975918592