A influência dos blogues de moda-lifestyle nas decisões de compra dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Raquel Sofia Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18505
Resumo: O advento das tecnologias e, sucessivamente, da internet, despoletou diversos fenómenos até antes desconhecidos. Através de uma internet mais interativa e com a possibilidade de comunicação entre os seus utilizadores, começaram a surgir as redes sociais e, consequentemente, as comunidades online, como forma de sociabilização e troca de ideias. Motivados por interesses comuns os atores da esfera digital começam a seguir páginas e pessoas com que se identificam. Surgem os influenciadores digitais e os blogues que atualmente ocupam um papel de destaque no que diz respeito à sua influência nas decisões de compra dos seus seguidores e, posteriormente da sociedade. As parcerias entre empresas e blogues/influenciadores digitais para divulgação de produtos/serviços é a estratégia de marketing digital predileta do momento, pois acarreta poucos custos, é divulgada rapidamente para um grande número de indivíduos e acompanha as suas necessidades. Deste modo, forma-se a pergunta de partida deste estudo: "Qual a influencia dos blogues de moda/lifestyle nas decisões de compra dos seguidores?". E seis objetivos irão responder a esta questão, nomeadamente identificar o perfil das bloguers; identificar o perfil dos seguidores; saber como é feita a parceria entre a marca e a bloguer e, em norma, quais as condições; saber como os seguidores são influenciados nas suas decisões de compra e quais os motivos; identificar os fatores que fazem uma bloguer ser uma boa influencer; saber se as bloguers são criadoras de tendências e hábitos de consumo na sociedade. Depois de definidos os objetivos foram elaboradas entrevistas online a seis bloguers e um questionário online onde participaram 187 seguidores de blogues de moda/lifestyle. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos seguidores são influenciado nas suas decisões de compra pelos blogues de moda e lifestyle e o principal motivo para esta influência é a relação de confiança e de interesses comuns estabelecida entre a bloguer e o seguidor, que confia nas opiniões e recomendações do influenciador.
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As parcerias entre empresas e blogues/influenciadores digitais para divulgação de produtos/serviços é a estratégia de marketing digital predileta do momento, pois acarreta poucos custos, é divulgada rapidamente para um grande número de indivíduos e acompanha as suas necessidades. Deste modo, forma-se a pergunta de partida deste estudo: "Qual a influencia dos blogues de moda/lifestyle nas decisões de compra dos seguidores?". E seis objetivos irão responder a esta questão, nomeadamente identificar o perfil das bloguers; identificar o perfil dos seguidores; saber como é feita a parceria entre a marca e a bloguer e, em norma, quais as condições; saber como os seguidores são influenciados nas suas decisões de compra e quais os motivos; identificar os fatores que fazem uma bloguer ser uma boa influencer; saber se as bloguers são criadoras de tendências e hábitos de consumo na sociedade. Depois de definidos os objetivos foram elaboradas entrevistas online a seis bloguers e um questionário online onde participaram 187 seguidores de blogues de moda/lifestyle. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos seguidores são influenciado nas suas decisões de compra pelos blogues de moda e lifestyle e o principal motivo para esta influência é a relação de confiança e de interesses comuns estabelecida entre a bloguer e o seguidor, que confia nas opiniões e recomendações do influenciador.The advent of technologies and successively of the Internet, triggered several phenomena previously unknown. Through a more interactive internet with the possibility of communication among its users, social networks began to emerge and consequently, online communities, as a form of socialization and exchange of ideas. Motivated by common interests, actors in the digital sphere begin to follow pages and people with whom they identify. Digital influencers and blogs are emerging, which currently play a prominent role in influencing the purchasing decisions of their followers and subsequently of society. The partnerships between companies and blogs / digital influencers to promote products / services is the preferred digital marketing strategy of the moment, because it has few costs, it is quickly disseminated to a large number of individuals and it follows their needs. Thus, the starting question of this study is formed: "What is the influence of fashion / lifestyle blogs in the purchasing decisions of their followers?" And six objectives will answer this question, namely identifying the profile of the bloggers; identify the profile of the followers; know how the partnership between the brand and blogger is done and, in general, what the conditions are; knowing how followers are influenced in their buying decisions and what the reasons are; identify the factors that make a blogger be a good influencer; to know if bloggers are creating trends and consumption habits in society. Once the objectives were defined, online interviews were developed with six bloggers and an online questionnaire where 187 followers of fashion / lifestyle blogs participated. The results show that most followers are influenced in their buying decisions by fashion and lifestyle blogs and the main reason for this influence is the relationship of trust and common interests established between blogger and follower, who relies on opinions and influencer recommendations.2019-07-22T11:34:50Z2018-12-06T00:00:00Z2018-12-062018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18505TID:202130835porCardoso, Raquel Sofia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:26:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18505Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:48.453078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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