A EMRC na escola pública na Diocese de Coimbra: perceção de alunos sobre a relevância da disciplina e o perfil do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luís Miguel da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35557
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling A EMRC na escola pública na Diocese de Coimbra: perceção de alunos sobre a relevância da disciplina e o perfil do professorEnsino Religioso Escolar (ERE)Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)Perceção dos alunos sobre a disciplina de EMRCPerfil docenteGestão escolarDissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica é uma disciplina de oferta obrigatória em todos os anos de escolaridade do sistema de ensino português, na totalidade das ofertas formativas do Ensino Básico e Secundário, de acordo com a Portaria n.º 341/2015, de 9 de outubro, sendo a sua frequência facultativa. De acordo com a legislação em vigor, a definição dos programas e a formação de professores que lecionam Educação Moral e Religiosa (Católica ou de Outra Confissão) são da responsabilidade da respetiva entidade eclesiástica competente. No caso da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), toda a bibliografia publicada pelos responsáveis da disciplina, tanto nos documentos estruturantes como nos programas apontam para dois fatores centrais para o sucesso da disciplina: a sua relevância no sistema de ensino e o perfil do/a docente que a leciona. No estudo não experimental e exploratório que apresentamos nesta dissertação de Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, pretendemos verificar até que ponto estes dois fatores estavam relacionados com a decisão dos alunos em procurar, ou não, realizar a inscrição na disciplina. Para o efeito, foram questionados 78 alunos inscritos e 86 não inscritos na disciplina de EMRC, no 9º Ano, em quatro escolas, cada uma de uma Região Pastoral diferente da Diocese de Coimbra (Beira-Mar, Centro, Nordeste, Sul), recorrendo a um questionário com questões abertas e fechadas construído para o efeito. Da análise dos resultados é possível concluir que tanto os alunos inscritos como os não inscritos reconhecem a relevância da disciplina no sistema de ensino, considerando que o/a professor/a que a leciona deve ter o mesmo tipo de preparação que qualquer outro docente de outra disciplina. Verificou-se ainda que muitos alunos referiram não se ter inscrito por considerarem que o tempo da aula seria necessário para estudar, embora depois relatem que passam esse mesmo tempo em tarefas de socialização, nomeadamente no encontro com amigos ou utilizando o tempo em redes sociais. Para contrariar esta tendência, seria necessário que a disciplina fosse reconhecida pela cultura escolar como relevante, organizando o horário dos alunos de forma a motivá-los para a sua frequência e facilitando a existência de momentos de convívio entre eles, de forma a que esse não seja o único momento em que os jovens podem confraternizar, caso não se inscrevam para a sua frequência. Nesse sentido, consideramos que o presente estudo pode trazer contributos no que concerne à gestão do papel da disciplina no currículo escolar .The Catholic Moral and Religious Education is a subject of compulsory offer by the Portuguese public schools in every school level of the basic and secondary education according to the law (Portaria nº 341/2015 of 9th October) but its attendance is optional. According to the law the definition of the programmes and the initial training of teachers who teach Moral Religious Education (Catholic or other faiths) are under the responsibility of the ecclesiastic entities. In what concerns the Catholic Moral and Religious Education subject (EMRC), two main factors are referred as relevant for its success in all the bibliography published by the people responsible for this subject both in its structuring documents and programmes: its relevance for the education system as well as the profile of the teacher. In the non-experimental exploratory study we present in this Master Thesis in the field of the Training and Educational Administration Management, we intend to show to what extent these two factors were related to the students’ decision to enroll in this subject. In order to accomplish this task 78 enrolled students and 86 non-enrolled students attending year 9 in four schools each from a different Pastoral Region of the Diocese of Coimbra (Sea shore, Centre, Northeast, South) answered a questionnaire of open and closed questions specifically created for the purpose. The analysis of the data allows us to conclude that both enrolled and non-enrolled students recognize the relevance of the subject in the education system, considering that the teacher who teaches it should have the same training as any other teacher of other subjects The results also show that a lot of students stated that they didn’t enrol in the subject because they think that the time of the lesson is necessary for them to study, in spite of saying that they usually spend that time socializing, namely hanging out with their friends or in social networks. To change this tendency, it would be necessary for this subject to be recognized as relevant by the school culture and that the students’ timetables were organized in such a way that they would feel highly motivated to attend the Catholic Moral and Religious Education lessons. At the same time socializing moments among the students should be provided so that the time of these lessons wouldn’t be the only opportunity they have to spend some time with their friends when they don’t enrol in the subject. Bearing this in mind, we consider that this study can introduce some important clues in what concerns the role of this subject in the school curriculum.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/35557http://hdl.handle.net/10316/35557porGonçalves, Luís Miguel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:56.816030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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