Saber viver juntos numa comunidade cívica cujo fio condutor é a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marta Raquel Portas Salgado de Castro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/26669
Resumo: O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e Religiosa Católica, que primam pela preocupação da formação do cidadão, como um ser integrante de uma sociedade democrática, com papel ativo e interventivo. Com a globalização e a presença de diferentes culturas, novos desafios se impõe, tanto à escola, como à própria educação, uma vez que esta deve ser multicultural e multirreligiosa procurando estabelecer uma certa harmonia social. Assim, a educação tem o papel de ajudar a compreender o mundo e as pessoas bem como o de cultivar o sentido de pertença a uma comunidade. Sendo a educação um direito de todos, não se poderia deixar de incluir, nesta reflexão, o testemunho de uma persistência invulgar de uma menina chamada Malala, com origem no Paquistão, demonstrando o quão a escola, a educação e a instrução são veículos impulsionadores para ser-se voz ativa na sociedade e instrumentos base na construção de uma identidade, sendo a atual caracterizada por ser tecnocrata e individualista. Desta forma, o Estado é responsável por proporcionar a todos os cidadãos o acesso à educação e garantir que todos são capazes de participar ativamente na sociedade em que estão inseridos. Por essa razão se entende o enfoco que se dá à educação para a cidadania, sendo uma preocupação que provém da antiguidade e na sociedade atual é de extrema importância alertar para a necessidade de os cidadãos serem proativos e terem a capacidade de refletirem criticamente acerca de problemas sociais que os envolvem, tentando colmatar o individualismo, fruto da tecnocracia vigente na sociedade de hoje. Porém, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica tem um papel importantíssimo na formação do carácter dos cidadãos. Se, por um lado, a Educação para a Cidadania se preocupa com a participação ativa na sociedade do cidadão, por outro, a disciplina anterior preocupa-se com a Formação Integral, procurando ajudar a pessoa a ser, a integrar-se com os outros, a desenvolver o sentido altruísta.
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Assim, a educação tem o papel de ajudar a compreender o mundo e as pessoas bem como o de cultivar o sentido de pertença a uma comunidade. Sendo a educação um direito de todos, não se poderia deixar de incluir, nesta reflexão, o testemunho de uma persistência invulgar de uma menina chamada Malala, com origem no Paquistão, demonstrando o quão a escola, a educação e a instrução são veículos impulsionadores para ser-se voz ativa na sociedade e instrumentos base na construção de uma identidade, sendo a atual caracterizada por ser tecnocrata e individualista. Desta forma, o Estado é responsável por proporcionar a todos os cidadãos o acesso à educação e garantir que todos são capazes de participar ativamente na sociedade em que estão inseridos. Por essa razão se entende o enfoco que se dá à educação para a cidadania, sendo uma preocupação que provém da antiguidade e na sociedade atual é de extrema importância alertar para a necessidade de os cidadãos serem proativos e terem a capacidade de refletirem criticamente acerca de problemas sociais que os envolvem, tentando colmatar o individualismo, fruto da tecnocracia vigente na sociedade de hoje. Porém, a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica tem um papel importantíssimo na formação do carácter dos cidadãos. Se, por um lado, a Educação para a Cidadania se preocupa com a participação ativa na sociedade do cidadão, por outro, a disciplina anterior preocupa-se com a Formação Integral, procurando ajudar a pessoa a ser, a integrar-se com os outros, a desenvolver o sentido altruísta.The purpose of this report is to reflect upon the relevance of education in general and the coexistence of two subjects, Education for Citizenship and Catholic Moral and Religious Education, which focus on the concern for the formation of the citizen as an integral part of a democratic society with an active role. With globalization and the presence of different cultures, new challenges are imposed both on school and on education itself, considering that it must be multicultural and multireligious, aiming at establishing a certain social harmony. The role of education is therefore to help to understand the world and the other, as well as to cultivate the sense of belonging to a community. Bearing in mind that everyone has the right to education, one has to include in this reflection the pungent testimonial and the unusual persistence of a girl named Malala from Pakistan, who shows us how school and education play an active role in society and how both constitute basic instruments in the construction of an identity, which is currently defined as being technocratic and individualistic. In this regard, the State is responsible for providing all citizens with access to education and ensuring that all are able to participate actively in the society they live in. For this reason, the focus on education for citizenship is made clear, since it is a concern that comes from ancient times. In today’s society, it is extremely important to call for the need for citizens to be proactive and to have the ability to reflect critically about social problems, trying to avoid individualism, which results from the technocracy in our society today. However, the subject of Catholic Moral and Religious Education plays a very important role in shaping the character of citizens. If, on the one hand, Citizenship Education is concerned with active participation in the society of the citizen, the other subject, on the other hand, is concerned with the Integral Training, trying to help the individual on how to integrate with the others and develop the sense of selflessness.Varanda, Maria Isabel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Marta Raquel Portas Salgado de Castro2019-01-14T10:31:36Z2018-07-0320182018-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/26669TID:202016234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:18.154791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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