Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xufre, Isa Margarida Cabrita Domingos Dores Carneiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28815
Resumo: Como professora de EMRC apercebo-me que existe uma grande mudança nas crianças que passam do 1º Ciclo para o 2º Ciclo. Esta transição desencadeia, por vezes, comportamentos desadequados que podem promover o desenvolvimento de Bullying. Sendo este um tema que abordo regularmente nas aulas de EMRC, gostaria que o mesmo fosse trabalhado no contexto da Unidade Letiva 1 – Viver juntos. Com este exercício pretendo sublinhar o contributo que a EMRC pode dar na abordagem desta realidade, para a qual temos de estar diariamente atentos.
id RCAP_cf42c429d344ca98432ae31922db5351
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntosBullyingEducação Moral e Religiosa CatólicaEMRCEscolaFamíliaCatholic Moral and Religious EducationSchoolFamilyDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoComo professora de EMRC apercebo-me que existe uma grande mudança nas crianças que passam do 1º Ciclo para o 2º Ciclo. Esta transição desencadeia, por vezes, comportamentos desadequados que podem promover o desenvolvimento de Bullying. Sendo este um tema que abordo regularmente nas aulas de EMRC, gostaria que o mesmo fosse trabalhado no contexto da Unidade Letiva 1 – Viver juntos. Com este exercício pretendo sublinhar o contributo que a EMRC pode dar na abordagem desta realidade, para a qual temos de estar diariamente atentos.As an EMRC teacher I realize that there is a big change in the children who go from 1st Cycle to 2nd Cycle. This transition sometimes triggers inappropriate behaviors that can promote the development of bullying. As this is a theme I regularly work in EMRC classes, I would like it to be worked on in the context of Teaching Unit 1 - Living Together. With this exercise I want to underline the contribution that EMRC can make in addressing this reality, to which we must be aware daily.Garcia Ambrosio, Juan FranciscoTeixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaXufre, Isa Margarida Cabrita Domingos Dores Carneiro2019-11-21T10:27:42Z2019-11-142019-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28815TID:202303241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:07.247233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos
title Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos
spellingShingle Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos
Xufre, Isa Margarida Cabrita Domingos Dores Carneiro
Bullying
Educação Moral e Religiosa Católica
EMRC
Escola
Família
Catholic Moral and Religious Education
School
Family
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos
title_full Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos
title_fullStr Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos
title_full_unstemmed Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos
title_sort Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos
author Xufre, Isa Margarida Cabrita Domingos Dores Carneiro
author_facet Xufre, Isa Margarida Cabrita Domingos Dores Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia Ambrosio, Juan Francisco
Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Xufre, Isa Margarida Cabrita Domingos Dores Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Educação Moral e Religiosa Católica
EMRC
Escola
Família
Catholic Moral and Religious Education
School
Family
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Bullying
Educação Moral e Religiosa Católica
EMRC
Escola
Família
Catholic Moral and Religious Education
School
Family
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Como professora de EMRC apercebo-me que existe uma grande mudança nas crianças que passam do 1º Ciclo para o 2º Ciclo. Esta transição desencadeia, por vezes, comportamentos desadequados que podem promover o desenvolvimento de Bullying. Sendo este um tema que abordo regularmente nas aulas de EMRC, gostaria que o mesmo fosse trabalhado no contexto da Unidade Letiva 1 – Viver juntos. Com este exercício pretendo sublinhar o contributo que a EMRC pode dar na abordagem desta realidade, para a qual temos de estar diariamente atentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21T10:27:42Z
2019-11-14
2019-11-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28815
TID:202303241
url http://hdl.handle.net/10400.14/28815
identifier_str_mv TID:202303241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131937986576384