Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28815 |
Resumo: | Como professora de EMRC apercebo-me que existe uma grande mudança nas crianças que passam do 1º Ciclo para o 2º Ciclo. Esta transição desencadeia, por vezes, comportamentos desadequados que podem promover o desenvolvimento de Bullying. Sendo este um tema que abordo regularmente nas aulas de EMRC, gostaria que o mesmo fosse trabalhado no contexto da Unidade Letiva 1 – Viver juntos. Com este exercício pretendo sublinhar o contributo que a EMRC pode dar na abordagem desta realidade, para a qual temos de estar diariamente atentos. |
id |
RCAP_cf42c429d344ca98432ae31922db5351 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28815 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntosBullyingEducação Moral e Religiosa CatólicaEMRCEscolaFamíliaCatholic Moral and Religious EducationSchoolFamilyDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoComo professora de EMRC apercebo-me que existe uma grande mudança nas crianças que passam do 1º Ciclo para o 2º Ciclo. Esta transição desencadeia, por vezes, comportamentos desadequados que podem promover o desenvolvimento de Bullying. Sendo este um tema que abordo regularmente nas aulas de EMRC, gostaria que o mesmo fosse trabalhado no contexto da Unidade Letiva 1 – Viver juntos. Com este exercício pretendo sublinhar o contributo que a EMRC pode dar na abordagem desta realidade, para a qual temos de estar diariamente atentos.As an EMRC teacher I realize that there is a big change in the children who go from 1st Cycle to 2nd Cycle. This transition sometimes triggers inappropriate behaviors that can promote the development of bullying. As this is a theme I regularly work in EMRC classes, I would like it to be worked on in the context of Teaching Unit 1 - Living Together. With this exercise I want to underline the contribution that EMRC can make in addressing this reality, to which we must be aware daily.Garcia Ambrosio, Juan FranciscoTeixeira, Alfredo Manuel Matos Alves RodriguesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaXufre, Isa Margarida Cabrita Domingos Dores Carneiro2019-11-21T10:27:42Z2019-11-142019-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28815TID:202303241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:34:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:07.247233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos |
title |
Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos |
spellingShingle |
Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos Xufre, Isa Margarida Cabrita Domingos Dores Carneiro Bullying Educação Moral e Religiosa Católica EMRC Escola Família Catholic Moral and Religious Education School Family Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
title_short |
Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos |
title_full |
Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos |
title_fullStr |
Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos |
title_full_unstemmed |
Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos |
title_sort |
Como lidar com o bullying e preveni-lo : uma proposta de ação no contexto da Unidade Letiva 1 do 5º ano do programa de Educação Moral Religiosa Católica : Viver juntos |
author |
Xufre, Isa Margarida Cabrita Domingos Dores Carneiro |
author_facet |
Xufre, Isa Margarida Cabrita Domingos Dores Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia Ambrosio, Juan Francisco Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xufre, Isa Margarida Cabrita Domingos Dores Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Educação Moral e Religiosa Católica EMRC Escola Família Catholic Moral and Religious Education School Family Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
topic |
Bullying Educação Moral e Religiosa Católica EMRC Escola Família Catholic Moral and Religious Education School Family Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião |
description |
Como professora de EMRC apercebo-me que existe uma grande mudança nas crianças que passam do 1º Ciclo para o 2º Ciclo. Esta transição desencadeia, por vezes, comportamentos desadequados que podem promover o desenvolvimento de Bullying. Sendo este um tema que abordo regularmente nas aulas de EMRC, gostaria que o mesmo fosse trabalhado no contexto da Unidade Letiva 1 – Viver juntos. Com este exercício pretendo sublinhar o contributo que a EMRC pode dar na abordagem desta realidade, para a qual temos de estar diariamente atentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21T10:27:42Z 2019-11-14 2019-11-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/28815 TID:202303241 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/28815 |
identifier_str_mv |
TID:202303241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131937986576384 |