Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Andreia Rubina da Conceição
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bento, António V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1270
Resumo: Num mundo globalizado e complexo em que o capital humano assume centralidade em temáticas associadas à liderança das organizações escolares e consequente Gestão de Recursos Humanos, urge perceber que perceções têm os liderados, pessoal docente e não docente, acerca das práticas e comportamentos da liderança do Diretor escolar. Esta pesquisa de natureza mista, privilegiou como estratégia metodológica o estudo de caso, incidindo sobre uma Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Região Autónoma da Madeira. Foi administrado, ao pessoal docente e não docente da escola, o questionário LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) de Kouzes e Posner. A análise de conteúdo recaiu sobre o Projecto Educativo de Escola e o Plano Anual de Escola. Concluíu-se que, na opinião dos inquiridos, as práticas de liderança que deverão ser privilegiadas por um líder eficaz são “Permitir que os outros ajam” e “Encorajar a vontade”.
id RCAP_08d251cb675fa5b0cc735814638090cf
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1270
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolaresOrganizações escolaresGestão de recursos humanosLiderançaPráticas de liderança.Faculdade de Ciências SociaisNum mundo globalizado e complexo em que o capital humano assume centralidade em temáticas associadas à liderança das organizações escolares e consequente Gestão de Recursos Humanos, urge perceber que perceções têm os liderados, pessoal docente e não docente, acerca das práticas e comportamentos da liderança do Diretor escolar. Esta pesquisa de natureza mista, privilegiou como estratégia metodológica o estudo de caso, incidindo sobre uma Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Região Autónoma da Madeira. Foi administrado, ao pessoal docente e não docente da escola, o questionário LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) de Kouzes e Posner. A análise de conteúdo recaiu sobre o Projecto Educativo de Escola e o Plano Anual de Escola. Concluíu-se que, na opinião dos inquiridos, as práticas de liderança que deverão ser privilegiadas por um líder eficaz são “Permitir que os outros ajam” e “Encorajar a vontade”.Fundação CESGRANRIODigitUMaCosta, Andreia Rubina da ConceiçãoBento, António V.2016-11-08T15:56:04Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1270porCosta, Andreia Rubina da Conceição, & Bento, António V.. (2015). Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23(88), 663-680.0104-4036dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000300006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:00Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:59.746095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares
title Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares
spellingShingle Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares
Costa, Andreia Rubina da Conceição
Organizações escolares
Gestão de recursos humanos
Liderança
Práticas de liderança
.
Faculdade de Ciências Sociais
title_short Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares
title_full Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares
title_fullStr Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares
title_full_unstemmed Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares
title_sort Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares
author Costa, Andreia Rubina da Conceição
author_facet Costa, Andreia Rubina da Conceição
Bento, António V.
author_role author
author2 Bento, António V.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Andreia Rubina da Conceição
Bento, António V.
dc.subject.por.fl_str_mv Organizações escolares
Gestão de recursos humanos
Liderança
Práticas de liderança
.
Faculdade de Ciências Sociais
topic Organizações escolares
Gestão de recursos humanos
Liderança
Práticas de liderança
.
Faculdade de Ciências Sociais
description Num mundo globalizado e complexo em que o capital humano assume centralidade em temáticas associadas à liderança das organizações escolares e consequente Gestão de Recursos Humanos, urge perceber que perceções têm os liderados, pessoal docente e não docente, acerca das práticas e comportamentos da liderança do Diretor escolar. Esta pesquisa de natureza mista, privilegiou como estratégia metodológica o estudo de caso, incidindo sobre uma Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Região Autónoma da Madeira. Foi administrado, ao pessoal docente e não docente da escola, o questionário LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) de Kouzes e Posner. A análise de conteúdo recaiu sobre o Projecto Educativo de Escola e o Plano Anual de Escola. Concluíu-se que, na opinião dos inquiridos, as práticas de liderança que deverão ser privilegiadas por um líder eficaz são “Permitir que os outros ajam” e “Encorajar a vontade”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-08T15:56:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1270
url http://hdl.handle.net/10400.13/1270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Andreia Rubina da Conceição, & Bento, António V.. (2015). Práticas e comportamentos de liderança na gestão dos recursos humanos escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23(88), 663-680.
0104-4036
dx.doi.org/10.1590/S0104-40362015000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129909437661184