Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Andreia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santana, Filipa, Neto, Teresa, Órfão, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4310
Resumo: This paper presents present some tasks designed within the course ”Seminário de Investigação em Didática”, which is developed in close connection with the supervised teaching practice (of the master in teaching Mathematics in the Elementary and High School). The tasks presented are intended to reflect on some basic didactical principles of mathematic, which allow you to enter the criteria for suitability didactic analysis of the processes, in teaching and learning of mathematics, and to motivate the use of GeoGebra.
id RCAP_0995a644a3c6c2b1960f3f92ac3127f3
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao GeogebraThis paper presents present some tasks designed within the course ”Seminário de Investigação em Didática”, which is developed in close connection with the supervised teaching practice (of the master in teaching Mathematics in the Elementary and High School). The tasks presented are intended to reflect on some basic didactical principles of mathematic, which allow you to enter the criteria for suitability didactic analysis of the processes, in teaching and learning of mathematics, and to motivate the use of GeoGebra.En éste artigose presentan algunas de las tareas diseñadas en el curso de “Seminário de Investigação em Didática”, que se desarrolla en estrecha relación con la práctica docente supervisada (del maestro en la enseñanza de las matemáticas en la educación secundaria). Las tareas que se presentan tienen la intención de reflexionar sobre algunos principios didácticos básicos de la matemática, que permiten introducir los criterios para el análisis de la idoneidad didáctica de los procesos de la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, y para motivar el uso de GeoGebra.Este texto apresenta algumas tarefas desenhadas no âmbito da unidade curricular, Seminário de Investigação em Didática, que se desenvolve em estreita ligação com a prática de ensino supervisionada, do mestrado em Ensino da Matemática no 3ºCEB e Secundário. As tarefas apresentadas têm como finalidade a reflexão sobre alguns princípios didático-matemáticos básicos, os quais permitem introduzir os critérios de adequação didática na análise de processos de ensino e de aprendizagem da matemática e motivar para a utilização do GeoGebra.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2013-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v5i1.4310https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4310Indagatio Didactica; Vol 5 No 1 (2013); 127-148Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 1 (2013); 127-148Indagatio Didactica; Vol. 5 No 1 (2013); 127-148Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 1 (2013); 127-1481647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4310https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4310/3244de Castro, AndreiaSantana, FilipaNeto, TeresaÓrfão, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:12Zoai:proa.ua.pt:article/4310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:07.720642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
title Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
spellingShingle Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
de Castro, Andreia
title_short Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
title_full Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
title_fullStr Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
title_full_unstemmed Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
title_sort Iniciação à investigação em educação matemática: exemplo de duas tarefas com recurso ao Geogebra
author de Castro, Andreia
author_facet de Castro, Andreia
Santana, Filipa
Neto, Teresa
Órfão, Isabel
author_role author
author2 Santana, Filipa
Neto, Teresa
Órfão, Isabel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Andreia
Santana, Filipa
Neto, Teresa
Órfão, Isabel
description This paper presents present some tasks designed within the course ”Seminário de Investigação em Didática”, which is developed in close connection with the supervised teaching practice (of the master in teaching Mathematics in the Elementary and High School). The tasks presented are intended to reflect on some basic didactical principles of mathematic, which allow you to enter the criteria for suitability didactic analysis of the processes, in teaching and learning of mathematics, and to motivate the use of GeoGebra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4310
https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4310
url https://doi.org/10.34624/id.v5i1.4310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4310
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4310/3244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 5 No 1 (2013); 127-148
Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 1 (2013); 127-148
Indagatio Didactica; Vol. 5 No 1 (2013); 127-148
Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 1 (2013); 127-148
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133569209073664