Relatório de Estágio de Diana Luísa Gonçalves Patrício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Diana Luísa Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20837
Resumo: O presente relatório de estágio visa explanar o percurso formativo desenvolvido no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Educativa Supervisionada revestiu-se de uma imprescindível componente prática, que se foi solidificando pela análise crítica e reflexiva permanente. Esta intenta-se espelhar ao longo do relatório sempre que se descrevem e analisam as práticas investigativas sustentadas numa aproximação à Metodologia de Investigação-Ação. Reporta-se aos momentos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que cimentaram as práticas pedagógicas vivenciadas, num processo de diálogo entre a teoria e a prática. As dimensões envolvidas neste processo formativo foram múltiplas, no entanto a centralidade foi dada a uma práxis que envolveu a elaboração planificações flexíveis, de ações pedagógicas adequadas aos interesses e às necessidades das crianças. Sublinha-se uma ação educativa baseada em pedagogias participativas, atribuindo à criança um papel ativo e participativo, fomentando a construção do seu próprio conhecimento. Neste sentido, no processo de formação foi valorizada a construção de saberes colaborativos, com as equipas educativas, com as equipas da escola superior de educação, com o par pedagógico e sobretudo com as crianças. Este percurso revelou-se desafiante e potenciador de aprendizagens, que contribuíram para a construção da profissionalidade docente de perfil duplo. Sublinha-se que as conclusões apontam para a construção de uma identidade profissional, construída a partir de um trabalho de reflexividade crítica acerca das práticas, que nos colocam num patamar de profissionais producentes de saber e de saber-fazer (Nóvoa, 1992).
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