Relatório de Estágio de Diana Luísa Gonçalves Patrício
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20837 |
Resumo: | O presente relatório de estágio visa explanar o percurso formativo desenvolvido no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Educativa Supervisionada revestiu-se de uma imprescindível componente prática, que se foi solidificando pela análise crítica e reflexiva permanente. Esta intenta-se espelhar ao longo do relatório sempre que se descrevem e analisam as práticas investigativas sustentadas numa aproximação à Metodologia de Investigação-Ação. Reporta-se aos momentos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que cimentaram as práticas pedagógicas vivenciadas, num processo de diálogo entre a teoria e a prática. As dimensões envolvidas neste processo formativo foram múltiplas, no entanto a centralidade foi dada a uma práxis que envolveu a elaboração planificações flexíveis, de ações pedagógicas adequadas aos interesses e às necessidades das crianças. Sublinha-se uma ação educativa baseada em pedagogias participativas, atribuindo à criança um papel ativo e participativo, fomentando a construção do seu próprio conhecimento. Neste sentido, no processo de formação foi valorizada a construção de saberes colaborativos, com as equipas educativas, com as equipas da escola superior de educação, com o par pedagógico e sobretudo com as crianças. Este percurso revelou-se desafiante e potenciador de aprendizagens, que contribuíram para a construção da profissionalidade docente de perfil duplo. Sublinha-se que as conclusões apontam para a construção de uma identidade profissional, construída a partir de um trabalho de reflexividade crítica acerca das práticas, que nos colocam num patamar de profissionais producentes de saber e de saber-fazer (Nóvoa, 1992). |
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Relatório de Estágio de Diana Luísa Gonçalves PatrícioPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação-açãoPedagogias participativasReflexãoIdentidade profissionalSupervised educational practiceResearch-action methodologyParticipatory pedagogiesReflectionProfessional identityDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio visa explanar o percurso formativo desenvolvido no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A Prática Educativa Supervisionada revestiu-se de uma imprescindível componente prática, que se foi solidificando pela análise crítica e reflexiva permanente. Esta intenta-se espelhar ao longo do relatório sempre que se descrevem e analisam as práticas investigativas sustentadas numa aproximação à Metodologia de Investigação-Ação. Reporta-se aos momentos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, que cimentaram as práticas pedagógicas vivenciadas, num processo de diálogo entre a teoria e a prática. As dimensões envolvidas neste processo formativo foram múltiplas, no entanto a centralidade foi dada a uma práxis que envolveu a elaboração planificações flexíveis, de ações pedagógicas adequadas aos interesses e às necessidades das crianças. Sublinha-se uma ação educativa baseada em pedagogias participativas, atribuindo à criança um papel ativo e participativo, fomentando a construção do seu próprio conhecimento. Neste sentido, no processo de formação foi valorizada a construção de saberes colaborativos, com as equipas educativas, com as equipas da escola superior de educação, com o par pedagógico e sobretudo com as crianças. Este percurso revelou-se desafiante e potenciador de aprendizagens, que contribuíram para a construção da profissionalidade docente de perfil duplo. Sublinha-se que as conclusões apontam para a construção de uma identidade profissional, construída a partir de um trabalho de reflexividade crítica acerca das práticas, que nos colocam num patamar de profissionais producentes de saber e de saber-fazer (Nóvoa, 1992).This internship report aims to explain the educational journey developed during the Supervised Educational Practice, within the scope of the Master’s Degree in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. The Supervised Educational Practice has an essential practical component, which has been solidified by permanent critical and reflective analysis. This is intended to be stated throughout the report, whenever investigative practices based on an approach to the Research-Action Methodology are described and analyzed. Moments of observation, planning, action, reflection and evaluation are mentioned, which helped to solidify the pedagogical practices experienced, in a very close relationship between theory and practice. The dimensions involved in this internship process were multiple, however the main goal was to elaborate flexible plans and pedagogical actions adapted to the interests and needs of the children. An educational process based on participatory pedagogies is emphasized, giving the children an active and participatory role, encouraging the construction of their own knowledge. In this sense, in this internship journey, the construction of collaborative knowledge was valued, with the educational teams, with the teams of the ESE - School of Education, with the pedagogical pair and, above all, with the children. This path proved to be challenging but also a learning enhancer, which contributed to the construction of a dual-profile teaching career. It is emphasized that the conclusions point to the construction of a professional identity, built from a work of critical reflexivity about the practices, which place us on a level of professionals who produce knowledge and know-how (Nóvoa, 1992).Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoTeixeira, Maria Cândida da MotaQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deFérias, Ana Rita MoutinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPatrício, Diana Luísa Gonçalves2022-09-08T10:12:57Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20837TID:203286898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:54.324724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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