O jogo livre no recreio escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17819 |
Resumo: | Atualmente muitos profissionais de educação atribuem um elevado valor à prática de jogo em contextos escolares. Efetivamente são vários os autores que comprovam esta importância ao defenderem que o jogo promove o desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social da criança. No 1.º Ciclo do Ensino Básico o jogo surge essencialmente nos espaços de recreio. Neste enquadramento, a presente investigação tem como objetivo principal compreender o jogo livre no recreio escolar. Este estudo com características de estudo de caso qualitativo, foi realizado num contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se procurou investigar sobre o jogo livre no espaço de recreio escolar. Definiram-se os seguintes objetivos específicos: identificar os tipos de jogo que ocorrem no recreio e analisar a relação entre tipos de jogo e o género das crianças. O estudo foi possível através da observação de seis crianças (três do género feminino e três do género masculino) no recreio escolar por meio de gravação em vídeo e notas de campo, no período de 19 de outubro de 2015 a 16 de dezembro de 2015. Concluiu-se que o grupo de crianças observado parece ter preferência por jogos de grupo, funcional/exercício, exploratório e luta e perseguição. No que diz respeito à relação entre género e tipo de jogo, a única diferença aparentemente observada foi que para além de ambos os géneros preferirem os jogos de grupo e funcional/exercício, as meninas parecem preferir o jogo exploratório enquanto os meninos tendem mais para o jogo luta e perseguição. Além disto é possível concluir que tanto as meninas como os meninos jogam entre eles, embora aparentemente mostrem uma preferência por jogos com o mesmo género e com os amigos. |
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