O jogo nos espaços exterior e interior em jardim de infância: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Joana de Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18017
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de SIE e PPS, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. Tínhamos como objetivo do trabalho investigar sobre o jogo nos espaços exterior e interior em Jardim de Infância. As principais linhas orientadoras do quadro teórico assentam nas conceções de jogo e espaços no jardim de infância. Jogo é o processo em que a criança tem a liberdade de explorar, investigar e experienciar o espaço físico e social sem constrangimentos. Quando o ser humano joga, realiza uma atividade. Este estudo insere-se numa metodologia de natureza qualitativa e interpretativa. Os participantes foram 4 crianças com 3, 4, 5 e 6 anos de idade, sendo 3 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. A recolha de dados foi efetuada entre os meses de outubro e dezembro de 2015, através dos registos escritos e de vídeo gravações das atividades. O objeto de estudo é investigar o jogo nos espaços exterior e interior em Jardim de Infância e tem como objetivos específicos identificar os diferentes tipos de jogos no espaço interior e identificar os diferentes tipos de jogos no espaço exterior. Dos resultados obtidos, verificámos que os jogos identificados no espaço interior foram os jogos dramáticos, os jogos construtivos e o jogo funcional. Já no espaço exterior, os jogos identificados foram o jogo de regra, o jogo exploratório e os jogos funcionais. Para além disso, as crianças, nos momentos de observação, utilizaram mais o espaço interior do que o espaço exterior, mesmo quando lhes era dada oportunidade de irem para o exterior. Podemos assim inferir que o espaço exterior não é um espaço desafiador e que desperte o interesse e ação da criança. A preferência da criança pelo espaço interior pode ser explicada pela diversidade de materiais e áreas de atividade. É importante que os espaços estimulem experiências diversas com vários materiais e objetos desafiadores.
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