A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/32425 |
Resumo: | Analisa-se o impacto do desenvolvimento das exposições científicas sobre temas científicos de ponta produzidas pelos alunos da Comunidade de Prática Portuguesa do projeto IRRESISTIBLE, tendo em conta as suas perceções, quanto às competências por si desenvolvidas e às mudanças em ambiente de sala de aula. Para tal, foi aplicado um questionário, pré e pós desenvolvimento das exposições, composto por 16 itens de resposta fechada, a serem avaliados pelos alunos através de uma escala de Likert. Segundo as perceções dos alunos, a planificação e construção das referidas exposições permitiu-lhes desenvolver competências e melhorou a sua perceção sobre as aulas de ciências. |
id |
RCAP_0ad6ebba169a869362b544e14bdfa3ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/32425 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aulaExposições científicasProjeto IRRESISTIBLEDesenvolvimento de competênciasAmbiente em sala de aulaAnalisa-se o impacto do desenvolvimento das exposições científicas sobre temas científicos de ponta produzidas pelos alunos da Comunidade de Prática Portuguesa do projeto IRRESISTIBLE, tendo em conta as suas perceções, quanto às competências por si desenvolvidas e às mudanças em ambiente de sala de aula. Para tal, foi aplicado um questionário, pré e pós desenvolvimento das exposições, composto por 16 itens de resposta fechada, a serem avaliados pelos alunos através de uma escala de Likert. Segundo as perceções dos alunos, a planificação e construção das referidas exposições permitiu-lhes desenvolver competências e melhorou a sua perceção sobre as aulas de ciências.Universitat Autònoma de BarcelonaRepositório da Universidade de LisboaAzinhaga, PatríciaMarques, Ana RitaReis, PedroTinoca, LuísBaptista, Mónica2018-03-20T10:26:46Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32425porAzinhaga, P., Marques, A. R., Reis, P., Tinoca, L., & Baptista, M. (2017). A construção de exposições científicas: Perceções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula. Enseñanza de las Ciencias, nº extraordinario, 4709-4713. Retirado de https://ddd.uab.cat/record/183633?ln=ca2174-6486info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:30.940604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula |
title |
A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula |
spellingShingle |
A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula Azinhaga, Patrícia Exposições científicas Projeto IRRESISTIBLE Desenvolvimento de competências Ambiente em sala de aula |
title_short |
A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula |
title_full |
A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula |
title_fullStr |
A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula |
title_sort |
A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula |
author |
Azinhaga, Patrícia |
author_facet |
Azinhaga, Patrícia Marques, Ana Rita Reis, Pedro Tinoca, Luís Baptista, Mónica |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Ana Rita Reis, Pedro Tinoca, Luís Baptista, Mónica |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azinhaga, Patrícia Marques, Ana Rita Reis, Pedro Tinoca, Luís Baptista, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exposições científicas Projeto IRRESISTIBLE Desenvolvimento de competências Ambiente em sala de aula |
topic |
Exposições científicas Projeto IRRESISTIBLE Desenvolvimento de competências Ambiente em sala de aula |
description |
Analisa-se o impacto do desenvolvimento das exposições científicas sobre temas científicos de ponta produzidas pelos alunos da Comunidade de Prática Portuguesa do projeto IRRESISTIBLE, tendo em conta as suas perceções, quanto às competências por si desenvolvidas e às mudanças em ambiente de sala de aula. Para tal, foi aplicado um questionário, pré e pós desenvolvimento das exposições, composto por 16 itens de resposta fechada, a serem avaliados pelos alunos através de uma escala de Likert. Segundo as perceções dos alunos, a planificação e construção das referidas exposições permitiu-lhes desenvolver competências e melhorou a sua perceção sobre as aulas de ciências. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-03-20T10:26:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/32425 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/32425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Azinhaga, P., Marques, A. R., Reis, P., Tinoca, L., & Baptista, M. (2017). A construção de exposições científicas: Perceções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula. Enseñanza de las Ciencias, nº extraordinario, 4709-4713. Retirado de https://ddd.uab.cat/record/183633?ln=ca 2174-6486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universitat Autònoma de Barcelona |
publisher.none.fl_str_mv |
Universitat Autònoma de Barcelona |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134401745911808 |