A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azinhaga, Patrícia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Marques, Ana Rita, Reis, Pedro, Tinoca, Luís, Baptista, Mónica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32425
Resumo: Analisa-se o impacto do desenvolvimento das exposições científicas sobre temas científicos de ponta produzidas pelos alunos da Comunidade de Prática Portuguesa do projeto IRRESISTIBLE, tendo em conta as suas perceções, quanto às competências por si desenvolvidas e às mudanças em ambiente de sala de aula. Para tal, foi aplicado um questionário, pré e pós desenvolvimento das exposições, composto por 16 itens de resposta fechada, a serem avaliados pelos alunos através de uma escala de Likert. Segundo as perceções dos alunos, a planificação e construção das referidas exposições permitiu-lhes desenvolver competências e melhorou a sua perceção sobre as aulas de ciências.
id RCAP_0ad6ebba169a869362b544e14bdfa3ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32425
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aulaExposições científicasProjeto IRRESISTIBLEDesenvolvimento de competênciasAmbiente em sala de aulaAnalisa-se o impacto do desenvolvimento das exposições científicas sobre temas científicos de ponta produzidas pelos alunos da Comunidade de Prática Portuguesa do projeto IRRESISTIBLE, tendo em conta as suas perceções, quanto às competências por si desenvolvidas e às mudanças em ambiente de sala de aula. Para tal, foi aplicado um questionário, pré e pós desenvolvimento das exposições, composto por 16 itens de resposta fechada, a serem avaliados pelos alunos através de uma escala de Likert. Segundo as perceções dos alunos, a planificação e construção das referidas exposições permitiu-lhes desenvolver competências e melhorou a sua perceção sobre as aulas de ciências.Universitat Autònoma de BarcelonaRepositório da Universidade de LisboaAzinhaga, PatríciaMarques, Ana RitaReis, PedroTinoca, LuísBaptista, Mónica2018-03-20T10:26:46Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32425porAzinhaga, P., Marques, A. R., Reis, P., Tinoca, L., & Baptista, M. (2017). A construção de exposições científicas: Perceções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula. Enseñanza de las Ciencias, nº extraordinario, 4709-4713. Retirado de https://ddd.uab.cat/record/183633?ln=ca2174-6486info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:30.940604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula
title A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula
spellingShingle A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula
Azinhaga, Patrícia
Exposições científicas
Projeto IRRESISTIBLE
Desenvolvimento de competências
Ambiente em sala de aula
title_short A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula
title_full A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula
title_fullStr A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula
title_full_unstemmed A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula
title_sort A construção de exposições científicas: percepções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula
author Azinhaga, Patrícia
author_facet Azinhaga, Patrícia
Marques, Ana Rita
Reis, Pedro
Tinoca, Luís
Baptista, Mónica
author_role author
author2 Marques, Ana Rita
Reis, Pedro
Tinoca, Luís
Baptista, Mónica
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Azinhaga, Patrícia
Marques, Ana Rita
Reis, Pedro
Tinoca, Luís
Baptista, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Exposições científicas
Projeto IRRESISTIBLE
Desenvolvimento de competências
Ambiente em sala de aula
topic Exposições científicas
Projeto IRRESISTIBLE
Desenvolvimento de competências
Ambiente em sala de aula
description Analisa-se o impacto do desenvolvimento das exposições científicas sobre temas científicos de ponta produzidas pelos alunos da Comunidade de Prática Portuguesa do projeto IRRESISTIBLE, tendo em conta as suas perceções, quanto às competências por si desenvolvidas e às mudanças em ambiente de sala de aula. Para tal, foi aplicado um questionário, pré e pós desenvolvimento das exposições, composto por 16 itens de resposta fechada, a serem avaliados pelos alunos através de uma escala de Likert. Segundo as perceções dos alunos, a planificação e construção das referidas exposições permitiu-lhes desenvolver competências e melhorou a sua perceção sobre as aulas de ciências.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-20T10:26:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32425
url http://hdl.handle.net/10451/32425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Azinhaga, P., Marques, A. R., Reis, P., Tinoca, L., & Baptista, M. (2017). A construção de exposições científicas: Perceções dos alunos sobre as competências desenvolvidas e impacto na motivação e ambiente em sala de aula. Enseñanza de las Ciencias, nº extraordinario, 4709-4713. Retirado de https://ddd.uab.cat/record/183633?ln=ca
2174-6486
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universitat Autònoma de Barcelona
publisher.none.fl_str_mv Universitat Autònoma de Barcelona
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134401745911808