As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE

Bibliographic Details
Main Author: Reis, Pedro
Publication Date: 2016
Other Authors: Marques, Ana Rita
Format: Book
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10451/24686
Summary: Este e‐book discute as potencialidades da construção de exposições interativas pelos alunos como estratégia de ação sociopolítica. Para esta discussão são utilizados diversos cenários, sobre controvérsias sóciocientíficas relacionadas com Investigação e Inovação Responsáveis, desenvolvidos no âmbito de Projeto IRRESISTIBLE financiado pela Comissão Europeia. O processo de construção e apresentação de exposições permite aos alunos ir além da análise e da discussão, criando uma oportunidade para que participem (e até mesmo que instiguem outros a fazê-lo) numa ação comunitária sobre questões sociocientíficas controversas. A ação comunitária é frequentemente considerada como um importante aspeto da literacia científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer.
id RCAP_274146b4b61be759a4a14142992ea8c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/24686
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLEExposições interativasEducação em ciênciasControvérsias sociocientíficasAção comunitáriaAtivismoInvestigação e inovação responsáveisIRRESISTIBLEEste e‐book discute as potencialidades da construção de exposições interativas pelos alunos como estratégia de ação sociopolítica. Para esta discussão são utilizados diversos cenários, sobre controvérsias sóciocientíficas relacionadas com Investigação e Inovação Responsáveis, desenvolvidos no âmbito de Projeto IRRESISTIBLE financiado pela Comissão Europeia. O processo de construção e apresentação de exposições permite aos alunos ir além da análise e da discussão, criando uma oportunidade para que participem (e até mesmo que instiguem outros a fazê-lo) numa ação comunitária sobre questões sociocientíficas controversas. A ação comunitária é frequentemente considerada como um importante aspeto da literacia científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer.Instituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaReis, PedroMarques, Ana Rita2016-09-19T09:25:53Z2016-052016-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/24686porReis, P., & Marques, A. R. (2016). As exposições como estratégia de ação sociopolítica: cenários do projeto IRRESISTIBLE. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8753-26-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:45.252422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE
title As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE
spellingShingle As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE
Reis, Pedro
Exposições interativas
Educação em ciências
Controvérsias sociocientíficas
Ação comunitária
Ativismo
Investigação e inovação responsáveis
IRRESISTIBLE
title_short As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE
title_full As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE
title_fullStr As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE
title_full_unstemmed As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE
title_sort As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE
author Reis, Pedro
author_facet Reis, Pedro
Marques, Ana Rita
author_role author
author2 Marques, Ana Rita
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Pedro
Marques, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Exposições interativas
Educação em ciências
Controvérsias sociocientíficas
Ação comunitária
Ativismo
Investigação e inovação responsáveis
IRRESISTIBLE
topic Exposições interativas
Educação em ciências
Controvérsias sociocientíficas
Ação comunitária
Ativismo
Investigação e inovação responsáveis
IRRESISTIBLE
description Este e‐book discute as potencialidades da construção de exposições interativas pelos alunos como estratégia de ação sociopolítica. Para esta discussão são utilizados diversos cenários, sobre controvérsias sóciocientíficas relacionadas com Investigação e Inovação Responsáveis, desenvolvidos no âmbito de Projeto IRRESISTIBLE financiado pela Comissão Europeia. O processo de construção e apresentação de exposições permite aos alunos ir além da análise e da discussão, criando uma oportunidade para que participem (e até mesmo que instiguem outros a fazê-lo) numa ação comunitária sobre questões sociocientíficas controversas. A ação comunitária é frequentemente considerada como um importante aspeto da literacia científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-19T09:25:53Z
2016-05
2016-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/24686
url http://hdl.handle.net/10451/24686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, P., & Marques, A. R. (2016). As exposições como estratégia de ação sociopolítica: cenários do projeto IRRESISTIBLE. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
978-989-8753-26-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134329919504384