As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | |
Format: | Book |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10451/24686 |
Summary: | Este e‐book discute as potencialidades da construção de exposições interativas pelos alunos como estratégia de ação sociopolítica. Para esta discussão são utilizados diversos cenários, sobre controvérsias sóciocientíficas relacionadas com Investigação e Inovação Responsáveis, desenvolvidos no âmbito de Projeto IRRESISTIBLE financiado pela Comissão Europeia. O processo de construção e apresentação de exposições permite aos alunos ir além da análise e da discussão, criando uma oportunidade para que participem (e até mesmo que instiguem outros a fazê-lo) numa ação comunitária sobre questões sociocientíficas controversas. A ação comunitária é frequentemente considerada como um importante aspeto da literacia científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer. |
id |
RCAP_274146b4b61be759a4a14142992ea8c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/24686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLEExposições interativasEducação em ciênciasControvérsias sociocientíficasAção comunitáriaAtivismoInvestigação e inovação responsáveisIRRESISTIBLEEste e‐book discute as potencialidades da construção de exposições interativas pelos alunos como estratégia de ação sociopolítica. Para esta discussão são utilizados diversos cenários, sobre controvérsias sóciocientíficas relacionadas com Investigação e Inovação Responsáveis, desenvolvidos no âmbito de Projeto IRRESISTIBLE financiado pela Comissão Europeia. O processo de construção e apresentação de exposições permite aos alunos ir além da análise e da discussão, criando uma oportunidade para que participem (e até mesmo que instiguem outros a fazê-lo) numa ação comunitária sobre questões sociocientíficas controversas. A ação comunitária é frequentemente considerada como um importante aspeto da literacia científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer.Instituto de Educação da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaReis, PedroMarques, Ana Rita2016-09-19T09:25:53Z2016-052016-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10451/24686porReis, P., & Marques, A. R. (2016). As exposições como estratégia de ação sociopolítica: cenários do projeto IRRESISTIBLE. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8753-26-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:45.252422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE |
title |
As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE |
spellingShingle |
As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE Reis, Pedro Exposições interativas Educação em ciências Controvérsias sociocientíficas Ação comunitária Ativismo Investigação e inovação responsáveis IRRESISTIBLE |
title_short |
As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE |
title_full |
As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE |
title_fullStr |
As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE |
title_full_unstemmed |
As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE |
title_sort |
As exposições como estratégia de ação sociopolítica: Cenários do projeto IRRESISTIBLE |
author |
Reis, Pedro |
author_facet |
Reis, Pedro Marques, Ana Rita |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Ana Rita |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Pedro Marques, Ana Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exposições interativas Educação em ciências Controvérsias sociocientíficas Ação comunitária Ativismo Investigação e inovação responsáveis IRRESISTIBLE |
topic |
Exposições interativas Educação em ciências Controvérsias sociocientíficas Ação comunitária Ativismo Investigação e inovação responsáveis IRRESISTIBLE |
description |
Este e‐book discute as potencialidades da construção de exposições interativas pelos alunos como estratégia de ação sociopolítica. Para esta discussão são utilizados diversos cenários, sobre controvérsias sóciocientíficas relacionadas com Investigação e Inovação Responsáveis, desenvolvidos no âmbito de Projeto IRRESISTIBLE financiado pela Comissão Europeia. O processo de construção e apresentação de exposições permite aos alunos ir além da análise e da discussão, criando uma oportunidade para que participem (e até mesmo que instiguem outros a fazê-lo) numa ação comunitária sobre questões sociocientíficas controversas. A ação comunitária é frequentemente considerada como um importante aspeto da literacia científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-19T09:25:53Z 2016-05 2016-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/24686 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/24686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis, P., & Marques, A. R. (2016). As exposições como estratégia de ação sociopolítica: cenários do projeto IRRESISTIBLE. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 978-989-8753-26-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134329919504384 |