Relatório de Estágio de Joana Guimarães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Joana Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19901
Resumo: O presente relatório de qualificação profissional surge como resultado da aprendizagem adquirida ao longo da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de estágio de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A frequência na Unidade Curricular apresentada anteriormente possibilitou a mobilização de conhecimentos teóricos e práticos, assim como a elaboração e concretização de estratégias pedagógicas diferenciadas em contextos educativos. Com recurso a processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, houve a aproximação à Metodologia de Investigação-Ação que permitiu a construção de saberes imprescindíveis ao desenvolvimento profissional docente, onde foi possível aprender a pensar e a agir de forma colaborativa, com todos os agentes educativos, constituindo a base para uma aprendizagem ao longo da vida. Recorreu-se a diferentes instrumentos que suportaram a observação, a intervenção e a reflexão e, ainda, outros que registaram as evidências. Neste processo de formação inicial de um perfil profissional duplo foi adotada uma postura investigadora, reflexiva e crítica, imprescindível para uma ação educativa sustentada num paradigma socioconstrutivista, que valoriza da criança como ser holístico, ativo e participativo na construção do seu próprio conhecimento. A elaboração deste documento de formação proporcionou vários momentos de autorreflexão crítica relativamente à prática desenvolvida nos diversos contextos, bem como momentos de partilha, de transformação e de evolução das competências pessoais e profissionais. Toda esta metamorfose de ideias e práticas deve-se, ainda, à tomada de consciência dos obstáculos e do trabalho individual e colaborativo realizado para ultrapassar os mesmos, aprendendo com eles.
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