Relatório de Estágio de Joana Guimarães
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19901 |
Resumo: | O presente relatório de qualificação profissional surge como resultado da aprendizagem adquirida ao longo da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de estágio de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A frequência na Unidade Curricular apresentada anteriormente possibilitou a mobilização de conhecimentos teóricos e práticos, assim como a elaboração e concretização de estratégias pedagógicas diferenciadas em contextos educativos. Com recurso a processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, houve a aproximação à Metodologia de Investigação-Ação que permitiu a construção de saberes imprescindíveis ao desenvolvimento profissional docente, onde foi possível aprender a pensar e a agir de forma colaborativa, com todos os agentes educativos, constituindo a base para uma aprendizagem ao longo da vida. Recorreu-se a diferentes instrumentos que suportaram a observação, a intervenção e a reflexão e, ainda, outros que registaram as evidências. Neste processo de formação inicial de um perfil profissional duplo foi adotada uma postura investigadora, reflexiva e crítica, imprescindível para uma ação educativa sustentada num paradigma socioconstrutivista, que valoriza da criança como ser holístico, ativo e participativo na construção do seu próprio conhecimento. A elaboração deste documento de formação proporcionou vários momentos de autorreflexão crítica relativamente à prática desenvolvida nos diversos contextos, bem como momentos de partilha, de transformação e de evolução das competências pessoais e profissionais. Toda esta metamorfose de ideias e práticas deve-se, ainda, à tomada de consciência dos obstáculos e do trabalho individual e colaborativo realizado para ultrapassar os mesmos, aprendendo com eles. |
id |
RCAP_0b287b44fb8c065b9bdd7783bbe76422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Joana GuimarãesEducaçãoPrática pedagógicaProfissional reflexivoInvestigação-açãoSocioconstrutivismoEducationPedagogical practiceReflective professionalAction researchSocioconstructivismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de qualificação profissional surge como resultado da aprendizagem adquirida ao longo da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de estágio de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A frequência na Unidade Curricular apresentada anteriormente possibilitou a mobilização de conhecimentos teóricos e práticos, assim como a elaboração e concretização de estratégias pedagógicas diferenciadas em contextos educativos. Com recurso a processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, houve a aproximação à Metodologia de Investigação-Ação que permitiu a construção de saberes imprescindíveis ao desenvolvimento profissional docente, onde foi possível aprender a pensar e a agir de forma colaborativa, com todos os agentes educativos, constituindo a base para uma aprendizagem ao longo da vida. Recorreu-se a diferentes instrumentos que suportaram a observação, a intervenção e a reflexão e, ainda, outros que registaram as evidências. Neste processo de formação inicial de um perfil profissional duplo foi adotada uma postura investigadora, reflexiva e crítica, imprescindível para uma ação educativa sustentada num paradigma socioconstrutivista, que valoriza da criança como ser holístico, ativo e participativo na construção do seu próprio conhecimento. A elaboração deste documento de formação proporcionou vários momentos de autorreflexão crítica relativamente à prática desenvolvida nos diversos contextos, bem como momentos de partilha, de transformação e de evolução das competências pessoais e profissionais. Toda esta metamorfose de ideias e práticas deve-se, ainda, à tomada de consciência dos obstáculos e do trabalho individual e colaborativo realizado para ultrapassar os mesmos, aprendendo com eles.This professional qualification report is the result of the learning acquired during the supervised educational practice course, developed in the preschool and elementary school contexts. The frequency in the Curricular Unit presented above allowed the mobilization of theoretical and practical knowledge, as well as the elaboration and implementation of differentiated pedagogical strategies in educational contexts. Using observation, planning, action, reflection, and evaluation processes, there was an approach to Action-Research Methodology that allowed the construction of essential knowledge for the professional development of teachers, where it was possible to learn, think and act in a collaborative way, with all the educational agents, constituting the basis for lifelong learning. Different instruments were used to support the observation, intervention, and reflection, and others to record the evidence. In this process of initial training of a dual professional profile, an investigative, reflexive, and critical posture was adopted, which is essential for an educational action sustained by a socio-constructivist paradigm that values the child as a holistic, active, and participative being in the construction of his own knowledge. The elaboration of this training document provided several moments of critical self-reflection regarding the practice developed in the various contexts, as well as moments of sharing, transformation, and evolution of personal and professional skills. All this metamorphosis of ideas and practices is also due to the awareness of the obstacles and the individual and collaborative work done to overcome them and learn from them.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deMarta, Maria Margarida CamposRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGuimarães, Joana Marques2022-02-10T16:52:12Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19901TID:202939669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:47Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:58.241932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Joana Guimarães |
title |
Relatório de Estágio de Joana Guimarães |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Joana Guimarães Guimarães, Joana Marques Educação Prática pedagógica Profissional reflexivo Investigação-ação Socioconstrutivismo Education Pedagogical practice Reflective professional Action research Socioconstructivism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio de Joana Guimarães |
title_full |
Relatório de Estágio de Joana Guimarães |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Joana Guimarães |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Joana Guimarães |
title_sort |
Relatório de Estágio de Joana Guimarães |
author |
Guimarães, Joana Marques |
author_facet |
Guimarães, Joana Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Marta, Maria Margarida Campos Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Joana Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Prática pedagógica Profissional reflexivo Investigação-ação Socioconstrutivismo Education Pedagogical practice Reflective professional Action research Socioconstructivism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Prática pedagógica Profissional reflexivo Investigação-ação Socioconstrutivismo Education Pedagogical practice Reflective professional Action research Socioconstructivism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de qualificação profissional surge como resultado da aprendizagem adquirida ao longo da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de estágio de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A frequência na Unidade Curricular apresentada anteriormente possibilitou a mobilização de conhecimentos teóricos e práticos, assim como a elaboração e concretização de estratégias pedagógicas diferenciadas em contextos educativos. Com recurso a processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, houve a aproximação à Metodologia de Investigação-Ação que permitiu a construção de saberes imprescindíveis ao desenvolvimento profissional docente, onde foi possível aprender a pensar e a agir de forma colaborativa, com todos os agentes educativos, constituindo a base para uma aprendizagem ao longo da vida. Recorreu-se a diferentes instrumentos que suportaram a observação, a intervenção e a reflexão e, ainda, outros que registaram as evidências. Neste processo de formação inicial de um perfil profissional duplo foi adotada uma postura investigadora, reflexiva e crítica, imprescindível para uma ação educativa sustentada num paradigma socioconstrutivista, que valoriza da criança como ser holístico, ativo e participativo na construção do seu próprio conhecimento. A elaboração deste documento de formação proporcionou vários momentos de autorreflexão crítica relativamente à prática desenvolvida nos diversos contextos, bem como momentos de partilha, de transformação e de evolução das competências pessoais e profissionais. Toda esta metamorfose de ideias e práticas deve-se, ainda, à tomada de consciência dos obstáculos e do trabalho individual e colaborativo realizado para ultrapassar os mesmos, aprendendo com eles. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-02-10T16:52:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19901 TID:202939669 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19901 |
identifier_str_mv |
TID:202939669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131487402983424 |