Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Filipa Fontes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11948
Resumo: A elaboração do presente relatório assenta na reflexão das aprendizagens construídas durante o desenvolvimento da formação enquanto profissional da educação no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante este percurso, foram adquiridas competências profissionais que se traduziram em saberes fundamentais para uma ação educativa futura consciente e fundamentada. Estes conhecimentos são alicerçados no quadro concetual apresentado que permitiu sustentar as opções pedagógicas adotadas, contribuindo para a construção de uma identidade pessoal e profissional. Beneficiando uma postura crítica e indagadora que deve acompanhar a ação do profissional de educação, destaca-se a metodologia de investigação-ação que, através do seu ciclo dinâmico que integra as fases de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, permitiu uma ação refletida e intencional. A par disto, este relatório contempla uma descrição e reflexão acerca do grupo de crianças e do contexto onde se desenvolveu a prática profissional, fundamental para a adequação das ações educativas. Este documento espelha ainda o percurso vivenciado na prática educativa, salientando o contributo deste mestrado para a aprendizagem e evolução da mestranda na sua formação.
id RCAP_a6613a2e302a7747c7e5544f52ea1516
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de EstágioAprendizagem cooperativaSocioconstrutivismoCriançaProfissional reflexivoCooperative learningSocioconstructivismChildReflective professionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA elaboração do presente relatório assenta na reflexão das aprendizagens construídas durante o desenvolvimento da formação enquanto profissional da educação no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante este percurso, foram adquiridas competências profissionais que se traduziram em saberes fundamentais para uma ação educativa futura consciente e fundamentada. Estes conhecimentos são alicerçados no quadro concetual apresentado que permitiu sustentar as opções pedagógicas adotadas, contribuindo para a construção de uma identidade pessoal e profissional. Beneficiando uma postura crítica e indagadora que deve acompanhar a ação do profissional de educação, destaca-se a metodologia de investigação-ação que, através do seu ciclo dinâmico que integra as fases de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, permitiu uma ação refletida e intencional. A par disto, este relatório contempla uma descrição e reflexão acerca do grupo de crianças e do contexto onde se desenvolveu a prática profissional, fundamental para a adequação das ações educativas. Este documento espelha ainda o percurso vivenciado na prática educativa, salientando o contributo deste mestrado para a aprendizagem e evolução da mestranda na sua formação.The elaboration of this following report is based on the reflection of the learning acquired during the development of training as an education professional in the field of Pre-School Education and Basic Education. Throughout this path, competencies were acquired and translated into fundamental knowledge for a conscious and informed future educational action. This knowledge is based on the conceptual framework showed that allowed to support the pedagogical options adopted, contributing to the construction of a personal and professional identity. Benefiting a critical and inquiring posture that should accompany the action of the education professional, stands out the action-research methodology, which, through its dynamic cycle that integrates observation, planning, action, evaluation and reflection phases, allowed a reflected and intentional action. In addition, this report includes a description and reflection about the group of children and the context in which professional practice was developed, fundamental for the adequacy of educational actions. This document also reflects the experience in the educational practice, highlighting the contribution of this master's degree to the learning and evolution of the master student in its formation.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Ana Filipa Fontes2018-09-13T13:57:14Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11948TID:201977079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:56ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Correia, Ana Filipa Fontes
Aprendizagem cooperativa
Socioconstrutivismo
Criança
Profissional reflexivo
Cooperative learning
Socioconstructivism
Child
Reflective professional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Correia, Ana Filipa Fontes
author_facet Correia, Ana Filipa Fontes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Filipa Fontes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Socioconstrutivismo
Criança
Profissional reflexivo
Cooperative learning
Socioconstructivism
Child
Reflective professional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Socioconstrutivismo
Criança
Profissional reflexivo
Cooperative learning
Socioconstructivism
Child
Reflective professional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A elaboração do presente relatório assenta na reflexão das aprendizagens construídas durante o desenvolvimento da formação enquanto profissional da educação no âmbito da Educação Pré-Escolar e do Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante este percurso, foram adquiridas competências profissionais que se traduziram em saberes fundamentais para uma ação educativa futura consciente e fundamentada. Estes conhecimentos são alicerçados no quadro concetual apresentado que permitiu sustentar as opções pedagógicas adotadas, contribuindo para a construção de uma identidade pessoal e profissional. Beneficiando uma postura crítica e indagadora que deve acompanhar a ação do profissional de educação, destaca-se a metodologia de investigação-ação que, através do seu ciclo dinâmico que integra as fases de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, permitiu uma ação refletida e intencional. A par disto, este relatório contempla uma descrição e reflexão acerca do grupo de crianças e do contexto onde se desenvolveu a prática profissional, fundamental para a adequação das ações educativas. Este documento espelha ainda o percurso vivenciado na prática educativa, salientando o contributo deste mestrado para a aprendizagem e evolução da mestranda na sua formação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-13T13:57:14Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11948
TID:201977079
url http://hdl.handle.net/10400.22/11948
identifier_str_mv TID:201977079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302332405448704