Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzardo, Mara Denize
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nobre, Ana, Mallmann, Elena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6876
Resumo: Neste artigo, destacamos o potencial dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos profes- sores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sen- do realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conheci- mentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, a fluência tecnológico-pedagó- gica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das difi- culdades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse a produção de obra derivada.
id RCAP_0bbf78bf7382ac3f7f81a598a2d848c1
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6876
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?Open educational resources: free access to knowledge?Recursos educacionais abertosFormação de professoresAdaptação de Recursos Educacionais AbertosAcesso ao conhecimentoAccess to knowledgeOpen educational resourcesTeacher trainingAdaptation of open educational resourcesREANeste artigo, destacamos o potencial dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos profes- sores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sen- do realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conheci- mentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, a fluência tecnológico-pedagó- gica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das difi- culdades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse a produção de obra derivada.In this article we highlight the potential of Open Educational Resources (OER) to increase access to knowledge and the challenges of teachers to adapt these resources. Research had being carried out through methodological procedures of Design-Based Research, with a group of high school teachers who had participated in a Small Open Online Course. The aim of the course is to provide knowledge about OER, which makes possible its integration in materials and teaching practices. This work emphasizes the adaptation of OER. Data and preliminary analyzes indicate that OER adaptation is an activity that requires teachers knowledge of open licenses, copyrights, repositories, technological and pedagogical fluency, knowledge to redistribute adapted OER. One of the difficulties was to find OER to high school purporse with license that allows the production of derivative work.Revista EaD em FocoRepositório AbertoMazzardo, Mara DenizeNobre, AnaMallmann, Elena Maria2018-01-11T13:16:26Z2017-042017-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6876por2177-8310prefix. 10.18264info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:06:01ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
Open educational resources: free access to knowledge?
title Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
spellingShingle Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
Mazzardo, Mara Denize
Recursos educacionais abertos
Formação de professores
Adaptação de Recursos Educacionais Abertos
Acesso ao conhecimento
Access to knowledge
Open educational resources
Teacher training
Adaptation of open educational resources
REA
title_short Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
title_full Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
title_fullStr Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
title_full_unstemmed Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
title_sort Recursos educacionais abertos: acesso gratuito ao conhecimento?
author Mazzardo, Mara Denize
author_facet Mazzardo, Mara Denize
Nobre, Ana
Mallmann, Elena Maria
author_role author
author2 Nobre, Ana
Mallmann, Elena Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzardo, Mara Denize
Nobre, Ana
Mallmann, Elena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos educacionais abertos
Formação de professores
Adaptação de Recursos Educacionais Abertos
Acesso ao conhecimento
Access to knowledge
Open educational resources
Teacher training
Adaptation of open educational resources
REA
topic Recursos educacionais abertos
Formação de professores
Adaptação de Recursos Educacionais Abertos
Acesso ao conhecimento
Access to knowledge
Open educational resources
Teacher training
Adaptation of open educational resources
REA
description Neste artigo, destacamos o potencial dos Recursos Educacionais Abertos (REA) para aumentar o acesso ao conhecimento e os desafios dos profes- sores para adaptar (revisar, alterar) esses recursos. A investigação está sen- do realizada por meio dos procedimentos metodológicos do Design-Based Research, com um grupo de professores do ensino médio participantes de um small open online course. O objetivo do curso é proporcionar conheci- mentos sobre REA, os quais possibilitem a integração deles nos materiais e nas práticas didáticas. Neste trabalho, destaca-se a adaptação de REA. Os dados e análises preliminares sinalizam que a adaptação de REA é uma atividade que demanda dos professores conhecimentos sobre as licenças abertas, os direitos autorais, os repositórios, a fluência tecnológico-pedagó- gica e os conhecimentos para redistribuir os REA adaptados. Uma das difi- culdades foi encontrar REA para o ensino médio com licença que permitisse a produção de obra derivada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04
2017-04-01T00:00:00Z
2018-01-11T13:16:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6876
url http://hdl.handle.net/10400.2/6876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2177-8310
prefix. 10.18264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista EaD em Foco
publisher.none.fl_str_mv Revista EaD em Foco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302850679865344