Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzardo, Mara Denize
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nobre, Ana, Mallmann, Elena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6901
Resumo: Neste artigo são analisados resultados de uma investigação que teve como objetivos oportunizar formação continuada para professores do Ensino Médio brasileiro por meio de Small Open Online Course e fomentar a integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) nos materiais e nas práticas didáticas do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos são baseados nos princípios de Design-Based Research. Os dados foram obtidos através da observação e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante a formação e através de questionários de avaliação do curso. Os resultados evidenciam o potencial da proposta de formação, através de Small Open Online Course e REA: oportunidade de formação continuada, para um número maior de professores, sobre temas de interesse ou necessidade; aumento do conhecimento, divulgação, produção e compartilhamento de REA; implementação de políticas públicas e institucionais que promovem o conhecimento e integração de REA nos materiais e práticas didáticas dos professores do Ensino Médio no Brasil.
id RCAP_56f6ed1f30ff55d3c5b8d7167f4b8610
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no BrasilSOOC and Open Educational Resources in Brazilian high school continuous teacher trainingFormação de professoresSmall Open Online Course (SOOC)Recursos educacionais abertosEnsinoREAContinuous teacher trainingOpen educational resourcesHigh schoolNeste artigo são analisados resultados de uma investigação que teve como objetivos oportunizar formação continuada para professores do Ensino Médio brasileiro por meio de Small Open Online Course e fomentar a integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) nos materiais e nas práticas didáticas do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos são baseados nos princípios de Design-Based Research. Os dados foram obtidos através da observação e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante a formação e através de questionários de avaliação do curso. Os resultados evidenciam o potencial da proposta de formação, através de Small Open Online Course e REA: oportunidade de formação continuada, para um número maior de professores, sobre temas de interesse ou necessidade; aumento do conhecimento, divulgação, produção e compartilhamento de REA; implementação de políticas públicas e institucionais que promovem o conhecimento e integração de REA nos materiais e práticas didáticas dos professores do Ensino Médio no Brasil.In this article we analyse the results of a study that had as objectives to provide continuous training for Brazilian high school teachers through the Small Open Online Course and to foster the integration of Open Educational Resources (OER) into the teaching materials and High School practices. The methodological procedures are based on Design-Based Research the principles. The data were obtained through observation and analysis of the activities developed by the participants during the training and through questionnaires of course evaluation. The results show the potential of the training proposal, through Small Open Online Course and REA: an opportunity for continuous training for a larger number of teachers on topics of interest or need; Increased knowledge, dissemination, production and sharing of OER; Implementation of public and institutional policies that promote the knowledge and integration of OER in the didactic materials and practices of high school teachers.CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de AveiroRepositório AbertoMazzardo, Mara DenizeNobre, AnaMallmann, Elena Maria2018-01-16T15:05:36Z2017-072017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6901por1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:06:01ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
SOOC and Open Educational Resources in Brazilian high school continuous teacher training
title Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
spellingShingle Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
Mazzardo, Mara Denize
Formação de professores
Small Open Online Course (SOOC)
Recursos educacionais abertos
Ensino
REA
Continuous teacher training
Open educational resources
High school
title_short Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
title_full Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
title_fullStr Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
title_full_unstemmed Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
title_sort Small Open Online Course e Recursos Educacionais Abertos na formação continuada de professores do ensino médio no Brasil
author Mazzardo, Mara Denize
author_facet Mazzardo, Mara Denize
Nobre, Ana
Mallmann, Elena Maria
author_role author
author2 Nobre, Ana
Mallmann, Elena Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzardo, Mara Denize
Nobre, Ana
Mallmann, Elena Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Small Open Online Course (SOOC)
Recursos educacionais abertos
Ensino
REA
Continuous teacher training
Open educational resources
High school
topic Formação de professores
Small Open Online Course (SOOC)
Recursos educacionais abertos
Ensino
REA
Continuous teacher training
Open educational resources
High school
description Neste artigo são analisados resultados de uma investigação que teve como objetivos oportunizar formação continuada para professores do Ensino Médio brasileiro por meio de Small Open Online Course e fomentar a integração de Recursos Educacionais Abertos (REA) nos materiais e nas práticas didáticas do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos são baseados nos princípios de Design-Based Research. Os dados foram obtidos através da observação e análise das atividades desenvolvidas pelos participantes durante a formação e através de questionários de avaliação do curso. Os resultados evidenciam o potencial da proposta de formação, através de Small Open Online Course e REA: oportunidade de formação continuada, para um número maior de professores, sobre temas de interesse ou necessidade; aumento do conhecimento, divulgação, produção e compartilhamento de REA; implementação de políticas públicas e institucionais que promovem o conhecimento e integração de REA nos materiais e práticas didáticas dos professores do Ensino Médio no Brasil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07
2017-07-01T00:00:00Z
2018-01-16T15:05:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6901
url http://hdl.handle.net/10400.2/6901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302850680913920