Projeto Conceptual de um Motor Turbofan com Pós-Combustor para um RPAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Hélder Abreu Falcão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8864
Resumo: Atualmente o mercado dos “Remotely Piloted Aicraft Systems” (RPAS) está em expansão. As previsões apontam para que este mercado continue a crescer durante os próximos anos, o que traz desafios na evolução dos mesmos. Esta expansão deve-se à descoberta das potencialidades em aplicações civis dos RPAS, que podem ir desde a agricultura e vigilância de atividades de comércio ilegais, até à cartografia e inspeção de redes elétricas. Estes sistemas vão desde dispositivos com escalas pequenas, até dispositivos com dimensões consideráveis que empregam componentes que estão presentes em aeronaves comerciais e até militares. Com esta expansão é necessário o associamento evolutivo dos sistemas que integram os RPAS para que hajam cada vez mais e melhores dispositivos e para que possam ser aplicados a novos tipos de missões, quer sejam estas civis ou militares. É neste sentido que este trabalho se encontra orientado. O objetivo de desenvolver um projeto ainda que concetual, é mais um passo no sentido desse progresso. É definida uma missão para um RPAS e a partir dessa missão que dita os requisitos necessários do projeto, são idealizados um conjunto de parâmetros de motor turbofan com pós-combustor ou afterburner. Para tal procede-se à construção de uma rotina de cálculo no software MATLAB que permite a análise da performance deste tipo de motores. De seguida, são executadas várias corridas da rotina de cálculo para analisar as performances dos parâmetros dos vários motores, obtidos por interpolação. Selecionado o caso mais favorável, são realizadas um conjunto de otimizações dos parâmetros desse caso de forma a se conseguir uma redução no consumo de combustível, não comprometendo a realização da missão. Por fim, são calculadas algumas características físicas do motor, nomeadamente a área, aproximada, da secção frontal e o peso em seco estimado do motor.
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