Usos e desusos identitários do samba da Lapa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Maria Inês dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4607
Resumo: O mundo globalizado que habitamos e as características da pós-modernidade levam-nos a repensar a nossa identidade, até há pouco tempo bem definida e socialmente localizada. Se, por um lado, os processos ligados à globalização ameaçam as especificidades culturais, por outro, parecem exacerbálas e fazer com as mesmas se reinventem. Com base numa pesquisa etnográfica de seis meses, procurou-se entender que identidade está a ser hoje construída no bairro histórico da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, Brasil, através de um elemento cultural simbólico – o samba. O género musical que foi, em meados do século passado, aclamado símbolo de identidade nacional é hoje reinventado e resgatado para o palco de um local histórico que lhe é misticamente associado. Diferentes actores sociais, com diferentes motivações, apropriam hoje o samba e contextualizam-no na Lapa: músicos, público, empresários, produtores culturais, trabalhadores locais e meios de comunicação. Abordando um contexto de sociedade em rede e de globalização e passando pela história do samba e da Lapa, até chegar aos dias de hoje, procurou-se compreender cada uma destas motivações que contribuem para a construção identitária do samba da Lapa, desde finais da década de noventa.
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