O cuidado no ser humano : contributo de EMRC para a Unidade Letiva 4, do 8º ano : Ecologia e Valores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31528 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada e foca-se na análise da Unidade Letiva 4: Ecologia e Valores. A eleição desta UL parte, sobretudo, do Estágio de Iniciação à Prática Profissional, com a lecionação desta no Colégio de Nossa Senhora de Lourdes. Neste sentido, queremos prolongar a reflexão e fundamentação desta temática presente no Programa de Educação Moral e Religião Católica, sob o signo do cuidado como dimensão antropológica essencial do ser humano. O objetivo é buscar o sentido humano da ecologia na descoberta no ser humano do seu papel de com-criador e sujeito de responsabilidade pelo cuidado da nossa casa comum. Isso implica a visitação às fontes bíblicas para retirar os eixos importantes da antropologia cristã, através da análise e interpretação das narrativas da criação e a conversão num discurso teológico-filosófico e ético, com o auxílio de grandes pensadores, como Hans Jonas, Leonardo Boff e o Papa Francisco. A disciplina de EMRC é uma área de Formação Pessoal e Social que tem como uma das componentes essenciais a educação ecológica. Assim sendo, o seu tratamento ganha todo o seu sentido aqui, ao abrigo da Lei de Bases do Sistema Educativo, bem como ao contributo que a mundividência cristã oferece para o desenvolvimento desta temática tão atual e urgente. Deste modo, partindo de Pedro d’Orey da Cunha, no seu artigo: Alternativa à Educação Moral e Religiosa?, confrontamos os pressupostos da sua visão sobre a EMR com a UL estudada, no sentido de aferir, por um lado, a identidade confessional da disciplina de EMRC, por outro, a sua orientação para a educação para os valores, condições fundamentais para ser alternativa a uma disciplina da área da Formação Pessoal e Social. |
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O cuidado no ser humano : contributo de EMRC para a Unidade Letiva 4, do 8º ano : Ecologia e ValoresEcologia e ValoresSer humanoCriaçãoCuidadoAntropologiaEMRCEMRFormação Pessoal e SocialEcology and ValuesHuman beingCreationCareAnthropologyPersonal and Social FormationDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada e foca-se na análise da Unidade Letiva 4: Ecologia e Valores. A eleição desta UL parte, sobretudo, do Estágio de Iniciação à Prática Profissional, com a lecionação desta no Colégio de Nossa Senhora de Lourdes. Neste sentido, queremos prolongar a reflexão e fundamentação desta temática presente no Programa de Educação Moral e Religião Católica, sob o signo do cuidado como dimensão antropológica essencial do ser humano. O objetivo é buscar o sentido humano da ecologia na descoberta no ser humano do seu papel de com-criador e sujeito de responsabilidade pelo cuidado da nossa casa comum. Isso implica a visitação às fontes bíblicas para retirar os eixos importantes da antropologia cristã, através da análise e interpretação das narrativas da criação e a conversão num discurso teológico-filosófico e ético, com o auxílio de grandes pensadores, como Hans Jonas, Leonardo Boff e o Papa Francisco. A disciplina de EMRC é uma área de Formação Pessoal e Social que tem como uma das componentes essenciais a educação ecológica. Assim sendo, o seu tratamento ganha todo o seu sentido aqui, ao abrigo da Lei de Bases do Sistema Educativo, bem como ao contributo que a mundividência cristã oferece para o desenvolvimento desta temática tão atual e urgente. Deste modo, partindo de Pedro d’Orey da Cunha, no seu artigo: Alternativa à Educação Moral e Religiosa?, confrontamos os pressupostos da sua visão sobre a EMR com a UL estudada, no sentido de aferir, por um lado, a identidade confessional da disciplina de EMRC, por outro, a sua orientação para a educação para os valores, condições fundamentais para ser alternativa a uma disciplina da área da Formação Pessoal e Social.This report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice discipline and focuses on the analysis of Teaching Unit 4: Ecology and Values. The election of this UL starts, mainly, from the Initiation Internship to Professional Practice, with its teaching at the Colégio de Nossa Senhora de Lourdes. In this sense, we want to prolong the reflection and foundation of this theme present in the Moral Education and Catholic Religion Program, under the sign of care as an essential anthropological dimension of human beings. The objective is to seek the human sense of ecology in the discovery in the human being of his role as a creator and subject of responsibility for the care of our common home. This implies visiting biblical sources to remove the important axes of Christian anthropology, through the analysis and interpretation of creation narratives and the conversion into a theological-philosophical and ethical discourse, with the help of great thinkers, such as Hans Jonas, Leonardo Boff and Pope Francis. The EMRC discipline is an area of Personal and Social Training that has ecological education as one of its essential components. Therefore, its treatment takes on its full meaning here, under the Basic Law of the Educational System, as well as the contribution that the Christian worldview offers to the development of this very current and urgent theme. Thus, starting from Pedro d'Orey da Cunha, in his article: Alternativa à Educação Moral e Religiosa?, we confront the assumptions of his vision about EMR with the studied UL, in order to assess, on the one hand, the confessional identity the EMRC discipline, on the other, its orientation towards education for values, fundamental conditions to be an alternative to a discipline in the area of Personal and Social Training.Castro, José Acácio Aguiar deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSoares, Ricardo Vergílio Marques2020-12-29T14:39:47Z2020-11-1720202020-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31528TID:202556786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:25.527937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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