O cuidado no ser humano : contributo de EMRC para a Unidade Letiva 4, do 8º ano : Ecologia e Valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ricardo Vergílio Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31528
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada e foca-se na análise da Unidade Letiva 4: Ecologia e Valores. A eleição desta UL parte, sobretudo, do Estágio de Iniciação à Prática Profissional, com a lecionação desta no Colégio de Nossa Senhora de Lourdes. Neste sentido, queremos prolongar a reflexão e fundamentação desta temática presente no Programa de Educação Moral e Religião Católica, sob o signo do cuidado como dimensão antropológica essencial do ser humano. O objetivo é buscar o sentido humano da ecologia na descoberta no ser humano do seu papel de com-criador e sujeito de responsabilidade pelo cuidado da nossa casa comum. Isso implica a visitação às fontes bíblicas para retirar os eixos importantes da antropologia cristã, através da análise e interpretação das narrativas da criação e a conversão num discurso teológico-filosófico e ético, com o auxílio de grandes pensadores, como Hans Jonas, Leonardo Boff e o Papa Francisco. A disciplina de EMRC é uma área de Formação Pessoal e Social que tem como uma das componentes essenciais a educação ecológica. Assim sendo, o seu tratamento ganha todo o seu sentido aqui, ao abrigo da Lei de Bases do Sistema Educativo, bem como ao contributo que a mundividência cristã oferece para o desenvolvimento desta temática tão atual e urgente. Deste modo, partindo de Pedro d’Orey da Cunha, no seu artigo: Alternativa à Educação Moral e Religiosa?, confrontamos os pressupostos da sua visão sobre a EMR com a UL estudada, no sentido de aferir, por um lado, a identidade confessional da disciplina de EMRC, por outro, a sua orientação para a educação para os valores, condições fundamentais para ser alternativa a uma disciplina da área da Formação Pessoal e Social.
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