Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Armando B.
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2162
Resumo: Dissertação de Mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas.
id RCAP_103dc67577a5ad4c7902bdfe1f8fd916
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo.ElasticidadeQuotas de MercadoPreçoModelos CausaisMarketingCausal ModelsElasticitiesPromotionsStock-OutsMarket ShareDissertação de Mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas.As vendas de produtos ao nível da loja são habitualmente modeladas utilizando dados agregados no tempo ou no número de produtos. A agregação permite alisar a série, evitando a interferência de fenómenos como roturas de "stock", frequentes em muitas lojas de grande dimensão. Nesta tese são desenvolvidos modelos de vendas causais a serem utilizados em dados com elevado nível de desagregação e permitindo a análise do comportamento dos diferentes produtos perante roturas, promoções ou alterações de preço. Utiliza-se uma perspectiva descritiva ainda que os modelos possam ser utilizados previsionalmente. Introduz-se o conceito de variável relativizada tanto nos modelos clássicos como nos modelos de atracção. São deduzidas expressões tanto para as elasticidades directas como cruzadas, para cada modelo combinado com cada uma das expressões de relativização. Faz-se uma análise de robustez às expressões verificando-se que além dos modelos de atracção também alguns modelos clássicos conduzem a elasticidades robustas. Os modelos são posteriormente ajustados a dados relativos a uma subfamília com cinco marcas de arroz. Determinam-se e interpretam-se as elasticidades directas e cruzadas do preço nas quotas de mercado. Conclui-se que os modelos clássicos apresentam um maior poder explicativo fornecendo um maior número de parâmetros facilmente interpretáveis como os relacionados com roturas e promoções.ABSTRACT: Retail product sales are usually modelled using data aggregated over time or by product group. Doing this is necessary in order to reduce bias effects such as stock-outs, very frequent in large stores. The present research develops causal sales models for daily item data, modelling sales price variability, promotions and stock-out substitution. The approach is essentially descriptive, but the developed models can be used for forecasting purposes. The relative marketing variable concept is introduced not only in classical causal models but also in attraction models. Direct and cross elasticity expressions are deduced for every model combined with seven relative variable expressions. These expressions are tested in extreme conditions for robustness. Not only the attraction models are found robust, but same classical models can bring robust elasticity expressions too. The models are then adjusted to any of five products belonging to a rice product group. Direct and cross elasticities are calculated and interpreted. Results from causal classical models and attraction models are compared. Classical models were found to have more descriptive power than attraction models providing several parameters, related with promotions and stock-outs, easier to interpret.Instituto Superior TécnicoRepositório da Universidade dos AçoresMendes, Armando B.2013-07-24T14:50:48Z19972013-07-19T16:52:53Z1997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2162porMendes, Armando B. A. (1997). "Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo". Instituto Superior Técnico – Lisboa: [Resumo e Índice]. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:55ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo.
title Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo.
spellingShingle Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo.
Mendes, Armando B.
Elasticidade
Quotas de Mercado
Preço
Modelos Causais
Marketing
Causal Models
Elasticities
Promotions
Stock-Outs
Market Share
title_short Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo.
title_full Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo.
title_fullStr Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo.
title_full_unstemmed Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo.
title_sort Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo.
author Mendes, Armando B.
author_facet Mendes, Armando B.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Armando B.
dc.subject.por.fl_str_mv Elasticidade
Quotas de Mercado
Preço
Modelos Causais
Marketing
Causal Models
Elasticities
Promotions
Stock-Outs
Market Share
topic Elasticidade
Quotas de Mercado
Preço
Modelos Causais
Marketing
Causal Models
Elasticities
Promotions
Stock-Outs
Market Share
description Dissertação de Mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-01-01T00:00:00Z
2013-07-24T14:50:48Z
2013-07-19T16:52:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2162
url http://hdl.handle.net/10400.3/2162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, Armando B. A. (1997). "Modelação das elasticidades de quotas de mercado para produtos de grande consumo". Instituto Superior Técnico – Lisboa: [Resumo e Índice]. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Técnico
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Técnico
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301695566446592