Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Filipa Moreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11837
Resumo: O presente relatório de estágio é um dos requisitos basilares para a obtenção do grau de mestre de perfil duplo, em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Este advém da formação desenvolvida em contexto de estágio em ambos os níveis educativos e transpõe a qualidade necessária no processo formativo para a profissionalização de docentes. É definido como um documento que permite a reflexão sobre os saberes e as competências adquiridas no âmbito deste processo formativo e educativo. Mobilizaram-se, articuladamente, referentes teóricos, pedagógicos, científicos e didáticos aliados à metodologia de investigação. A sua mobilização foi feita de forma reflexiva e crítica, sendo que o processo colaborativo deteve grande influência na mobilização e adequação dos mesmos à prática em contexto. Esta mobilização fomentou o desenvolvimento das capacidades de saber pensar e de saber agir, tendo em consideração as caraterísticas e as particulares de cada grupo e de cada criança como ser único. Em todo este processo formativo a criança foi vista como um ser competente e ativo no seu processo de ensino e de aprendizagem, adotando-se uma perspetiva socioconstrutivista. Esta visão originou que se adequassem os objetivos às necessidades, interesses, limitações e potencialidades de cada criança. O facto de este abarcar um caráter reflexivo, através da problematização da prática, constituiu-se como fulcral para o desenvolvimento pessoal, social e profissional da mestranda. Isto foi possível através das reflexões constantes com o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as orientadoras institucionais.
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