Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bárbara Soraia Pinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11844
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A construção deste documento decorre de um processo de formação desenvolvido em contexto de estágio nos dois níveis educativos, com vista à qualificação profissional. Apresenta as práticas desenvolvidas em contexto, perspetivadas segundo um referencial teórico-legal e suportadas pelos saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação que, articulados com uma atitude crítica e reflexiva, conduziram ao desenvolvimento de conhecimentos e competências pessoais e profissionais essenciais à ação docente. Neste relatório de estágio é feita uma descrição, análise e reflexão das interações educativas desenvolvidas, tendo em consideração as características da metodologia de investigação, orientadas por um processo dinâmico e cíclico, que integra os momentos de observação, planificação, ação e reflexão. Desta forma, promove-se um posicionamento e carácter reflexivo influenciado pelas interações pedagógicas de natureza colaborativa, presentes ao longo do processo de formação. Numa perspetiva de uma prática significativa, considera-se fundamental a valorização da criança enquanto sujeito ativo na construção do seu conhecimento, cabendo ao docente o papel de orientação. Desta forma, a Prática Educativa Supervisionada, permitiu o desenvolvimento de competências e capacidades essenciais ao exercício da função docente, assumindo um papel preponderante para a construção da identidade docente da mestranda.
id RCAP_71037626fd4828be0e51b354bc031a1d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de EstágioCriançaReflexãoDesenvolvimentoEducaçãoPrática EducativaChildReflectionDevelopmentEducationEducational PracticeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A construção deste documento decorre de um processo de formação desenvolvido em contexto de estágio nos dois níveis educativos, com vista à qualificação profissional. Apresenta as práticas desenvolvidas em contexto, perspetivadas segundo um referencial teórico-legal e suportadas pelos saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação que, articulados com uma atitude crítica e reflexiva, conduziram ao desenvolvimento de conhecimentos e competências pessoais e profissionais essenciais à ação docente. Neste relatório de estágio é feita uma descrição, análise e reflexão das interações educativas desenvolvidas, tendo em consideração as características da metodologia de investigação, orientadas por um processo dinâmico e cíclico, que integra os momentos de observação, planificação, ação e reflexão. Desta forma, promove-se um posicionamento e carácter reflexivo influenciado pelas interações pedagógicas de natureza colaborativa, presentes ao longo do processo de formação. Numa perspetiva de uma prática significativa, considera-se fundamental a valorização da criança enquanto sujeito ativo na construção do seu conhecimento, cabendo ao docente o papel de orientação. Desta forma, a Prática Educativa Supervisionada, permitiu o desenvolvimento de competências e capacidades essenciais ao exercício da função docente, assumindo um papel preponderante para a construção da identidade docente da mestranda.This internship report was prepared within the framework of the Supervised Educational Practice course, the Master's Degree in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. The construction of this document stems from a training process developed in the context of internships at both levels of education, with a view to professional qualification. It presents the practices developed in context, based on a theoretical-legal framework and supported by scientific, pedagogical, didactic, cultural and research knowledge that, articulated with a critical and reflexive attitude, led to the development of personal and professional knowledge and skills essential to teaching action. In this internship report a description, analysis and reflection of the educational interactions developed are made, taking into account the characteristics of the research methodology, guided by a dynamic and cyclical process, which integrates moments of observation, planning, action and reflection. In this way, a positioning and reflective character is promoted, influenced by the pedagogical interactions of a collaborative nature, present throughout the formation process. From a perspective of a significant practice, it is considered fundamental to value the child as an active subject in the construction of their knowledge, and the teacher has the role of guidance. In this way, the Supervised Educational Practice allowed the development of competences and abilities essential to the exercise of the teaching function, assuming a preponderant role for the construction of the teacher identity of the masters.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Bárbara Soraia Pinho2018-08-22T11:57:09Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11844TID:201977117porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:50ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Oliveira, Bárbara Soraia Pinho
Criança
Reflexão
Desenvolvimento
Educação
Prática Educativa
Child
Reflection
Development
Education
Educational Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Oliveira, Bárbara Soraia Pinho
author_facet Oliveira, Bárbara Soraia Pinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bárbara Soraia Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Reflexão
Desenvolvimento
Educação
Prática Educativa
Child
Reflection
Development
Education
Educational Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Reflexão
Desenvolvimento
Educação
Prática Educativa
Child
Reflection
Development
Education
Educational Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A construção deste documento decorre de um processo de formação desenvolvido em contexto de estágio nos dois níveis educativos, com vista à qualificação profissional. Apresenta as práticas desenvolvidas em contexto, perspetivadas segundo um referencial teórico-legal e suportadas pelos saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação que, articulados com uma atitude crítica e reflexiva, conduziram ao desenvolvimento de conhecimentos e competências pessoais e profissionais essenciais à ação docente. Neste relatório de estágio é feita uma descrição, análise e reflexão das interações educativas desenvolvidas, tendo em consideração as características da metodologia de investigação, orientadas por um processo dinâmico e cíclico, que integra os momentos de observação, planificação, ação e reflexão. Desta forma, promove-se um posicionamento e carácter reflexivo influenciado pelas interações pedagógicas de natureza colaborativa, presentes ao longo do processo de formação. Numa perspetiva de uma prática significativa, considera-se fundamental a valorização da criança enquanto sujeito ativo na construção do seu conhecimento, cabendo ao docente o papel de orientação. Desta forma, a Prática Educativa Supervisionada, permitiu o desenvolvimento de competências e capacidades essenciais ao exercício da função docente, assumindo um papel preponderante para a construção da identidade docente da mestranda.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-22T11:57:09Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11844
TID:201977117
url http://hdl.handle.net/10400.22/11844
identifier_str_mv TID:201977117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302331708145664