Primeiras conceções sexuais em 1º CEB

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Main Author: Renca, Rute R R
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10314/2133
Summary: O presente trabalho consiste no relatório final de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré- escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, surgido na sequência do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A base do presente relatório está na exposição dos elementos fundamentais do trabalho desenvolvido, que consistiu na articulação entre a teoria e a prática educativa, embora sempre com uma atitude de constante reflexão. Efetivamente, esta é a postura que carateriza um bom profissional de educação, não se devendo revelar um simples seguidor do currículo nacionalmente definido, mas sim um gestor do mesmo, adaptando-o à realidade educativa, nomeadamente ao ambiente educativo institucional, às especificidades de cada criança/aluno e às características do meio familiar (ALARCÃO, 2001). “A investigação pelos professores deriva de questões ou gera questões e reflecte os desejos dos professores para atribuírem sentido às suas experiências e vivências, para adoptarem uma atitude de aprendizagem ou de abertura para com a vida em sala de aula” (COCHRAM& LYTLE, 1993:24) O tema da pesquisa foram as primeiras conceções sexuais das crianças de 1º CEB. A metodologia de investigação seguida, abordada no terceiro capítulo deste relatório, explicita os pressupostos teóricos, os procedimentos adotados na conceção e aplicação dos modelos e dos instrumentos usados na investigação. Uma constante atitude reflexiva permitiu conciliar a consistência entre os objetivos da investigação e a recolha dos dados, fazer reformulações das estratégias usadas, através de uma interação pessoal entre investigador e sujeitos observados de forma a ajustar a relação entre os objetivos da investigação e os dados a obter. Em termos de dimensão sociológica externa, a investigação procurou ter em conta os contextos sociais mais gerais em que se inseriu, e neste sentido, o conhecimento produzido poderá, por exemplo, ser utilizado em contextos semelhantes. Para o alcance do presente resultado final foram efetuadas pesquisas bibliográficas que revestiram um apoio muito significativo à fundamentação teórica de toda a prática educativa. Do envolvimento nesta pesquisa resultou uma maior consciência de bons procedimentos pedagógicos o que por sua vez se refletiu na atuação prática, consequentemente mais consistente e segura. Acima de tudo, este é o resultado de um longo caminho percorrido com muito empenho e gratificação pessoal em direção à formação profissional. Este percurso feito pelo profissional-aluno é conscientemente realizado em movimento constante e nunca finalizado.
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