A dança como recurso na intervenção psicomotora : impacto na percepção de qualidade de vida da pessoa com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Paula Barreto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19919
Resumo: Artigo 1: A psicomotricidade introduziu a arte não só na sua prática, mas também na sua elaboração clínica e teórica. Os métodos de mediação artística são um recurso na intervenção psicomotora por forma a potenciar diversas competências (Albaret, Giromini & Scialom, 2015). Existe uma confluência entre a psicomotricidade e a dança, na medida em que ambas incidem nas bases do movimento associadas à exploração do corpo, espaço, tempo e criatividade. Neste artigo será realizada uma revisão da literatura de modo a enquadrar o estudo, caracterizando os conceitos principais: psicomotricidade, dança, Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) e Qualidade de Vida (QV). Foi executada uma intensiva revisão de estudos tendo sido analisados 7 artigos, que cumpriam os critérios de inclusão, dos quais 3 estudos exploratórios com avaliação pré e pós intervenção e 4 meta-análises/revisões sistemáticas que focam os benefícios da intervenção pela dança. Pela análise dos artigos na revisão da literatura conclui-se que não existem estudos que façam a análise dos benefícios da dança como recurso na prática psicomotora na população com DID. Contudo, são referidos benefícios para a população com DID, passíveis de serem obtidos através da prática da dança e intervenção pelo movimento que melhoram a perceção de bem-estar e QV ao nível motor, psicológico, cognitivo e social
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Existe uma confluência entre a psicomotricidade e a dança, na medida em que ambas incidem nas bases do movimento associadas à exploração do corpo, espaço, tempo e criatividade. Neste artigo será realizada uma revisão da literatura de modo a enquadrar o estudo, caracterizando os conceitos principais: psicomotricidade, dança, Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) e Qualidade de Vida (QV). Foi executada uma intensiva revisão de estudos tendo sido analisados 7 artigos, que cumpriam os critérios de inclusão, dos quais 3 estudos exploratórios com avaliação pré e pós intervenção e 4 meta-análises/revisões sistemáticas que focam os benefícios da intervenção pela dança. Pela análise dos artigos na revisão da literatura conclui-se que não existem estudos que façam a análise dos benefícios da dança como recurso na prática psicomotora na população com DID. Contudo, são referidos benefícios para a população com DID, passíveis de serem obtidos através da prática da dança e intervenção pelo movimento que melhoram a perceção de bem-estar e QV ao nível motor, psicológico, cognitivo e socialArticle 1: Psychomotricity has introduced art not only in its practice, but also in its clinical and theoretical elaboration. The methods of artistic mediation are a resource in psychomotor intervention in order to enhance several competences. (Albaret, Giromini & Scialom, 2015). There is a confluence between psychomotricity and dance in the means that both focus on the bases of movement associated with the exploration of body, space, time and creativity. In this article, a review of literature will be conducted in order to establish the bases of the study, characterizing the concepts: psychomotricity, dance, Intellectual and Developmental Disabilities (IDD) and Quality of Life (QOL). An intensive review of studies was carried out, with 7 articles meeting the inclusion criteria, including 3 exploratory studies with pre and post intervention evaluation and 4 meta-analyzes/systematic reviews focusing on the benefits of dance intervention. By analyzing the articles in the literature review we can conclude that there are no studies reporting the benefits of dance as a resource in psychomotor practice for people with IDD. However, benefits for the population with IDD are reported, which can be obtained through dance and movement oriented interventions that improve the perception of well-being and QOL, in areas such as motor, psychological, cognitive and socialArtigo 2: Neste estudo pretende-se explorar o impacto da dança na Qualidade de Vida (QV) de pessoas com Dificuldade intelectuais e desenvolvimentais. Adotando uma metodologia de investigação de estudo caso, mista, de um grupo de dança inclusiva, Movimento DansasAparte da Cercima, foram recolhidos dados quantitativos e qualitativos através de recolha documental, questionários e entrevistas a participantes, seus familiares e técnicos. Num primeiro momento apresenta-se uma retrospetiva do percurso do grupo desde a sua criação até à atualidade, caracterizando os participantes, objetivos, metodologias de trabalho, e projetos desenvolvidos. Num segundo momento será explorada a perceção de QV, mais concretamente do ponto de vista dos intérpretes (N=14), da família (N=12) e dos técnicos (N=5), segundo os resultados obtidos nos questionários de Qualidade de Vida (Schalock & Keith, 1993), WHOQOL-Bref (Serra et al., 2006) e Qualidade de Vida relacionada com a Dança - DansasAparte (versão adaptada de Schalock & Keith, 1993, por Santos & Lebre, 2017) bem como dados fornecidos por entrevista. Com este estudo verificámos uma concordância na perceção da QV segundo a opinião do próprio, familiares e técnicos, e uma relação nos domínios da QV, salientando que a dança enquanto mediação utilizada na prática psicomotora poderá traduzir-se em um recurso promotor do bem-estar e QV da pessoa com DID.Article 2: This study intends to explore the impact of dance on Quality of Life (QoL) of people with intellectual and developmental disabilities. Using a case study methodology from an inclusive dance group, Movimento DansasAparte of CERCIMA, quantitative and qualitative data were collected through documentary collection, questionnaires and interviews with participants, their families and technical staff. A retrospective of the course of the group from its creation to the present moment will presented, characterizing the participants, objectives, work methodologies and projects developed. In a second moment, the perception of QOL will be explored, from the point of view of the dancers (N = 14), the family (N = 12) and the technical staff (N = 5), according to the results obtained in the questionnaires Quality of Life (Schalock & Keith, 1993), WHOQOL-Bref (Serra et al. 2006) and Quality of Life related to dance – DansasAparte (adapted version Schalock & Keith, 1993, by Santos & Lebre, 2017), as well as data provided by interviews. With this study we verified an agreement among dancers’, families’ and technical staffs’ opinion regarding the perception of QoL; correlations among Qol domains, emphasizing that dance as a mediation used in psychomotor practice can be translated into a resource that promotes well-being and QoL of the person with IDDMelo, Ana Paula Lebre dos Santos BrancoRepositório da Universidade de LisboaSantos, Joana Paula Barreto2020-03-17T16:19:07Z2018-05-222018-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19919TID:202276406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:42.464145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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