As perspetivas dos diretores sobre o modelo de gestão das escolas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, João M. S.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Delgado, Paulo, Diogo, Vera, Martins, Pedro, Romão, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4269
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11109
Resumo: Mais de uma década desde a entrada em vigor do modelo de gestão e administração escolar português, urge conhecer e interpretar as perspetivas dos Diretores das escolas do Ensino Básico e Secundário sobre a aplicação dos normativos em vigor. Após 30 entrevistas exploratórias, que permitiram criar o desenho do estudo quantitativo subsequente, foi realizado um inquérito a nível nacional a uma amostra representativa de 83 Diretores de Escola ou Agrupamentos de Escola, visando conhecer as suas opiniões sobre o modelo de gestão das mesmas. Conclui-se que o papel dos stakeholders externos, nomeadamente as famílias e a comunidade, é olhado com desconfiança e desvalorizado ao nível do Conselho Geral; que o poder acrescido dos Diretores é por eles assumido, mas privilegiando a tradicional participação dos outros elementos da comunidade escolar; e que a autonomia das escolas é mais teórica do que prática, por via da inexistência dos instrumentos necessários para a sua afirmação. São retiradas ilações para o futuro da gestão escolar em Portugal.
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