Percepção do suporte organizacional em hospitais públicos: Estudo em enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frederico-Pereira, Maria Manuela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.532
Resumo: O interesse por estudar factores organizacionais que perspectivem compreender a intensidade e estabilidade da dedicação do indivíduo à organização, baseia-se no pressuposto da existência de uma associação desses factores a variáveis consideradas importantes para o aumento da eficácia e da produtividade organizacional. Os empregados constroem uma convicção relativa ao comportamento da organização para consigo e numa perspectiva social da troca, quando percebem um nível elevado de suporte organizacional sentem possivelmente uma obrigação de “recompensar” a organização. O trabalho empírico centra-se na percepção de suporte organziacional de enfermeiros, analisando a relação entre algumas variáveis sócio-demográficas e profissionais e essa percepção. A amostra é constituída por 1027 enfermeiros de três unidades hospitalares do sector público administrativo. A ‘percepção do suporte organizacional’ apresenta, numa escala de 1 a 5, um valor médio de 2.82±66, encontrando-se diferentes níveis nos três hospitais. Os enfermeiros com mais idade, com mais tempo na profissão e com mais tempo na instituição revelam melhor percepção de suporte organziacional. As enfermeiras percepcionam melhor suporte que os enfermeiros. Entre as categorias profissionais não se encontrou diferença estatisticamente significativa na percepção do suporte organizacional.
id RCAP_18e36671b35449eb101707ac8d59e760
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Percepção do suporte organizacional em hospitais públicos: Estudo em enfermeirosEnfermeiros; Hospitais; Percepção do suporte organizacionalO interesse por estudar factores organizacionais que perspectivem compreender a intensidade e estabilidade da dedicação do indivíduo à organização, baseia-se no pressuposto da existência de uma associação desses factores a variáveis consideradas importantes para o aumento da eficácia e da produtividade organizacional. Os empregados constroem uma convicção relativa ao comportamento da organização para consigo e numa perspectiva social da troca, quando percebem um nível elevado de suporte organizacional sentem possivelmente uma obrigação de “recompensar” a organização. O trabalho empírico centra-se na percepção de suporte organziacional de enfermeiros, analisando a relação entre algumas variáveis sócio-demográficas e profissionais e essa percepção. A amostra é constituída por 1027 enfermeiros de três unidades hospitalares do sector público administrativo. A ‘percepção do suporte organizacional’ apresenta, numa escala de 1 a 5, um valor médio de 2.82±66, encontrando-se diferentes níveis nos três hospitais. Os enfermeiros com mais idade, com mais tempo na profissão e com mais tempo na instituição revelam melhor percepção de suporte organziacional. As enfermeiras percepcionam melhor suporte que os enfermeiros. Entre as categorias profissionais não se encontrou diferença estatisticamente significativa na percepção do suporte organizacional.ISPA - Instituto Universitário2012-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.532https://doi.org/10.14417/ap.532Análise Psicológica; Vol 26, No 4 (2008); 697-706Análise Psicológica; Vol 26, No 4 (2008); 697-7061646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/532http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/532/pdfFrederico-Pereira, Maria Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:48ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Percepção do suporte organizacional em hospitais públicos: Estudo em enfermeiros
title Percepção do suporte organizacional em hospitais públicos: Estudo em enfermeiros
spellingShingle Percepção do suporte organizacional em hospitais públicos: Estudo em enfermeiros
Frederico-Pereira, Maria Manuela
Enfermeiros; Hospitais; Percepção do suporte organizacional
title_short Percepção do suporte organizacional em hospitais públicos: Estudo em enfermeiros
title_full Percepção do suporte organizacional em hospitais públicos: Estudo em enfermeiros
title_fullStr Percepção do suporte organizacional em hospitais públicos: Estudo em enfermeiros
title_full_unstemmed Percepção do suporte organizacional em hospitais públicos: Estudo em enfermeiros
title_sort Percepção do suporte organizacional em hospitais públicos: Estudo em enfermeiros
author Frederico-Pereira, Maria Manuela
author_facet Frederico-Pereira, Maria Manuela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frederico-Pereira, Maria Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiros; Hospitais; Percepção do suporte organizacional
topic Enfermeiros; Hospitais; Percepção do suporte organizacional
description O interesse por estudar factores organizacionais que perspectivem compreender a intensidade e estabilidade da dedicação do indivíduo à organização, baseia-se no pressuposto da existência de uma associação desses factores a variáveis consideradas importantes para o aumento da eficácia e da produtividade organizacional. Os empregados constroem uma convicção relativa ao comportamento da organização para consigo e numa perspectiva social da troca, quando percebem um nível elevado de suporte organizacional sentem possivelmente uma obrigação de “recompensar” a organização. O trabalho empírico centra-se na percepção de suporte organziacional de enfermeiros, analisando a relação entre algumas variáveis sócio-demográficas e profissionais e essa percepção. A amostra é constituída por 1027 enfermeiros de três unidades hospitalares do sector público administrativo. A ‘percepção do suporte organizacional’ apresenta, numa escala de 1 a 5, um valor médio de 2.82±66, encontrando-se diferentes níveis nos três hospitais. Os enfermeiros com mais idade, com mais tempo na profissão e com mais tempo na instituição revelam melhor percepção de suporte organziacional. As enfermeiras percepcionam melhor suporte que os enfermeiros. Entre as categorias profissionais não se encontrou diferença estatisticamente significativa na percepção do suporte organizacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.532
https://doi.org/10.14417/ap.532
url https://doi.org/10.14417/ap.532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/532
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/532/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 26, No 4 (2008); 697-706
Análise Psicológica; Vol 26, No 4 (2008); 697-706
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302459347107840