Soundgarden : entre as margens e a corrente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelar, Mário José Menino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30990
Resumo: Esta tese visa fornecer uma resposta à nossa pergunta inicial: “o rock alternativo é ‘engolido ou engole’ a música popular convencional”? Esta expressão, que surge numa canção da banda que dá pelo nome de Bush, evoca uma questão relevante: a da tensão existente entre o gosto musical predominante num determinado momento e as vozes minoritárias que permanecem em margens estéticas, e que podem, por fim, ecoar ou mesmo influenciar o centro cultural. Para cumprir esse objectivo analítico, focamos a nossa abordagem na banda de rock americana Soundgarden. O capítulo um identifica o nosso principal solo teórico – os estudos da cultura - reflectindo sobre a relação entre cultura e vida quotidiana através das contribuições teóricas fornecidas por Raymond Williams, Theodor Adorno e Theodore Roszak. O capítulo dois esclarece o nosso método hipotético-dedutivo. O capítulo 3 descreve a evolução diacrónica dos Soundgarden, o aparecimento da sua estética original e o modo como foram capazes de preservar sua autenticidade original, ao mesmo tempo que atingiam públicos muito vastos.
id RCAP_196e5bc4c984f35f245c33d465122f89
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Soundgarden : entre as margens e a correnteAlternativoGrungeHegemoniaSoundgardenAlternativeRockHegemonyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEsta tese visa fornecer uma resposta à nossa pergunta inicial: “o rock alternativo é ‘engolido ou engole’ a música popular convencional”? Esta expressão, que surge numa canção da banda que dá pelo nome de Bush, evoca uma questão relevante: a da tensão existente entre o gosto musical predominante num determinado momento e as vozes minoritárias que permanecem em margens estéticas, e que podem, por fim, ecoar ou mesmo influenciar o centro cultural. Para cumprir esse objectivo analítico, focamos a nossa abordagem na banda de rock americana Soundgarden. O capítulo um identifica o nosso principal solo teórico – os estudos da cultura - reflectindo sobre a relação entre cultura e vida quotidiana através das contribuições teóricas fornecidas por Raymond Williams, Theodor Adorno e Theodore Roszak. O capítulo dois esclarece o nosso método hipotético-dedutivo. O capítulo 3 descreve a evolução diacrónica dos Soundgarden, o aparecimento da sua estética original e o modo como foram capazes de preservar sua autenticidade original, ao mesmo tempo que atingiam públicos muito vastos.This thesis aims to provide an answer to our starting question, whether “alternative rock is swallowed up or swallows mainstream popular music”? This expression that comes up in a band that goes by the name of Bush, summons a relevant issue: the existing tension between the prevalent musical taste at a certain point in time, and those of minority voices that linger in aesthetic margins, and that eventually may echo or even influence the cultural center. In order to fulfill this analytical purpose, we have focused our approach on the American rock band Soundgarden. Chapter one identifies our main theoretical soil – studies of culture – and ponders on the relationship between culture and daily life within the theoretical contributions provided by Raymond Williams, Theodor Adorno, and Theodore Roszak. Chapter two clarifies our hypothetical-deductive method. Chpater three describes Soundgarden’s diachronic evolution, the emergence of their original aesthetic, and the way they were able to preserve their original authenticity while, at the same time, were reaching wide audiences.Carvalho, Jorge Manuel dos Santos Vaz deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAvelar, Mário José Menino2020-09-28T09:37:10Z2020-03-1220192020-03-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30990TID:202508587porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:35ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Soundgarden : entre as margens e a corrente
title Soundgarden : entre as margens e a corrente
spellingShingle Soundgarden : entre as margens e a corrente
Avelar, Mário José Menino
Alternativo
Grunge
Hegemonia
Soundgarden
Alternative
Rock
Hegemony
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Soundgarden : entre as margens e a corrente
title_full Soundgarden : entre as margens e a corrente
title_fullStr Soundgarden : entre as margens e a corrente
title_full_unstemmed Soundgarden : entre as margens e a corrente
title_sort Soundgarden : entre as margens e a corrente
author Avelar, Mário José Menino
author_facet Avelar, Mário José Menino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Jorge Manuel dos Santos Vaz de
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Avelar, Mário José Menino
dc.subject.por.fl_str_mv Alternativo
Grunge
Hegemonia
Soundgarden
Alternative
Rock
Hegemony
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Alternativo
Grunge
Hegemonia
Soundgarden
Alternative
Rock
Hegemony
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Esta tese visa fornecer uma resposta à nossa pergunta inicial: “o rock alternativo é ‘engolido ou engole’ a música popular convencional”? Esta expressão, que surge numa canção da banda que dá pelo nome de Bush, evoca uma questão relevante: a da tensão existente entre o gosto musical predominante num determinado momento e as vozes minoritárias que permanecem em margens estéticas, e que podem, por fim, ecoar ou mesmo influenciar o centro cultural. Para cumprir esse objectivo analítico, focamos a nossa abordagem na banda de rock americana Soundgarden. O capítulo um identifica o nosso principal solo teórico – os estudos da cultura - reflectindo sobre a relação entre cultura e vida quotidiana através das contribuições teóricas fornecidas por Raymond Williams, Theodor Adorno e Theodore Roszak. O capítulo dois esclarece o nosso método hipotético-dedutivo. O capítulo 3 descreve a evolução diacrónica dos Soundgarden, o aparecimento da sua estética original e o modo como foram capazes de preservar sua autenticidade original, ao mesmo tempo que atingiam públicos muito vastos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-28T09:37:10Z
2020-03-12
2020-03-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/30990
TID:202508587
url http://hdl.handle.net/10400.14/30990
identifier_str_mv TID:202508587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303190178365440