A importância da técnica de quatro baquetas para marimba na construção de uma identidade musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Hugo Alexandre Melo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31194
Resumo: Este relatório foi elaborado no âmbito da disciplina da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, sob orientação do Professor Doutor Eduardo Lopes. Está dividido em duas secções, na primeira é apresentado o relatório de estágio, expondo a caracterização da escola e meio envolvente, as observações realizadas em contexto de sala de aula, as aulas lecionadas e as atividades em que participei. Apresento uma reflexão crítica final sobre o estágio e sobre a minha prática pedagógica. Na segunda secção, é feito o enquadramento teórico do Projeto de Investigação, onde apresento o contexto histórico e a evolução dos idiofones de percussão, nomeadamente da marimba e do xilofone, identifico as técnicas de duas e quatro baquetas, apresento a noção de identidade musical desenvolvida por Firth (1996) e, por fim, relaciono as técnicas de quatro baquetas com a construção da identidade musical no ensino da música; The importance of the four mallet technique for marimba in the construction of a musical identity ABSTRACT: This report was prepared within the scope of the discipline of Supervised Teaching Practice, held at the Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, under the supervision of Professor Eduardo Lopes PHD. It is divided into two sections, the first one presents the internship report, exposing the characterization of the school and its surroundings, the observations made in the context of the classroom, the classes taught and the activities in which I participated. I present a final critical reflection on the internship and on my pedagogical practice. In the second section, the theoretical framework of the Research Project is made, where I present the historical context and the evolution of the percussion idiophones, namely the marimba and the xylophone, identifying the techniques of two and four mallets, i present the notion of musical identity developed by Firth (1996) and, finally, relate the four mallets’ techniques to the construction of musical identity in music education.
id RCAP_1b0555e3b7df077f1045c5e655f0f23e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da técnica de quatro baquetas para marimba na construção de uma identidade musicalEnsino de músicaPercussãoQuatro baquetasMarimbaIdentidade musicalMusic teachingPercussionFour malletsMarimbaMusical identityEste relatório foi elaborado no âmbito da disciplina da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, sob orientação do Professor Doutor Eduardo Lopes. Está dividido em duas secções, na primeira é apresentado o relatório de estágio, expondo a caracterização da escola e meio envolvente, as observações realizadas em contexto de sala de aula, as aulas lecionadas e as atividades em que participei. Apresento uma reflexão crítica final sobre o estágio e sobre a minha prática pedagógica. Na segunda secção, é feito o enquadramento teórico do Projeto de Investigação, onde apresento o contexto histórico e a evolução dos idiofones de percussão, nomeadamente da marimba e do xilofone, identifico as técnicas de duas e quatro baquetas, apresento a noção de identidade musical desenvolvida por Firth (1996) e, por fim, relaciono as técnicas de quatro baquetas com a construção da identidade musical no ensino da música; The importance of the four mallet technique for marimba in the construction of a musical identity ABSTRACT: This report was prepared within the scope of the discipline of Supervised Teaching Practice, held at the Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, under the supervision of Professor Eduardo Lopes PHD. It is divided into two sections, the first one presents the internship report, exposing the characterization of the school and its surroundings, the observations made in the context of the classroom, the classes taught and the activities in which I participated. I present a final critical reflection on the internship and on my pedagogical practice. In the second section, the theoretical framework of the Research Project is made, where I present the historical context and the evolution of the percussion idiophones, namely the marimba and the xylophone, identifying the techniques of two and four mallets, i present the notion of musical identity developed by Firth (1996) and, finally, relate the four mallets’ techniques to the construction of musical identity in music education.Universidade de Évora2022-02-24T14:15:59Z2022-02-242022-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31194http://hdl.handle.net/10174/31194TID:202929256por´Departamento de Músicahugobatera4@hotmail.com203Ribeiro, Hugo Alexandre Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:26.303415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da técnica de quatro baquetas para marimba na construção de uma identidade musical
title A importância da técnica de quatro baquetas para marimba na construção de uma identidade musical
spellingShingle A importância da técnica de quatro baquetas para marimba na construção de uma identidade musical
Ribeiro, Hugo Alexandre Melo
Ensino de música
Percussão
Quatro baquetas
Marimba
Identidade musical
Music teaching
Percussion
Four mallets
Marimba
Musical identity
title_short A importância da técnica de quatro baquetas para marimba na construção de uma identidade musical
title_full A importância da técnica de quatro baquetas para marimba na construção de uma identidade musical
title_fullStr A importância da técnica de quatro baquetas para marimba na construção de uma identidade musical
title_full_unstemmed A importância da técnica de quatro baquetas para marimba na construção de uma identidade musical
title_sort A importância da técnica de quatro baquetas para marimba na construção de uma identidade musical
author Ribeiro, Hugo Alexandre Melo
author_facet Ribeiro, Hugo Alexandre Melo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Hugo Alexandre Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Percussão
Quatro baquetas
Marimba
Identidade musical
Music teaching
Percussion
Four mallets
Marimba
Musical identity
topic Ensino de música
Percussão
Quatro baquetas
Marimba
Identidade musical
Music teaching
Percussion
Four mallets
Marimba
Musical identity
description Este relatório foi elaborado no âmbito da disciplina da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, sob orientação do Professor Doutor Eduardo Lopes. Está dividido em duas secções, na primeira é apresentado o relatório de estágio, expondo a caracterização da escola e meio envolvente, as observações realizadas em contexto de sala de aula, as aulas lecionadas e as atividades em que participei. Apresento uma reflexão crítica final sobre o estágio e sobre a minha prática pedagógica. Na segunda secção, é feito o enquadramento teórico do Projeto de Investigação, onde apresento o contexto histórico e a evolução dos idiofones de percussão, nomeadamente da marimba e do xilofone, identifico as técnicas de duas e quatro baquetas, apresento a noção de identidade musical desenvolvida por Firth (1996) e, por fim, relaciono as técnicas de quatro baquetas com a construção da identidade musical no ensino da música; The importance of the four mallet technique for marimba in the construction of a musical identity ABSTRACT: This report was prepared within the scope of the discipline of Supervised Teaching Practice, held at the Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, under the supervision of Professor Eduardo Lopes PHD. It is divided into two sections, the first one presents the internship report, exposing the characterization of the school and its surroundings, the observations made in the context of the classroom, the classes taught and the activities in which I participated. I present a final critical reflection on the internship and on my pedagogical practice. In the second section, the theoretical framework of the Research Project is made, where I present the historical context and the evolution of the percussion idiophones, namely the marimba and the xylophone, identifying the techniques of two and four mallets, i present the notion of musical identity developed by Firth (1996) and, finally, relate the four mallets’ techniques to the construction of musical identity in music education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-24T14:15:59Z
2022-02-24
2022-01-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31194
http://hdl.handle.net/10174/31194
TID:202929256
url http://hdl.handle.net/10174/31194
identifier_str_mv TID:202929256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ´Departamento de Música
hugobatera4@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136685782466560