Keiko Abe e a Marimba Solista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ricardo Jorge Castro Tavares Moreira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18246
Resumo: A percussionista japonesa Keiko Abe desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da marimba tal como a conhecemos hoje. A sua influência foi de tal maneira importante que podemos falar, claramente, de um pré- e de um pós- Keiko Abe. Para isso foi determinante a sua actividade em todas as áreas relativas ao instrumento, nomeadamente a criação de um reportório escrito especificamente para a marimba, a evolução e consolidação do instrumento físico enquanto veículo de transmissão musical e expressiva e, por fim, o desenvolvimento do recital de marimba solista. O objectivo último de todos estes processos foi o de permitir à marimba tornar-se num instrumento de concerto, ao nível de outros já instituídos na tradição musical europeia; ABSTRACT: Japanese percussionist Keiko Abe played a fundamental role in the development of the marimba as we know it today. This musician´s influence had such a degree of importance that we can clearly divide the history of the instrument in two parts: one before, and another after Keiko Abe. Abe´s activities in all areas concerning the instrument were crucial for this outcome. We speak, mainly, of the following: the creation of a body of repertoire written specifically for the marimba; the evolution and consolidation of physical aspects of the instrument in order to allow it to become a suitable vehicle of musical expression; and, last but not least, the development of the solo marimba recital. The goal of all these processes was to transform the marimba into a concert instrument, and one at the same level of other already established instruments in the concert world. NOTA: Esta tese tem um recital que não é possível colocar no repositório, deve consultar o documento presencialmente na biblioteca.
id RCAP_1b578fbb382050a188bd8ac00ceb2540
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Keiko Abe e a Marimba SolistaKeiko AbeMarimbaXilofonePercussãoRecital solistaKeiko AbeMarimbaXylophonePercussionSolo RecitalA percussionista japonesa Keiko Abe desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da marimba tal como a conhecemos hoje. A sua influência foi de tal maneira importante que podemos falar, claramente, de um pré- e de um pós- Keiko Abe. Para isso foi determinante a sua actividade em todas as áreas relativas ao instrumento, nomeadamente a criação de um reportório escrito especificamente para a marimba, a evolução e consolidação do instrumento físico enquanto veículo de transmissão musical e expressiva e, por fim, o desenvolvimento do recital de marimba solista. O objectivo último de todos estes processos foi o de permitir à marimba tornar-se num instrumento de concerto, ao nível de outros já instituídos na tradição musical europeia; ABSTRACT: Japanese percussionist Keiko Abe played a fundamental role in the development of the marimba as we know it today. This musician´s influence had such a degree of importance that we can clearly divide the history of the instrument in two parts: one before, and another after Keiko Abe. Abe´s activities in all areas concerning the instrument were crucial for this outcome. We speak, mainly, of the following: the creation of a body of repertoire written specifically for the marimba; the evolution and consolidation of physical aspects of the instrument in order to allow it to become a suitable vehicle of musical expression; and, last but not least, the development of the solo marimba recital. The goal of all these processes was to transform the marimba into a concert instrument, and one at the same level of other already established instruments in the concert world. NOTA: Esta tese tem um recital que não é possível colocar no repositório, deve consultar o documento presencialmente na biblioteca.Universidade de Évora2016-04-08T16:16:13Z2016-04-082012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18246http://hdl.handle.net/10174/18246porDepartamento de Músicateses@bib.uevora.pt203Silveira, Ricardo Jorge Castro Tavares Moreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:06.376690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Keiko Abe e a Marimba Solista
title Keiko Abe e a Marimba Solista
spellingShingle Keiko Abe e a Marimba Solista
Silveira, Ricardo Jorge Castro Tavares Moreira da
Keiko Abe
Marimba
Xilofone
Percussão
Recital solista
Keiko Abe
Marimba
Xylophone
Percussion
Solo Recital
title_short Keiko Abe e a Marimba Solista
title_full Keiko Abe e a Marimba Solista
title_fullStr Keiko Abe e a Marimba Solista
title_full_unstemmed Keiko Abe e a Marimba Solista
title_sort Keiko Abe e a Marimba Solista
author Silveira, Ricardo Jorge Castro Tavares Moreira da
author_facet Silveira, Ricardo Jorge Castro Tavares Moreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Ricardo Jorge Castro Tavares Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Keiko Abe
Marimba
Xilofone
Percussão
Recital solista
Keiko Abe
Marimba
Xylophone
Percussion
Solo Recital
topic Keiko Abe
Marimba
Xilofone
Percussão
Recital solista
Keiko Abe
Marimba
Xylophone
Percussion
Solo Recital
description A percussionista japonesa Keiko Abe desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da marimba tal como a conhecemos hoje. A sua influência foi de tal maneira importante que podemos falar, claramente, de um pré- e de um pós- Keiko Abe. Para isso foi determinante a sua actividade em todas as áreas relativas ao instrumento, nomeadamente a criação de um reportório escrito especificamente para a marimba, a evolução e consolidação do instrumento físico enquanto veículo de transmissão musical e expressiva e, por fim, o desenvolvimento do recital de marimba solista. O objectivo último de todos estes processos foi o de permitir à marimba tornar-se num instrumento de concerto, ao nível de outros já instituídos na tradição musical europeia; ABSTRACT: Japanese percussionist Keiko Abe played a fundamental role in the development of the marimba as we know it today. This musician´s influence had such a degree of importance that we can clearly divide the history of the instrument in two parts: one before, and another after Keiko Abe. Abe´s activities in all areas concerning the instrument were crucial for this outcome. We speak, mainly, of the following: the creation of a body of repertoire written specifically for the marimba; the evolution and consolidation of physical aspects of the instrument in order to allow it to become a suitable vehicle of musical expression; and, last but not least, the development of the solo marimba recital. The goal of all these processes was to transform the marimba into a concert instrument, and one at the same level of other already established instruments in the concert world. NOTA: Esta tese tem um recital que não é possível colocar no repositório, deve consultar o documento presencialmente na biblioteca.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2016-04-08T16:16:13Z
2016-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18246
http://hdl.handle.net/10174/18246
url http://hdl.handle.net/10174/18246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
teses@bib.uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136583444594688