Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Carolina Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7638
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo do mesmo é refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e partilhar uma investigação sobre as conceções dos educadores de infância relativamente às interações em momento de isolamento social. Este divide-se em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte é apresentada uma reflexão sobre as experiências vivenciadas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando algumas expectativas, receios, dificuldades e sobretudo aprendizagens, tais como a elaboração da planificação e da avaliação e a importância de refletir. Na segunda parte é apresentado um estudo investigativo desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem uma problemática relacionada com as conceções de educadores de infância, acerca dos tipos de interação da Educação Pré-Escolar durante a pandemia, com o objetivo de identificar conceções de educadores de infância sobre as interações das crianças durante o isolamento social e reconhecer interações entre crianças dos 3 aos 6 anos durante o isolamento provocado pela pandemia. O estudo enquadra-se no paradigma qualitativo. As técnicas de recolha de dados usadas foram o questionário e a entrevista. Com este estudo percebeu-se a importância das interações e o quanto estas são fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para além disso, percebeu-se que as interações em momento de isolamento social são também consideradas importantes, mas que estas não apresentam a mesma qualidade, nem são realizadas do mesmo modo que as interações presenciais.
id RCAP_1bb9f8906c6dccc0363a43a155ec2283
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento socialEnsino básico do 1º cicloEducador de InfânciaIsolamento socialDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo do mesmo é refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e partilhar uma investigação sobre as conceções dos educadores de infância relativamente às interações em momento de isolamento social. Este divide-se em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte é apresentada uma reflexão sobre as experiências vivenciadas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando algumas expectativas, receios, dificuldades e sobretudo aprendizagens, tais como a elaboração da planificação e da avaliação e a importância de refletir. Na segunda parte é apresentado um estudo investigativo desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem uma problemática relacionada com as conceções de educadores de infância, acerca dos tipos de interação da Educação Pré-Escolar durante a pandemia, com o objetivo de identificar conceções de educadores de infância sobre as interações das crianças durante o isolamento social e reconhecer interações entre crianças dos 3 aos 6 anos durante o isolamento provocado pela pandemia. O estudo enquadra-se no paradigma qualitativo. As técnicas de recolha de dados usadas foram o questionário e a entrevista. Com este estudo percebeu-se a importância das interações e o quanto estas são fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para além disso, percebeu-se que as interações em momento de isolamento social são também consideradas importantes, mas que estas não apresentam a mesma qualidade, nem são realizadas do mesmo modo que as interações presenciais.Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaOliveira, Luis Miguel Gonçalves deIC-OnlineSilva, Ana Carolina Correia2022-09-09T14:34:25Z2022-07-112022-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7638TID:203058810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:55:40Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:34.019264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento social
title Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento social
spellingShingle Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento social
Silva, Ana Carolina Correia
Ensino básico do 1º ciclo
Educador de Infância
Isolamento social
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento social
title_full Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento social
title_fullStr Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento social
title_full_unstemmed Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento social
title_sort Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento social
author Silva, Ana Carolina Correia
author_facet Silva, Ana Carolina Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Carolina Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Educador de Infância
Isolamento social
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino básico do 1º ciclo
Educador de Infância
Isolamento social
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo do mesmo é refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e partilhar uma investigação sobre as conceções dos educadores de infância relativamente às interações em momento de isolamento social. Este divide-se em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte é apresentada uma reflexão sobre as experiências vivenciadas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando algumas expectativas, receios, dificuldades e sobretudo aprendizagens, tais como a elaboração da planificação e da avaliação e a importância de refletir. Na segunda parte é apresentado um estudo investigativo desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem uma problemática relacionada com as conceções de educadores de infância, acerca dos tipos de interação da Educação Pré-Escolar durante a pandemia, com o objetivo de identificar conceções de educadores de infância sobre as interações das crianças durante o isolamento social e reconhecer interações entre crianças dos 3 aos 6 anos durante o isolamento provocado pela pandemia. O estudo enquadra-se no paradigma qualitativo. As técnicas de recolha de dados usadas foram o questionário e a entrevista. Com este estudo percebeu-se a importância das interações e o quanto estas são fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para além disso, percebeu-se que as interações em momento de isolamento social são também consideradas importantes, mas que estas não apresentam a mesma qualidade, nem são realizadas do mesmo modo que as interações presenciais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-09T14:34:25Z
2022-07-11
2022-07-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7638
TID:203058810
url http://hdl.handle.net/10400.8/7638
identifier_str_mv TID:203058810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136997982339072