Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas e investigando as conceções de educadores de infância sobre as interações de crianças em momento de isolamento social
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7638 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo do mesmo é refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e partilhar uma investigação sobre as conceções dos educadores de infância relativamente às interações em momento de isolamento social. Este divide-se em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira parte é apresentada uma reflexão sobre as experiências vivenciadas em contexto de Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, apresentando algumas expectativas, receios, dificuldades e sobretudo aprendizagens, tais como a elaboração da planificação e da avaliação e a importância de refletir. Na segunda parte é apresentado um estudo investigativo desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem uma problemática relacionada com as conceções de educadores de infância, acerca dos tipos de interação da Educação Pré-Escolar durante a pandemia, com o objetivo de identificar conceções de educadores de infância sobre as interações das crianças durante o isolamento social e reconhecer interações entre crianças dos 3 aos 6 anos durante o isolamento provocado pela pandemia. O estudo enquadra-se no paradigma qualitativo. As técnicas de recolha de dados usadas foram o questionário e a entrevista. Com este estudo percebeu-se a importância das interações e o quanto estas são fundamentais no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para além disso, percebeu-se que as interações em momento de isolamento social são também consideradas importantes, mas que estas não apresentam a mesma qualidade, nem são realizadas do mesmo modo que as interações presenciais. |
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