Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Edite Rodrigues Valente
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3438
Resumo: O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica e construtiva, na qual procurámos compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, no âmbito da leitura e da escrita, vão contribuir para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança de acordo com os seus interesses e necessidades. Foi nosso propósito centrar a atenção no desenrolar de actividades integradoras e transversais como contributo para a construção dos saberes.The present report is a description of the work developed during the practice of supervised teaching, in a pre-school context, in order to obtain the master degree in preschool education. This study took the promotion of a critical and constructive reflection as a starting-point. We tried to understand how learning experiences in a kindergarten context, concerning reading and writing, will contribute to the construction of significant knowledge. This way, learning experiences were structured for the full development of the child, according to his/her interests and needs. Our purpose was to focus on the improvement of adjusted and cross-curricular activities as contributes to the creation of knowledge.
id RCAP_1dc4f7219d18537830796bf4b66a2fdd
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3438
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação Pré-EscolarOrientações curriculares para a Educação Pré-Experiências de aprendizagemEmergência da leitura e da escritaPre-School teachingCurricula for pre-School EducationO presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica e construtiva, na qual procurámos compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, no âmbito da leitura e da escrita, vão contribuir para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança de acordo com os seus interesses e necessidades. Foi nosso propósito centrar a atenção no desenrolar de actividades integradoras e transversais como contributo para a construção dos saberes.The present report is a description of the work developed during the practice of supervised teaching, in a pre-school context, in order to obtain the master degree in preschool education. This study took the promotion of a critical and constructive reflection as a starting-point. We tried to understand how learning experiences in a kindergarten context, concerning reading and writing, will contribute to the construction of significant knowledge. This way, learning experiences were structured for the full development of the child, according to his/her interests and needs. Our purpose was to focus on the improvement of adjusted and cross-curricular activities as contributes to the creation of knowledge.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBSousa, Maria Edite Rodrigues Valente2011-02-17T15:34:38Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3438porSousa, Maria Edite Rodrigues Valente (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:26.651258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Sousa, Maria Edite Rodrigues Valente
Educação Pré-Escolar
Orientações curriculares para a Educação Pré-
Experiências de aprendizagem
Emergência da leitura e da escrita
Pre-School teaching
Curricula for pre-School Education
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Sousa, Maria Edite Rodrigues Valente
author_facet Sousa, Maria Edite Rodrigues Valente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonifácio, Evangelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Edite Rodrigues Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Orientações curriculares para a Educação Pré-
Experiências de aprendizagem
Emergência da leitura e da escrita
Pre-School teaching
Curricula for pre-School Education
topic Educação Pré-Escolar
Orientações curriculares para a Educação Pré-
Experiências de aprendizagem
Emergência da leitura e da escrita
Pre-School teaching
Curricula for pre-School Education
description O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica e construtiva, na qual procurámos compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, no âmbito da leitura e da escrita, vão contribuir para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança de acordo com os seus interesses e necessidades. Foi nosso propósito centrar a atenção no desenrolar de actividades integradoras e transversais como contributo para a construção dos saberes.The present report is a description of the work developed during the practice of supervised teaching, in a pre-school context, in order to obtain the master degree in preschool education. This study took the promotion of a critical and constructive reflection as a starting-point. We tried to understand how learning experiences in a kindergarten context, concerning reading and writing, will contribute to the construction of significant knowledge. This way, learning experiences were structured for the full development of the child, according to his/her interests and needs. Our purpose was to focus on the improvement of adjusted and cross-curricular activities as contributes to the creation of knowledge.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-17T15:34:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3438
url http://hdl.handle.net/10198/3438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Maria Edite Rodrigues Valente (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135173212635136