Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/3438 |
Resumo: | O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica e construtiva, na qual procurámos compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, no âmbito da leitura e da escrita, vão contribuir para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança de acordo com os seus interesses e necessidades. Foi nosso propósito centrar a atenção no desenrolar de actividades integradoras e transversais como contributo para a construção dos saberes.The present report is a description of the work developed during the practice of supervised teaching, in a pre-school context, in order to obtain the master degree in preschool education. This study took the promotion of a critical and constructive reflection as a starting-point. We tried to understand how learning experiences in a kindergarten context, concerning reading and writing, will contribute to the construction of significant knowledge. This way, learning experiences were structured for the full development of the child, according to his/her interests and needs. Our purpose was to focus on the improvement of adjusted and cross-curricular activities as contributes to the creation of knowledge. |
id |
RCAP_1dc4f7219d18537830796bf4b66a2fdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3438 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação Pré-EscolarOrientações curriculares para a Educação Pré-Experiências de aprendizagemEmergência da leitura e da escritaPre-School teachingCurricula for pre-School EducationO presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica e construtiva, na qual procurámos compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, no âmbito da leitura e da escrita, vão contribuir para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança de acordo com os seus interesses e necessidades. Foi nosso propósito centrar a atenção no desenrolar de actividades integradoras e transversais como contributo para a construção dos saberes.The present report is a description of the work developed during the practice of supervised teaching, in a pre-school context, in order to obtain the master degree in preschool education. This study took the promotion of a critical and constructive reflection as a starting-point. We tried to understand how learning experiences in a kindergarten context, concerning reading and writing, will contribute to the construction of significant knowledge. This way, learning experiences were structured for the full development of the child, according to his/her interests and needs. Our purpose was to focus on the improvement of adjusted and cross-curricular activities as contributes to the creation of knowledge.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoBonifácio, EvangelinaBiblioteca Digital do IPBSousa, Maria Edite Rodrigues Valente2011-02-17T15:34:38Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3438porSousa, Maria Edite Rodrigues Valente (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:26.651258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar Sousa, Maria Edite Rodrigues Valente Educação Pré-Escolar Orientações curriculares para a Educação Pré- Experiências de aprendizagem Emergência da leitura e da escrita Pre-School teaching Curricula for pre-School Education |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
author |
Sousa, Maria Edite Rodrigues Valente |
author_facet |
Sousa, Maria Edite Rodrigues Valente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonifácio, Evangelina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Edite Rodrigues Valente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Orientações curriculares para a Educação Pré- Experiências de aprendizagem Emergência da leitura e da escrita Pre-School teaching Curricula for pre-School Education |
topic |
Educação Pré-Escolar Orientações curriculares para a Educação Pré- Experiências de aprendizagem Emergência da leitura e da escrita Pre-School teaching Curricula for pre-School Education |
description |
O presente relatório corresponde ao relato de um trabalho, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionado, em contexto de jardim-de-infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo teve como ponto de partida fomentar uma reflexão crítica e construtiva, na qual procurámos compreender em que medida as experiências de aprendizagem desenvolvidas em contexto de jardim-de-infância, no âmbito da leitura e da escrita, vão contribuir para a construção de aprendizagens significativas. Neste sentido, as experiências de aprendizagem foram estruturadas tendo em atenção o desenvolvimento integral da criança de acordo com os seus interesses e necessidades. Foi nosso propósito centrar a atenção no desenrolar de actividades integradoras e transversais como contributo para a construção dos saberes.The present report is a description of the work developed during the practice of supervised teaching, in a pre-school context, in order to obtain the master degree in preschool education. This study took the promotion of a critical and constructive reflection as a starting-point. We tried to understand how learning experiences in a kindergarten context, concerning reading and writing, will contribute to the construction of significant knowledge. This way, learning experiences were structured for the full development of the child, according to his/her interests and needs. Our purpose was to focus on the improvement of adjusted and cross-curricular activities as contributes to the creation of knowledge. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-02-17T15:34:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/3438 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/3438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, Maria Edite Rodrigues Valente (2010). Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135173212635136 |