A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pereira, Íris Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/13681
Resumo: Neste texto, apresentam-se e discutem-se os princípios teóricos, relativos ao desenvolvimento verbal e à aproximação à expressão escrita, subjacentes às Orientações Curriculares para a educação pré-escolar em Portugal. Na medida em que tais orientações não são mais do que declarações de intenção, não explicitando nem entendimentos teóricos nem estruturando a acção dos educadores, centramo-nos, num primeiro momento, no conceito de “competência linguística” para, num segundo momento, darmos conta do modo como, nos jardins de infância, se dá forma a tais orientações. Especial atenção é concedida a investigações nacionais recentes que, para além do conhecimento produzido, têm sustentado os processos de formação inicial e contínua, colmatando, nos contextos locais o vazio das Orientações Curriculares oficiais.
id RCAP_b45e62cfeb34d137903819d13e30b25e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticasPre-school research in Portugal: official concepts, investigation and practicesLa educación pre-escolar en el Portugal: concepciones oficiales, investigación e prácticasEducação pré-escolar-PortugalEducação pré-escolar-Portugal-CurrículosPre-school education-PortugalPre-school education-Portugal-CurriculaEducación Pre-escolar-PortugalEducación Pre-escolar-Portugal-CurrículoNeste texto, apresentam-se e discutem-se os princípios teóricos, relativos ao desenvolvimento verbal e à aproximação à expressão escrita, subjacentes às Orientações Curriculares para a educação pré-escolar em Portugal. Na medida em que tais orientações não são mais do que declarações de intenção, não explicitando nem entendimentos teóricos nem estruturando a acção dos educadores, centramo-nos, num primeiro momento, no conceito de “competência linguística” para, num segundo momento, darmos conta do modo como, nos jardins de infância, se dá forma a tais orientações. Especial atenção é concedida a investigações nacionais recentes que, para além do conhecimento produzido, têm sustentado os processos de formação inicial e contínua, colmatando, nos contextos locais o vazio das Orientações Curriculares oficiais.This text presents and discusses the principal theoreticians in the field of verbal development and its approximation to written expression, subjacent to the Curricular Guidelines for pre-school education in Portugal. To the degree in which these guidelines are nothing more than declarations of intent, which do not clarify theoretical understandings or structure the action of educators, we focus at first on the concept of “linguistic ability” and secondly look at how, in kindergarten classes, these orientations take shape. Special attention is given to recent studies in Brazil, which in addition to producing knowledge, have supported the process of initial and continued teacher education, filling in - in local contexts - the void found in the official Curricular Guidelines.En el presente texto se presentan y se discuten los principios teóricos relativos al desarrollo verbal y la aproximación a la expresión escrita que subyacen en las Orientaciones Curriculares para la educación Pre-escolar en Portugal. En la medida en que esas orientaciones son solamente declaraciones de intención, ya que no se explicita la perspectiva teórica, ni se estructura la acción de los educadores, nos centramos, en un primer momento, en el concepto de “competencia lingüística”, para en un segundo momento, verificar como esas orientaciones se presentan en los Jardins de Infantes. Prestamos especial atención a las investigaciones nacionales recientes, que, más allá del conocimiento producido, han sustentado los procesos de formación inicial y continua, ocupando en los contextos locales el vacío de las Orientaciones Curriculares OficialesUniversidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da EducaçãoUniversidade do MinhoDionísio, Maria de LourdesPereira, Íris Susana20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/13681por0102-5473info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-30T01:28:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:41.540156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas
Pre-school research in Portugal: official concepts, investigation and practices
La educación pre-escolar en el Portugal: concepciones oficiales, investigación e prácticas
title A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas
spellingShingle A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas
Dionísio, Maria de Lourdes
Educação pré-escolar-Portugal
Educação pré-escolar-Portugal-Currículos
Pre-school education-Portugal
Pre-school education-Portugal-Curricula
Educación Pre-escolar-Portugal
Educación Pre-escolar-Portugal-Currículo
title_short A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas
title_full A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas
title_fullStr A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas
title_full_unstemmed A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas
title_sort A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas
author Dionísio, Maria de Lourdes
author_facet Dionísio, Maria de Lourdes
Pereira, Íris Susana
author_role author
author2 Pereira, Íris Susana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionísio, Maria de Lourdes
Pereira, Íris Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar-Portugal
Educação pré-escolar-Portugal-Currículos
Pre-school education-Portugal
Pre-school education-Portugal-Curricula
Educación Pre-escolar-Portugal
Educación Pre-escolar-Portugal-Currículo
topic Educação pré-escolar-Portugal
Educação pré-escolar-Portugal-Currículos
Pre-school education-Portugal
Pre-school education-Portugal-Curricula
Educación Pre-escolar-Portugal
Educación Pre-escolar-Portugal-Currículo
description Neste texto, apresentam-se e discutem-se os princípios teóricos, relativos ao desenvolvimento verbal e à aproximação à expressão escrita, subjacentes às Orientações Curriculares para a educação pré-escolar em Portugal. Na medida em que tais orientações não são mais do que declarações de intenção, não explicitando nem entendimentos teóricos nem estruturando a acção dos educadores, centramo-nos, num primeiro momento, no conceito de “competência linguística” para, num segundo momento, darmos conta do modo como, nos jardins de infância, se dá forma a tais orientações. Especial atenção é concedida a investigações nacionais recentes que, para além do conhecimento produzido, têm sustentado os processos de formação inicial e contínua, colmatando, nos contextos locais o vazio das Orientações Curriculares oficiais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/13681
url https://hdl.handle.net/1822/13681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0102-5473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133106603556864